terça-feira, 18 de maio de 2010

1143 Novos Policiais

Governadora recompõe quadro da Polícia Civil com acréscimo de 1143 novos policiais civis
08/05/2010 12:55


O governo do Estado, por meio da Polícia Civil, iniciou na última semana o Curso de Formação para 606 candidatos inscritos nos Cursos de Formação Superior para Escrivão e Inspetor de Polícia, distribuídos em oito turmas de Escrivão e sete turmas de Inspetor, para os aprovados no último concurso, realizado em 2009.

Este número deve-se ao fato da governadora Yeda Crusius ter autorizado o ingresso de todos os candidatos aprovados no concurso. Os novos alunos, junto com os 537 policiais que já ingressaram na instituição no período de 2007 a 2009 – 258 alunos no Curso Superior de Formação de Escrivão de Polícia, 244 no Curso Superior de Formação de Inspetor de Polícia e, em 2008, 35 delegados do Curso de Formação para a Carreira de Delegado de Polícia - somam 1.143 novos servidores na Polícia Civil, somente no governo Yeda.

Esta renovação no quadro policial está faz parte das ações do Projeto de Recomposição dos Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estruturantes.rs.gov.br ). Ainda inserido no objetivo de Recomposição, a governadora Yeda autorizou, nessa quarta-feira (05/05), a realização de mais um concurso público para o provimento de 500 vagas e formação de cadastro reserva da Polícia Civil. São 250 vagas para Escrivão e 250 para Inspetor, ambos de primeira classe. O concurso tem a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Também está em fase final o concurso para o preenchimento de 157 vagas de Delegados de Polícia Civil.

Mais de 5 mil servidores capacitados e treinados na gestão Yeda
Segundo o diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol), delegado Mário Wagner, a Academia também capacitou e treinou 5.791 policiais civis no período 2007-2009, numa programação de 37 cursos de especialização e aperfeiçoamento, realizados em 154 edições na capital e cidades do interior. Estes cursos tem com o objetivo de atualizar os servidores em crimes sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, sobre a nova lei das drogas, estratégia para gerenciamento de crise e negociação, curso básico de inteligência policial e de Segurança Pública e curso de atualização em procedimentos de polícia judiciária.

O diretor da Acadepol, delegado Mário Wagner, comemora o ingresso dos novos alunos salientando que “a nova turma de Escrivães e Inspetores de Polícia irá trazer um novo ânimo para a Polícia como um todo, na medida em que provocará a recomposição de efetivo que há muito tempo não era feito”. Ele ressalta que “em outros anos os concursos eram realizados no final do Governo e as nomeações somente ocorriam no início do outro”. E salienta que “a recomposição do quadro de servidores policiais sempre ficava aquém das expectativas no preenchimento das vagas existentes e o ingresso acabava sendo menor do que o número de evasões, tanto por aposentadorias, falecimentos, exonerações e demissões”. O delegado Wagner já havia comentado, durante a aula inaugural, em 30 de abril, que “no atual Governo nós estamos com a segunda turma em formação, e esperamos a autorização da governadora para mais um concurso e assim teremos a oxigenação do quadro”.

Atendendo uma necessidade técnica na atualização e dinâmica dos procedimentos administrativos e policiais, a Acadepol viabilizou a execução de cursos técnicos em armamento e tiro, curso avançado para supervisor de informática, crimes praticados na Internet, investigação de crimes ambientais e cursos de uso legal e progressivo da força e da arma de fogo.

Entre outros cursos, a Academia realizou, em conjunto com o Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública, cursos de Redes de Proteção para o Atendimento de Grupos Vulneráveis. Realizados durante o ano de 2009, capacitaram profissionais que atuam nas áreas de segurança pública, saúde, educação e sociedade civil, como policiais civis, militares, guardas municipais, conselheiros tutelares, profissionais do sistema penitenciário, representantes comunitários e que prestam assistência social. Os participantes foram treinados para identificar e promover o acolhimento e encaminhamento adequado de mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência. Os encontros ocorreram nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha, Guaíba, Alvorada, Viamão e Porto Alegre.

Fonte: Ascom PC/Acadepol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim