terça-feira, 15 de março de 2011

Homenagem ao Dia da Mulher

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher é prestigiada pelo secretário Airton Michels
10/03/2011 18:15

A Brigada Militar homenageou as mulheres na manhã desta quinta-feira (10). O evento - alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março-, aconteceu no Auditório do Quartel General da Brigada Militar.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, prestigiou o evento e elogiou o trabalho desenvolvido pelas PMs. “As mulheres são vítimas de violência, mas ao mesmo tempo exercem um papel fundamental no combate à violência”.
De acordo com Michels, as mulheres, policiais ou não, serão muito importantes na implantação das novas políticas de segurança pública que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria. Prova disso está no Projeto Mulheres da Paz, que já colhe bons frutos pelo país através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Disse ainda que os homens precisam compreender, respeitar e observar melhor o que as mulheres fazem e aprender com elas.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, relembrou o impacto e as transformações que o ingresso das mulheres trouxe para a BM. “A primeira turma de mulheres ingressou na corporação em 1985, quando eu era tenente”, recordou. “Fui convidado para participar da organização do curso de formação e pude acompanhar as mudanças trazidas pelas mulheres, tanto no que se refere a questões materiais, como também nas relações de convívio e de comportamento em um ambiente masculino, e, por que não dizer, machista”. O comandante Abreu concluiu dizendo que gostaria de transmitir o seu cargo para uma mulher.
A jornalista Rosane de Oliveira também foi homenageada e em seu discurso abordou questões como a discriminação sofrida pelas mulheres e o crescimento profissional em diversas áreas e níveis hierárquicos.
A secretária de Administração e Recursos Humanos do Estado, Stela Farias, esteve presente e falou sobre a presença da mulher em diferentes campos profissionais e lamentou a existência de regimentos que limitam a presença feminina em alguns órgãos e setores.




Operação Verão encerra oficialmente nesta segunda
14/03/2011 18:00

A cerimônia de encerramento da Operação Verão 2010/2011, da Polícia Civil, ocorre nesta segunda-feira (14). O evento, com início programado para 19h30min, será realizado no Hotel Fazenda Figueiras, km 1 da RS-786, em Mariluz (RS). Iniciada em 17 de dezembro, a ação durou 89 dias e atendeu a trinta municípios.
Durante a solenidade, além da divulgação de um balanço geral da operação, será homenageado o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Prefeitos de quinze municípios do Litoral Norte estarão presentes, assim como diretores de departamentos policiais que participaram da operação, além de diversas autoridades.




Susepe realiza formatura de 500 novos agentes penitenciários
14/03/2011 18:02

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através da Escola Penitenciária (ESP) realiza na próxima segunda-feira (14), às 14, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a cerimônia de formatura de 400 Agentes Penitenciários (AP) e 100 Agentes Penitenciários Administrativos (APA). Os novos servidores da Susepe foram aprovados em concurso realizado em 2006 e participaram do curso de formação no período de dezembro de 2010 a março de 2011.
Além destes 500 formandos, o Governo do Estado chamou os aprovados no concurso de 2006, cujo prazo de validade expira em maio de 2011, convocando mais 309 que estão passando pelo curso de qualificação. Com isso, são 809 novos servidores que neste ano ingressarão no sistema prisional do Rio Grande do Sul.
Gelson Treiesleben, superintendente da Susepe, ressalta que o Estado tem entre suas prioridades a qualificação da Segurança Pública. Com a construção e ampliação de casas prisionais, mais servidores são necessários.




Servidoras são homenageadas pela SSP
14/03/2011 18:18

Em razão do dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Secretaria da Segurança Pública homenageou nesta segunda-feira (14) todas as servidoras do seu quadro funcional e de seus órgãos vinculados - Superintendência dos Serviços Penitenciários, Brigada Militar, Polícia Civil, e Instituto-Geral de Perícias.
O evento, realizado às 10 horas, no auditório do Palácio da Polícia, contou com depoimentos de servidoras que falaram sobre sua experiência profissional e do papel da mulher na segurança pública.
A agente penitenciária, Jussara de Souza Barth, falou um pouco dos seus dezoito anos de carreira e do desafio que é ser minoria em um ambiente majoritariamente masculino. “Fico honrada em representar todas as minhas colegas. Nós mulheres somos reconhecidas por nossa capacidade e dedicação”.
Há um ano na Brigada Militar, a soldado Jéssica Vellozo Gonzáles, relembrou as dificuldades para entrar na corporação e de ter que se afastar da família, mas também do quanto é gratificante ajudar as pessoas. “Me sinto realizada com meu trabalho, muitas pessoas que atendemos acabam se tornando nossos amigos. A mulher tem uma grande facilidade para se comunicar o que facilita nossa interação com a comunidade”.
Para a papiloscopista Luciana Brum Pinheiro, o seu trabalho leva  cidadania para a população.”Proporcionar a uma senhora de 80 anos sua carteira de  identidade e encaminhar toda a sua documentação é além de tudo a realização de sonhos. Nós trabalhamos nas localidades mais longínquas do estado para levar cidadania para a população”.
 A escrivã de polícia, Rosangela Vaz, da 4ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, iniciou sua carreira policial na Brigada Militar. “Em 2006 levei um tiro durante uma ocorrência. Minha mãe achou que desistiria, mas não consegui abandonar minha carreira policial.” Ser mulher não é um empecilho para seu trabalho. “Sou mulher e negra, enquanto muitas reclamam da vida, eu venci. Minha filha tem orgulho de mim, fala para todos que mãe dela é policial. Na região onde trabalho, as mulheres policiais são mais respeitadas que muitos homens”.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, finalizou a homenagem elogiando o trabalho realizado pelas mulheres que atuam na segurança pública e ressaltou o empenho e a dedicação com que desempenham suas atividades. “A sensibilidade e a delicadeza das mulheres não são sinais de fragilidade, mas sim de força, e é essa força e esse envolvimento que pretendo levar para os programas e políticas desenvolvidas pela SSP na busca por soluções para a criminalidade”.
Estiveram presentes a Primeira-Dama do Estado, Sandra Genro, a secretária de Política para as Mulheres, Márcia Santana, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o Chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Valmor Araújo de Mello, o diretor-geral do IGP, João Luiz Corso, e o Superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben. Participaram também diversas autoridades da Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e Susepe.

Foto: Osmar Nólibos/Fotógrafo-PM5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim