sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fuga


O mistério da "fuga" do Chile e a estada de Serra nos Estados Unidos e relações com Fundação Ford, CIA e CEBRAP

José Serra deixou o País em julho de 1964 e passou 14 anos afastado da vida política brasileira - sendo 13 anos exilado e um outro ano entre idas e vindas clandestinas. Com a abertura política, retornou ao Brasil em 1978, mas sua vida partidária só se iniciou tempos depois (1983) no governo Franco Montoro .
Nos Estados Unidos Serra teria concluido,em 1976, um mestrado na Universidade de Cornell, o doutorado em Economia na mesma instituição, em 1977, e teria trabalhado como diretor visitante do Instituto para Estudos Avançados, em Princeton, NJ, entre 1976 e 1978.
Há versões dando conta de que Serra e FHC, devidamente financiados pela Fundacao Ford, que era financiada pela CIA, foram preparados para chegar ao poder no Brasil pós-ditadura e servir de anteparo a qualquer tentativa da esquerda chegar ao poder por aqui.
Em 1978, Serra Coordenou a campanha a senador de FHC, que obteve apenas a suplência. Foi admitido como professor de economia na Universidade de Campinas (Unicamp), onde permaneceu até 1983.
Sabe-se que, em 1982, trabalhando como pesquisador no CEBRAP, sob os auspícios da Fundação Ford, Serra coordenou a elaboração do programa de governo do candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB, Franco Montoro: "Quando Franco Montoro se elegeu governador de São Paulo nas eleições de 1982, José Serra e outros deixaram o Centro (CEBRAP) para trabalhar no governo do Estado". Serra foi convidado por Montoro para assumir a Secretaria de Planejamento, tomando posse no novo governo em março de 1983.
As relações entre FHC, Serra, CIA e CEBRAP são abordadas no livro "Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da cultura" - Frances Stonor Sauners.
=================================
Seg, 16 de Ago de 2010 - 7:56 am -
tribuna_da_internet -
Chicão Dois Passos -
A biografia de José Serra (PSDB/SP) tem uns buracos difíceis de explicar.

Após a implantação da ditadura no Brasil, ele fugiu para o Chile.

Em 1973, quando houve o golpe de Pinochet no Chile, com apoio da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), ele fugiu justamente para os Estados Unidos, que apoiou o golpe chileno.

É preciso entender que nesta época era em pleno governo Nixon, com a política estadunidense de apoio às ditaduras militares, na época de Kissinger. Até o "beatle" John Lennon estava ameaçado de expulsão dos EUA nesta época.

Como Serra conseguiu o green card nos EUA? Como ele se sustentou lá? Como ele conseguiu estudar nas caras Universidades estadunidenses? Ainda mais sem ter o diploma de Bacharel em Economia? E quem pagou essa conta, já que ele diz que o pai não era rico?

É um dos mistérios mais bem guardados da política brasileira.

É bastante improvável que um latino-americano exilado, realmente de esquerda, escolhesse os EUA como destino, nesta época. E se escolhesse, soa estranho encontrar facilidades de permanência, inclusive financeiras.

-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim