sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inter Volta ao Mundial de Clubes

Heroico, Inter está na final da Libertadores

Colorado leva 2 a 1 do São Paulo e, com um a menos, assegura a vaga na final da Libertadores

Colorado perdeu por 2 a 1 no Morumbi, mas o Inter garantiu classificação
Crédito: Maurício Lima / AFP / CP

E o Inter calou o Morumbi de novo. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, na noite desta quinta-feira, o time comandado por Celso Roth garantiu um lugar na final da Libertadores e, de quebra, uma vaga no Mundial Interclubes. Num jogo bastante equilibrado e tenso, Alecsandro, autor do gol colorado, garantiu a classificação.

No próximo domingo, o Inter voltaria a campo para enfrentar o Santos, campeão da Copa do Brasil, na Vila Belmiro, onde nunca conseguiu uma vitória, mas a partida foi adiada pela CBF. Na quarta-feira, começa a decidir a Libertadores contra o Chivas, no México.

Falha de Renan desequilibra primeiro tempo

Embalado pelos berros de quase 60 mil torcedores, o São Paulo tentou armar uma blitz contra o Inter logo após a bola começar a rolar. Entretanto, encontrou uma defesa bem postada e disposta a não deixar nenhum dos três atacantes paulistas invadir a área de Renan. O resultado desse embate foi um duelo muito truncado na meia cancha. Nos primeiros 15 minutos, apenas dois chutes a gol, um para cada lado, de Alecsandro e de Hernanes. As fortes emoções ficaram a cargo das disputas entre os jogadores.

Com o passar do tempo, o Inter foi administrando a pressão e, aos poucos, até criando chances. Taison, aos 21, arriscou de fora da área e obrigou Rogério Ceni a se esticar no seu canto esquerdo, para evitar a inauguração do marcador. Logo a seguir, em falha do goleiro, Tinga tentou encobri-lo.

A partida estava igual. Tensa, com todos os 22 atletas bastante concentrados. O desequilíbrio ocorreu apenas em uma falha. E justamente do goleiro Renan, que pisou no gramado do Morumbi invicto, desde que voltara a Porto Alegre. Aos 30 minutos, Hernanes suspendeu na área uma bola aparentemente fácil de defender. O arqueiro, porém, bateu roupa e Alex Silva estava próximo para escorar para o gol: 1 a 0 e explosão no estádio.

O gol – e a falha – abalaram o Inter e animaram o São Paulo. A torcida, que estava quase quieta, recomeçou a gritar de forma quase ensurdecedora. Mas, mesmo no ambiente hostil, o Inter conseguiu evitar o pior e desceu para o vestiário com a desvantagem mínima no placar.

Pra testar o coração

Alecsandro fez o gol do Inter no Morumbi. Foto: Jefferson Bernardes / Especial / CPPor todos os aspectos, o jogo já não era recomendado para cardíacos. E os minutos iniciais do segundo tempo serviram para testar àqueles que têm coração forte. Atrás do resultado, o Inter foi ao ataque e, aos 6, buscou a igualdade. D'Alessandro cobrou falta na entrada da área e Alecsandro desviou no meio do caminho. A bola só morreu no fundo das redes de Rogério Ceni.

Com o empate, a situação ficaria mais tranquila para os colorados. Porém, essa tranquilidade sequer durou dois minutos. Foi o tempo que o São Paulo levou para marcar o segundo gol. Depois de levantamento na área, Renan afastou. No rebote, Ricardo Oliveira dominou livre, enquanto a zaga colorada pedia impedimento. O centroavante fez o que mais sabe: 2 a 1, São Paulo.

Emoção até o último segundo

Na gíria do futebol, os atletas dos dois times fizeram uma partida com o “coração na ponta da chuteira”. O 2 a 1 dava a vaga ao Inter, mas um gol classificava o São Paulo. Toda atenção era pouca. E a tensão tomou conta do estádio.

Com seus chutes fora da área, Hernanes foi o jogador mais perigoso no Morumbi. E, quando não arriscava, fazia lançamentos precisos, como aos 32, em que tocou na medida para Fernandão. O ex-colorado raspou na bola e arrepiou sua antiga torcida.

O Inter tentava se aproveitar dos contra-ataques. Postava-se bem no campo até que Tinga repetiu o filme de quatro anos atrás e levou o cartão vermelho. Aí, o tricolor paulista se atirou com tudo para cima. Mas já não dava mais. Heroico, guerreiro, o Inter segurou os 11 do São Paulo em campo e os 57 mil nas arquibancas. Quando já estavam na base do chutão para frente, os colorados ouviram o apito final e confirmaram presença na decisão da Libertadores no Campeonato Mundial da Fifa, a partir de 9 de dezembro, em Abu Dhabi.




Libertadores - semifinal

São Paulo 2

Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes e Cleber Santana (Marlos); Fernandão, Dagoberto (Fernandinho) e Ricardo Oliveira. Técnico: Ricardo Gomes.

Inter 1
Renan; Nei, Índio, Bolívar e Kleber; Sandro, Guiñazu, Tinga, D'Alessandro (Giuliano) e Taison (Wilson Mathias); Alecsandro. Técnico: Celso Roth.

Gols: Alex Silva (SP); Alecsandro (I); Ricardo Oliveira (SP);
Cartões amarelos: Tinga, Kleber; Fernandão
Expulsão: Tinga
Arbitragem: Carlos Amarilla, auxiliado por Nicolás Yegros e Milcíades Saldívar (Trio paraguaio);
Local: Morumbi, em São Paulo

Ouça o áudio: Gols da partida entre Inter e São Paulo


Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim