terça-feira, 5 de abril de 2011

Racismo


POSICIONAMENTO OFICIAL DO COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS SOBRE POSIÇÕES DISCRIMINATÓRIAS DE DEPUTADOS FEDERAIS -  CONTRA O RACISMO, O MACHISMO A HOMOFOBIA E TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO
O dia 21 de março é data internacional, homologada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial e o ano de 2011 foi definido pela mesma ONU como o Ano Internacional para Descendentes de Africanos.
Coincidentemente, o mês de março foi marcado por três posições discriminatórias de parlamentares brasileiros, altamente ofensivas à população negra, em particular e também às mulheres e homossexuais.
No dia 22 de março, o deputado federal Júlio Campos, do DEM/MT, provocou constrangimento ao criticar a eficácia do foro especial destinado a autoridades públicas ao dizer: “Essa história de foro privilegiado não dá em nada. O nosso Ronaldo Cunha Lima [ex-deputado e ex-governador da Paraíba] precisou ter a coragem de renunciar ao cargo para não sair daqui algemado, e, depois, você cai nas mãos daquele moreno escuro lá no Supremo, aí, já viu”, afirmou Campos.
Logo depois, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) deu uma entrevista ao programa CQC onde, questionado pela cantora Preta Gil, o que faria caso um filho seu se apaixonasse por uma mulher negra respondeu textualmente: "Ô Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu", respondeu. Quando indagado sobre as cotas, que ele e seus dois filhos, também parlamentares no Rio de Janeiro, atuam frontalmente contrários... Segue em anexo documento na íntegra.

--

CEN Brasil.
Acesse: http://www.cenbrasil.org.br/


 




__._,_.___
Anexo(s) de =?ISO-8859-1?Q?CEN_Brasil_Comunica=E7=E3o?=
1 de 1 arquivo(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim