quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oficial da BM na ONU

Oficial da BM está atuando junto ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU
27/06/2010 16:19

Após ser transferido da Missão da ONU de estabilização do Haiti (MINUSTAH), em março deste ano, para a seção de segurança do Alto Comissariado de Direitos Humanos (OHCHR), com sede em Genebra, o capitão Ricardo Freitas da Silva está atuando na seção de coordenação de segurança em missões no terreno do OHCHR.

A equipe de analistas é responsável por coordenar, planejar e fiscalizar as missões de investigação ou visitas de especialistas de Direitos Humanos, designados pela ONU para avaliar países em conflito ou casos isolados de violação dos direitos humanos (exemplo Quirgisquistao, Bolívia, Colômbia, Faixa de Gaza).

Atualmente, o oficial da Brigada Militar está designado para planejamento e coordenação das Américas, Oeste Africano e Àsia, sendo que dependendo do grau de risco e nível de segurança do país e/ou grau de complexidade da missão, o oficial coordenador de segurança poderá embarcar para coordenar a proteção do staff do Alto Comissariado no "terreno", ou em missão no exterior.

Desde o dia 4 deste mês o capitão Freitas encontra-se em missão na Guinea (capital Conakry), acompanhando a delegação dos Direitos Humanos para avaliar e observar o processo eleitoral naquele país, que vive uma ditadura militar. Durante a missão eleitoral, Freitas pôde desempenhar a função de coordenador de segurança e oficial de ligação com o Comando da Gendarmeria Guineana, a fim de facilitar o acesso dos observadores nas regiões do país.

Neste domingo (27/6), após visitar quatro importantes regiões da Guinea, percorrendo mais de 1700 km de estradas, Freitas observa o pleito eleitoral democrático. O capitão destaca que "o tema Direito Humanos e Policia Militar sempre será conturbado e exige contínua aprendizagem e treino. Orgulho-me da nossa PM que investe no ensino dos Direitos Humanos (...)".

Fonte: Ascom BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim