segunda-feira, 26 de abril de 2010

Campanha dos Blogueiros Contra Carlos Simon


21/04/2010 - 07h05
Campanha de blogueiros do Grêmio faz contagem regressiva para aposentadoria de Simon
Marcos Jorge
Em São Paulo
SIMON X EDUARDO BUENO

Em 2005, a Ediouro publicou o livro Grêmio, nada pode ser maior, de autoria do jornalista e escritor Eduardo Bueno. A obra, marcada pelo tom jocoso e uma explícita parcialidade ao tricolor gaúcho, referiu-se à Carlos Eugênio Simon como parte da "infame estirpe dos juízes que surrupiaram o Grêmio". A declaração levou o árbitro a mover uma ação contra autor e editora. Depois de dois anos de processo tramitando, ambos foram condenados a indenizar o árbitro em R$ 15 mil.


BLOG DO JUCA: RESPOSTA DE EDUARDO ''PENINHA'' BUENO
TOP 5: CONFIRA AS ARBITRAGENS POLÊMICAS DE SIMON
QUIZ: TESTE O QUE VOCÊS SABE SOBRE ÁRBITROS EM COPAS
Carlos Eugênio Simon será, pela terceira vez, o árbitro brasileiro na Copa do Mundo da África do Sul. Apesar de contar com o prestígio do Comitê de Arbitragem da FIFA, dentro do Brasil, o árbitro está longe de ser unanimidade. Um exemplo disso é uma campanha espirituosa organizada por um grupo de blogueiros do Grêmio, que criou uma contagem regressiva para sua aposentadoria.

A ideia de fazer a brincadeira surgiu depois que o árbitro concedeu uma entrevista à imprensa afirmando que provavelmente se aposentaria logo após o Mundial da África do Sul. Simon, que precisa de três jogos para igualar o recorde de oito atuações em Copas do francês Joël Quiniou, completa 45 anos meses depois do Mundial. A idade é o limite máximo estabelecido pela Fifa para atuação desses profissionais.

Assim que soube da notícia, a rede de blogueiros do Grêmio ativou seus contatos e cada um cuidou de uma parte do processo. Enquanto um programou o aplicativo, outro fez o design, e quando o widget (pequenos aplicativo que costuma ser anexado a blogs e páginas de internet) ficou pronto, todos o adicionaram a seus respectivos blogs. O código, que pode ser anexado a qualquer blog ou website, tem uma imagem de Simon com o apito e faz a contagem regressiva até o fim da Copa do Mundo (ver ao lado).

Criado sem muitas pretensões, o aplicativo é definido pelo publicitário e blogueiro Minwer Daqawiya como um “misto de homenagem em tom de brincadeira e alívio ao mesmo tempo”. Disponibilizado no fim de março, o relógio já teve mais de 300 downloads e aos poucos vai se espalhando pelos blogs gremistas na internet.

Procurado pelo UOL Esporte para comentar a iniciativa dos blogueiros, o árbitro preferiu não se pronunciar.

A caminho de sua terceira Copa do Mundo, Simon é, pelo bem ou pelo mal, a figura de maior expressão no quadro de árbitros do Brasil. Três meses antes de ser convocado pela Fifa para participar de seu terceiro Mundial, o árbitro havia sido afastado pela CBF até o fim do Campeonato Brasileiro de 2009 por conta da atuação no jogo entre Palmeiras e Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro de 2009. A polêmica surgiu porque o árbitro anulou um gol do atacante Obina, alegando que ele teria cometido falta no zagueiro.


Compartilhe: Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim