terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fazenda do Socorro

O deputado Francisco Appio protocolou seu último projeto de lei, ao final do quinto mandato parlamentar. Trata-se do PL 257/2010 que reconhece a FAZENDA DO SOCORRO, em Vacaria, como de interesse cultural e do patrimônio histórico.
 
A Fazenda Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi a primeira propriedade rural, ainda no tempo do Tratado de Tordesilhas, quando da ocupação espanhola. Na "Baqueria de Los Pinares" a fazenda foi demarcada pelo paulista José de Campos Bademburgo, o "pai Adão de Vacaria", reconhecido pelos historiadores como o pioneiro na fundação do município, por volta de 1742.
 
Para resgatar a importância histórica na formação social e econômica de Vacaria, o deputado Francisco Appio firmou Convênio com a Universidade de Caxias do Sul - Campus de Vacaria, para a pesquisa documental. Ao longo de quase dois anos, patrocinou, com recursos próprios, pesquisadores que levantaram, oficialmente, a história da propriedade. De posse deste levantamento, obteve no Instituto do Patrimônio Histórico o documento hábil para a tramitação do Projeto de Lei.
 
Nos próximos dias será nomeado o Relator na Comissão de Constituição e Justiça e se aprovado o Parecer será votado em plenário, antes do encerramento do ano legislativo, em 22 de dezembro.
 
A Fazenda do Socorro está localizada junto à BR116, na saída para Lages, reconhecida pela sua história, patrimônio artístico e arquitetônico e local aprazível, servida pela rodovia federal e pela ferrovia Tronco Sul.


 
 
Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim