sexta-feira, 5 de março de 2010

Roda Viva


José Mindlin
Bibliófilo


O Roda Viva reexibe nesta segunda-feira a entrevista exibida em 2006


O bibliófilo José Mindlin morreu na manhã deste domingo, em São Paulo. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

Mindlin foi jornalista, advogado e empresário. Mas, ao longo da sua vida, dedicou-se com mais carinho ao que mais gostava: livros.

Ele criou o maior e mais importante acervo particular de livros do Brasil. A sua biblioteca com mais de 38 mil títulos, 60 mil livros e documentos, entre eles obras raras, foi doada à Universidade de São Paulo.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin deixou um registro no arquivo do Roda Viva na entrevista que a TV Cultura reapresenta esta noite.

Apresentação: Paulo Markun

JORGE CALDEIRA

Escritor

Ele revira documentos e dados para reescrever a história do Brasil. Com as informações em mãos, Jorge Caldeira acrescenta ilustrações e uma linguagem acessível para recontar em seus livros a história do Brasil, apresentando um país construído pelo seu próprio povo e não por conquistadores e heróis.

Jorge Caldeira recupera personagens obscuros ou esquecidos, ampliando a pesquisa sobre fatos da vida brasileira, ao buscar no passado ligações que ajudem a entender o que o país é hoje.

Seu livro mais recente contraia a visão tradicional sobre as origens da economia colonial brasileira apresentada como produto do latifúndio agrário-exportador. Jorge Caldeira conta como os empreendedores da época criaram uma economia dinâmica e produtiva, maior que a de Portugal do mesmo período.

Jorge Caldeira é autor também de Mauá, Empresário do Império; A Nação Mercantilista e O Banqueiro do Sertão, além de apresentar o nascimento do samba em seu livro A Construção do Samba e a biografia de Noel Rosa.

Apresentação: Heródoto Barbeiro


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

--------------------------------------------------------------------------------

Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim