sábado, 28 de agosto de 2010

Segurança Pública na Região da Serra

Governo anuncia avanços e recebe demandas da Segurança Pública na região da Serra
27/08/2010 20:28
O secretário de Estado da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, esteve reunido durante três horas, na tarde desta sexta-feira (27), com representantes dos órgãos vinculados à Pasta – Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que atuam na região serrana. O encontro, coordenado pelo IGP, aconteceu no prédio do Departamento Médico Legal, junto ao Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Goularte transmitiu aos policiais militares e civis a liberação, por parte da Governadora, para que sejam contratados 1.878 novos PMs e mais 1.800 para o cadastro reserva de concursados. Além disso, a tramitação do novo concurso público para 500 novos servidores da Polícia Civil. O encontro, que integra o projeto de interiorização do Governo do Estado ofereceu ao secretário um panorama real da Segurança Pública em mais de 60 municípios gaúchos.
Pela ordem, expuseram a atuação operacional o IGP, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Grupamento de Bombeiros – ligado à BM – e a Susepe. No âmbito pericial, o responsável pelo Departamento de Criminalística, Marcos Paz Valle, relatou que, de março de 2004, quando o IGP se instalou em Caxias, até o mês de agosto do corrente, o efetivo de servidores foi duplicado; nos últimos três anos o número subiu de 9 para 18, sendo 7 peritos criminais (apenas 2 em 2004), 6 fotógrafos (apenas 2 em 2004) e a manutenção dos 5 papiloscopistas. O IGP recebeu, de 2009 para cá, mais duas viaturas. Assim estruturado, o Instituto passou a atender a mais de 50 municípios na região, o dobro do território que abrangia quando iniciou a operação em 2004. Isso representa benefícios para cerca de um milhão de gaúchos. Somado a isso, o IGP conta com cinco estações de atendimento ao público, na área de Identificação, fornecendo de 150 a 200 Carteiras de Identidade por dia, e de 100 a 150 Atestados de Antecedentes (AA) diários, de acordo com a papiloscopista Márcia Tonietto. Com previsão de superar, em muito, as 652 necropsias realizadas em 2009, o perito odonto-legista, Lúcio Eberle, credita ao convênio firmado com a UCS e o Hospital Geral, a redução no tempo de espera para a liberação de laudos.
Na esfera das polícias militar e civil, apresentaram relatórios, o coronel Telmo Machado de Souza, comandante do CRPO Serra – Comando Regional de Policiamento Ostensivo e o delegado Paulo Rosa, que responde pela 8ª Região Policial – 24 delegacias. A Brigada Militar atua em 66 municípios do Estado, ampliando os serviços às regiões específicas das Hortências, sede em Gramado, e nos Campos de Cima da Serra, sede em Vacaria. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha são os principais municípios serranos.
Conforme o capitão Luis Roberto Bonatto, foi decisiva a iniciativa do Governo do Estado na recuperação do prédio do 12º BPM, vítima de incêndio em 2009 e, hoje, plenamente restaurado. Já o delegado Paulo Rosa afirmou que a destinação de viaturas novas (4) e o reaparelhamento da PC com armas, munições e equipamentos de segurança, influiu decisivamente no sucesso das Operações que desbarataram quadrilhas de furto e arrombamento de veículos, tráfico de drogas e jogos de azar em toda a região: 25 mil ocorrências registradas de janeiro a julho (2010), 725 prisões, sendo 613 flagrantes e 393 máquinas caça-níqueis apreendidas.
Para o segmento prisional foi inaugurada, em 2008, a Penitenciária Regional do Apanhador, obra de 8.316 m2 e 432 vagas, num investimento na ordem de R$ 14,8 milhões. Resta apenas a conclusão do muro que circunda o prédio, com R$ 2 milhões de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim