sexta-feira, 5 de março de 2010

Bastidores da Festa da Uva

Estado apresenta bastidores das penitenciárias na Festa da Uva em Caxias do Sul
02/03/2010 16:09


Quem visitar a Festa da Uva de Caxias do Sul até o próximo domingo (7) poderá conhecer os bastidores dos presídios gaúchos. Pela primeira vez na história, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) mostra ao público o trabalho prisional realizado através de parcerias com empresários e o poder público. Estão expostos os uniformes dos detentos e dos agentes da Penitenciária Regional de Caxias do Sul, além da vestimenta completa do Grupo de Ações Especiais da Susepe.

No espaço, também podem ser conhecidos os novos projetos do Governo do Estado, como o Recomeçar e o Banco do Vestuário, que confecciona mantas e pufes para distribuir entre idosos e carentes. Já a Escola Penitenciária, responsável pela formação de agentes, apresenta as etapas do preparo específico para a atuação dos profissionais.

De acordo com a Susepe, o Departamento de Tratamento Penal expõe na Festa as perspectivas dos apenados, mostrando trabalhos e cursos profissionalizantes, que vão desde a costura de bolas até conceitos de valores e de moralidade. Ocorrem ainda cursos de arte com pedras semipreciosas, montagem de chaveiros, construção de móveis e pinturas prediais.

O Departamento desenvolve, ainda, o projeto MC's Para a Paz. O grupo é formado por apenados que, para se livrar do vício do crack, ingressaram no Hip Hop. Eles são orientados por psicólogos da Susepe. Durante a Festa, a Susepe apresenta ações de conduta dentro das penitenciárias, bem como o trabalho de departamentos específicos, responsáveis pela ocupação mental, pela formação profissional do detento e até pelo tratamento contra a dependência química em drogas.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim