terça-feira, 18 de maio de 2010

Confecção de Carteira de Identidade

IGP destaca importância do agendamento eletrônico na confecção de Carteiras de Identidade
08/05/2010 11:56


O agendamento eletrônico foi instituído pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) com o objetivo de facilitar a vida dos usuários do Departamento de Identificação, principalmente, no que diz respeito à comodidade e rapidez, uma vez que esse serviço oferece aos seus optantes, um atendimento diferenciado, rápido e seguro.

Por meio do agendamento, os Postos de Identificação conseguiram equacionar os problemas de distribuição de senhas, quando, por eventualidade, a demanda diária ou em determinados horários, pela procura da Carteiras de Identidade (CIs) se tornava superior à capacidade física de atendimento. Com a oferta desse serviço, esse problema deixa de existir, sem prejuízos ao usuário, nem à imagem da Instituição.

A procura por essa forma de atendimento já ultrapassou a marca de 80 mil agendamentos em todo o Estado, desde sua implantação em dezembro de 2008. (a última contagem foi de 81.707 agendamentos). Quanto aos problemas de travamento, que ainda ocorrem em algumas situações, o Departamento de Identificação já se encontra em tratativas com a Procergs, para a inserção da opção de pesquisar se o agendamento foi efetuado com sucesso e outra opção em que o próprio usuário possa cancelar um agendamento que não consiga cumprir.

O DI aconselha aos usuários que tenham problemas de agenda e horários, a procurarem esse serviço, pelas facilidades já elencadas. Quanto ao prazo de entrega da CI é igual ao praticado nos Postos de Identificação, quando do atendimento por ordem de chegada, ou seja, no PI Azenha: 48h após pagamento nas 2as vias; PIs on-line nas 54 Regionais de Identificação: 5 dias úteis após pagamento. O serviço de agendamento eletrônico não é disponibilizado nos Postos de Identificação Off-line.

Serviço busca atendimento diferenciado ao cidadão

O Agendamento Eletrônico via internet, implementado em 15 de dezembro de 2008, como projeto piloto em Porto Alegre, nos Postos de Identificação Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, trouxe a possibilidade de oferecer aos usuários um atendimento diferenciado, efetuado através dos sites www.igp.rs.gov.br ou www.tudofacil.rs.gov.br , após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação assinalado no agendamento, para efetivar a confecção da carteira de identidade.

Desde 12 de agosto de 2009, o agendamento eletrônico foi estendido aos seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.

O agendamento da carteira de identidade via internet é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado do Rio Grande do Sul e, no País, figura entre os pioneiros. O agendamento via internet obedece à seguinte sistemática: o usuário deve acessar a página do site do IGP ( www.igp.rs.gov.br ), à esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clica em cima e será aberta a página do Tudo Fácil Eletrônico, Agendamento de Serviços, na qual, à direita, se encontra a opção agendamento da carteira de identidade-agende aqui. Será solicitado o preenchimento de dados do usuário e oferecidas as possibilidades de escolher o dia e horário do seu agendamento. Após o registro das informações, clica ao pé da página, em agendar.

No site do Tudo Fácil Eletrônico ( www.tudofacil.rs.gov.br ), clica-se no link cidadão, posteriormente, no link documentos e clica em carteira de identidade-informações, à direita da página, encontrará outro link indicativo, agende agora. Ao clicar no agende agora, novamente à direita da página, surge o link agendamento de carteira de identidade - clique em agende aqui surgirá outra página, que, tal como no site do IGP, solicitará os dados do usuário e oferecerá opções de agendamento. O restante do processo ocorre da mesma forma descrita acima.
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Postos de Identificação na Capital para agendamento via internet

Departamento de Identificação (DI), Av. Azenha, 255, de 2ª a 6ª-feira das 7h às 18h30min.
Tudo Fácil Centro - Av. Borges de Medeiros, 521 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Fones: (51) 3224-1924 / 3228-1270
Tudo Fácil Zona Norte - Rua Domingos Rubbo, 51 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Em frente ao Hospital Cristo Redentor. Fones: (51) 3337-0375/ 3342-9509.
Posto da Restinga (16ª DP) - Estrada João Antônio da Silveira, 2145 - Bairro Restinga - de 2ª a 6ª-feira das 9h às 14h30min. Fone: (51) 3250-1190.

O serviço prestado pelos postos on-line é totalmente informatizado, com captura das digitais, fotos e assinatura.

Postos de Identificação no Interior para agendamento via internet

Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.

Fonte: Ascom IGP

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