terça-feira, 19 de julho de 2011

Festa da Gila em Bom Jesus RS

Expositores avaliam de forma positiva a 6ª Festa da Gila

Temperatura amena, excelente programação e fluxo intenso de visitantes. Estes foram os ingredientes para o sucesso da 6ª edição da Festa da Gila, realizada de 14 a 17 de julho, no Ginásio Poliesportivo, em Bom Jesus (RS). O evento tem por objetivo valorizar os produtos da terra e a agricultura familiar.
A Festa da Gila é um resgate de um fruto típico da região dos Campos de Cima da Serra e atrai visitantes para experimentar a gastronomia, o turismo, o frio e a hospitalidade do povo bom-jesuense. Além disso, o evento também é uma forma de comemorar o aniversário de Bom Jesus, que no dia 16 de julho completou 98 anos. Mais do que Festa, é ainda uma vitrine para comercializar os produtos das pequenas propriedades rurais e uma maneira de valorizar o trabalho do meio rural, passado de geração em geração, com foco na produção de alimentos caseiros.
A abertura oficial aconteceu na sexta-feira, à tarde, com as presenças do prefeito José Paulo de Almeida, do vice Ajadil Almeida, e de outras autoridades, como os deputados estaduais Alceu Barbosa (PDT) e Lucas Redecker; (PSDB); do prefeito Ivan Birck, de Pinhal da Serra; dos secretários municipais e dos vereadores.
A rainha Adaiane Deon, acompanhada da corte formada por Camila Araújo (Princesa), Tamiris Almeida (Princesa), Laís Machado (Embaixatriz) e Indianara Biazus (Embaixatriz), deu as boas vindas aos visitantes. Em seguida, o prefeito José Paulo de Almeida agradeceu a presença de todos, relembrou o início da Festa da Gila e fez uma homenagem especial ao secretário de turismo, já falecido, Flávio Panebecker, que foi o idealizador do evento.
Durante os quatro dias de Festa, o público acompanhou a programação, que contou com apresentações artísticas de escolas municipais e estaduais, encontro de grupos da Terceira Idade de várias cidades da região, apresentações de invernadas e shows, com destaque para as apresentações nacionais das duplas “Carlos & Jader” e “Oswaldir e Carlos Magrão”.
O movimento na Feira de Produtos Caseiros e Artesanais começou já na quinta-feira, com grande consumo de rapadurinhas de gila e de roscas de polvilho. Nesta edição, diferentemente dos anos anteriores, muitos expositores superaram as vendas já nos dois primeiros dias de evento.
No domingo à tarde, a produtora rural Sinclair Araújo, da localidade Governador, tinha no balcão, à venda, apenas cinco bandejas de rapadurinhas de gila. “Vendi 50% a mais de produtos do que no ano passado. Este ano, trouxemos mais rapadurinhas de gila, mas, com o grande movimento, que tivemos, o estoque está acabando. Só tenho o que está no balcão”, ressaltou a produtora.
Quem comercializou pela primeira vez, como expositora Leni de Lima, também teve boas surpresas e bom faturamento. “Eu não esperava comercializar tão bem as malhas. Foi preciso repor várias vezes o produto. Estou bem satisfeita com os resultados”, avaliou. Expectativa superada também pelo artesão Volnei Silva, conhecido pela produção das mulinhas. “Estamos vendendo bastante. Este ano, sentimos o aumento de público, principalmente de visitantes de outros municípios, como Porto Alegre”, destacou o artesão.
Para o prefeito José Paulo, o balanço da 6ª Festa da Gila é positivo e daqui para frente será preciso trabalhar para aumentar o evento. “A nossas expectativas foram superadas. Comercializamos os vinte e oito stands e se tivéssemos espaço poderíamos ter comercializado outros vinte, devido à grande procura. A meta agora é trabalharmos para que seja possível melhorar a infraestrutura e aumentar o evento”, disse Almeida.
Em seu discurso de encerramento, o prefeito agradeceu a participação e o apoio de todos, principalmente, dos produtores rurais, os grandes responsáveis pela realização da Festa da Gila.
-----
Acesse a galeria de imagens da Festa da Gila 2011 clicando aqui.
As fotos podem ser baixadas e utilizadas por seu veículo de comunicação.

--
Daiana Silva - Jornalista (Mtb 9328)
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Bom Jesus
Telefones: (51) 8187.0085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim