sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ações Táticas da Brigada Militar

Grupo de Ações Táticas Especiais da BM completa 21 anos01/04/2011 15:16

O aniversário de 21 anos do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Brigada Militar será comemorado na segunda-feira (4), às 19h, na sede do 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE), localizado na Avenida Silvado, 630, bairro Partenon, em Porto Alegre.
O GATE foi criado através de decreto estadual, em 3 de abril de 1990, e ficava subordinado ao Batalhão de Polícia de Choque hoje, Batalhão de Operações Especiais (BOE). Porém, antes de sua criação oficial, foi iniciado, no 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), o 1º Estágio de Comandos e Operações Especiais para a formação de um grupo preparado para atuar em ocorrências que necessitassem de técnicas e táticas diferenciadas.

Em 2004, foi realizado o Curso de Habilitação em Ações Táticas Especiais para praças, curso este que já havia sido promovido aos oficiais da Unidade em anos anteriores. No segundo semestre de 2005, a especialização para oficiais formou mais quatro oficiais da BM e seis de outros estados do país, sendo o primeiro a formar integrantes de outras corporações. Atualmente, o GATE já formou policiais militares de sete estados da Federação.

No ano de 2009, o nome do curso mudou para Curso de Especialização em Operações Especiais, continuando com o mesmo viés tático dos cursos já desenvolvidos, e formando, também, um "caveira" da Polícia da Província de Missiones, na Argentina, tornando-se assim, um dos únicos cursos do Brasil a formar integrantes de outros países.

A especialização é baseada nas mais modernas técnicas e táticas, seguindo a doutrina internacional inerente aos grupos de operações especiais. Os alunos são submetidos a um rigoroso treinamento de adaptação, controle emocional, resistência física e capacitação técnica, o que o torna um dos cursos mais difíceis de se concluir.
O GATE trabalha, desde sua criação, em missões de alto risco, tais como: rebeliões em presídios, artefatos explosivos, ocorrências com reféns e psicopatas armados. Para tanto, possui recursos especializados nas alternativas de: assalto tático, tiro de precisão e emprego de munições menos letais.

Texto e foto:  Palácio Piratini




SSP terá agenda permanente com entidades representativas
01/04/2011 15:55

As discussões e reivindicações dos servidores da segurança pública terão um espaço regular na agenda do secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Esse diálogo constante acontecerá através do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe), criado pelo governo do Estado através do decreto nº: 47897.
A criação do Codipe está embasada em um modelo de gestão participativa, em que o Governo Estadual - através de seus secretários  -, servidores e entidades de classe constroem juntos diretrizes gerais que possibilitem a construção de políticas para o funcionalismo.
Coordenado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, o Codipe é dividido em câmaras temáticas e setoriais e está vinculado ao Sistema Estadual de Participação Cidadã.
Para participar, as entidades representativas precisam assinar um termo de adesão que garante a participação nas reuniões mensais. Na segurança pública a primeira reunião aconteceu no dia 29 de março. Aderiram ao Codipe o Sindicato dos Servidores do Instituto-Geral de Perícias (Sindiperícias-RS), a Associação Gaúcha dos Auxiliares de Perícia, Associação dos Papiloscopistas do Rio Grande do Sul, Associação dos Oficiais da Brigada Militar do RS (AsofBM), Sindicato dos Servidores Civis da Brigada Militar  (Sindicivis), União Gaúcha dos Inspetores, Investigadores e Escrivães de Polícia (Ugeirm) e Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs). As entidades podem aderir ou pedir o desligamento do Codipe a qualquer momento.





Governo do Estado e Departamento de Identificação entregam documentos em São Lourenço
04/04/2011 17:26

Nesta terça-feira (05), cerca de 600 carteiras de identidade serão entregues aos moradores de São Lourenço do Sul, que perderam seus documentos durante a enchente que devastou a cidade. A entrega dos documentos será feita às 10 horas, na sede do Sinersul, em frente à Delegacia de Polícia do município.
Estarão presentes a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, o  representante do vice-governador, o assessor do gabinete, Elemar Wojahn e o Diretor do Departamento de Identificação (DI), Rodrigo Leffa.





Susepe conclui dados do indulto de natal
05/04/2011 09:16

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) concluiu o levantamento de informações sobre o indulto de natal. Os dados levantados por cada casa prisional, foram enviados para o Judiciário, que decidirá os indultados.
O trabalho realizado pelo Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, com as casas prisionais, foi de informar que 1.242 detentos estão enquadrados nos requisitos previstos no Decreto Presidencial para o indulto de natal - perdão da pena. Também foram levantados 1.646 da comutação, ou seja - diminuição do tempo de pena.
Altemir Felipe dos Santos, assessor jurídico do DTP, que organizou o trabalho junto com as casas prisionais, explica que este é um levantamento prévio da Susepe, mas que a decisão é do Judiciário.

Texto: Marco Vieira/Susepe




Susepe e Unisc firmam convênio para cursos
05/04/2011 09:16

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) firmaram, nesta segunda-feira (04), no gabinete da Susepe, um convênio para a realização de cursos de extensão no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. O acordo faz parte do projeto de Extensão Ressocialização no Presídio.
O professor Ricardo André Machado, coordenador de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, representando o reitor Vilmar Thomé, falou dos projetos de pesquisa e ensino da Universidade, ressaltando que a extensão tem um papel de interagir com a sociedade, e no caso do presídio, com os detentos que buscam conhecimento. A diretora adjunta do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Liliane Cristina Terhorst, acrescentou que a extensão é o braço da universidade na comunidade, e propicia a quem está em situação de pena, que possa voltar à sociedade.
O delegado Penitenciário da 8ª Região, com sede em Santa Cruz do Sul, Anderson Louzado, ressaltou que entre os cursos que possam ser ministrados estão os da área da saúde. Já o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben, agradeceu a visita do professor Ricardo, enfatizando que normalmente a Susepe busca as parcerias, mas desta vez a iniciativa partiu da Unisc. Treiesleben fez questão de salientar que medidas como esta, que visam a ressocialização, podem devolver os detentos melhores à sociedade. A diretora técnica do DTP, Cintia Varoni, também acompanhou a reunião.

Texto: Marco Vieira/Susepe
Foto: Divulgação Susepe




Acordo do Governo e da CEF para aquisição da casa própria tem apoio de brigadianos
06/04/2011 11:07


O acordo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, para proporcionar aos servidores da segurança aquisição da casa própria, conta com o apoio da Brigada Militar. A adesão foi manifestada por Leonel Lucas, recém empossado presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa a categoria dos cabos e soldados da BM.

Ao assumir o seu quarto mandato à frente da entidade, Lucas disse que a iniciativa do Governo do Estado é um motivador para que os cabos e soldados da corporação possam exercer melhor a atividade. Leonel Lucas enfatizou que, ao firmar o convênio com a CEF, antes mesmo de fechar o primeiro mês da atual gestão do Estado, o governador Tarso Genro cumpre um compromisso de campanha e atende a uma reivindicação antiga da categoria.

"Vínhamos discutindo a questão desde quando o programa foi implantado, no período em que o governador foi ministro da Justiça", relatou o presidente da Abamf, que está muito otimista quanto ao sucesso da iniciativa. A partir do acordo de cooperação, brigadianos, policiais civis, servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e do Instituto-Geral de Perícia (IGP) poderão adquirir a casa própria por meio de financiamento junto à Caixa.

O benefício destina-se aos servidores ativos, inativos, viúvas e pensionistas que tenham renda bruta familiar até R$ 2.790,00, valor ainda a ser reajustado pela Caixa Econômica Federal. Um dos mais importantes itens do acordo é a não-exigência de regularidade cadastral dos interessados em órgãos como SPC e Serasa. Segundo Leonel Lucas, somente na Brigada Militar, em torno de 15 mil integrantes da categoria poderão ser beneficiados pelo programa.

Texto: Renato Araujo
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim