quarta-feira, 7 de julho de 2010

Queima de Campo

Foi aprovado por 9 votos a 1 o Parecer Favorável (Relator Francisco Appio ), ao Projeto de Lei 208/2009 (Dep. Alceu Moreira ), que implanta a queima controlada das pastagens nos Campos de Cima da Serra. Pelo projeto, “a queima será admitida, mediante projeto técnico, autorização da autoridade ambiental e normas de precaução”, sendo considerado restritivo, para impor combate às queimas clandestinas.



“Na verdade, o que acabamos de aprovar é a admissibilidade para a tramitação do Projeto de Lei 208, para combater as queimas clandestinas”, assegura o Relator Francisco Appio .



Autor da Emenda 32, votada em 2002 e suspensa pelo Tribunal de Justiça, o parlamentar ressaltou em seu minucioso Parecer de 23 laudas, que agora existem novas condições para exame da matéria, com a criação dos órgãos estaduais e municipais do meio ambiente.



Segundo Appio, ao longo da tramitação nas demais comissões (Meio Ambiente e Agricultura), o projeto poderá ser aperfeiçoado para atender ao interesse público de preservação do meio ambiente, compatível manejo de pastagens na agricultura e pecuária, de modo sustentável e ecologicamente protegido.



A queima de campo é efetuada nas pastagens dos Campos de Cima da Serra, para limpar a palha seca, decorrente das geadas e até neve do inverno. O gado não consegue chegar ao pasto novo da primavera se não houver a “sapecada”, a queima rápida e superficial, que não danifica o solo, como comprovam e tranquilizam estudos de biólogos da Universidade de Caxias do Sul.



Para conhecer o Parecer, acesse o site www.appio.com.br



Leia as últimas do www.twitter.com/franciscoappio



CAXIAS prestigiou Raul Randon (Medalha do Mérito Farroupilha), mas no final os caxienses tiveram que engolir maçã, queijo e vinho, de Vacaria.

DEPOIS das carretas, maçã, queijo e o vinho RAR a nova "menina dos olhos" do Raul Randon é o Projeto Florescer (educação/trabalho para jovens).

VÃO DESCOBRIR depois (prefeitos e partido) que o tamanho do PP se mede pela coragem dos estaduais. Principalmente quem não tem cargos.

FEDERAIS (com bola cheia) com uma mão para Deus e outra para o diabo. Bem coligados vão eleger 6 ou 7. E não votam no Parlamento Gaúcho.

SALVEM OS ESTADUAIS (isolados pelo partido e pelo Governo), ameaçados de perder duas cadeiras. Foram os mais fiéis aos interesses do Estado.

YEDA (estava lá) confirma cada vez mais entre eleitores que levam em conta seriedade, gestão e interesse público e está virando o jogo.

ANA AMÉLIA LEMOS transitou bem na posse da Diretoria da FECOMÉRCIO com as cabeças coroadas do PP, Bernardi, Otomar, Pedro Bala e Pedro W.

J.CASTILHOS, G.Vargas, P.Alves, Ernesto Alves homenageados em seu tempo. É hora de lembrar quem trabalhou na integração de nosso tempo.

"REBITE não é pior coisa na estrada", José Carlos Fleck na Transpo-Sul. Tem crack no meio. Quem se droga não dura muito, mata ou morre.

DAER contratou o projeto de engenharia que está sendo elaborado por consultoria especializada. É a antiga estrada Ernesto Alves.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim