sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pontos Turísticos




Pontos turísticos do Rio serão instalações esportivas para 2016
02 de Outubro de 2009 13:58 4 Recomendações Recomendar Comentar
Manuel Pérez Bella.

Rio de Janeiro, 2 out (EFE).- Eleita hoje sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro usará como cartão de visitas todas as suas atrações turísticas, como o Maracanã, a praia de Copacabana e o popular Sambódromo.

O Maracanã entrou para a história do futebol mundial já em 1950, o ano de sua inauguração, quando o Uruguai venceu a Copa do Mundo contra o Brasil diante de 174 mil torcedores.

Mas o estádio mais famoso do Brasil será muito diferente em 2016, quando sua capacidade terá se reduzido a 90 mil expectadores e já cumprirá todas as exigências de conforto e segurança que a Fifa pede para permitir que volte a receber uma final de Copa do Mundo, desta vez a de 2014.

Nos Jogos, o Maracanã receberá as cerimônias de abertura e encerramento, além do futebol, que vai dividir com as subsedes de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Ao contar com o Maracanã, pela primeira vez na história olímpica as cerimônias se separariam do palco do atletismo, o estádio João Havelange, que foi inaugurado nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e que passará de 45.000 a 60.000 assentos permanentes.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) elogiaram a ideia, que permitirá realizar uma rápida transição entre as cerimônias e as provas e dará ao atletismo uma casa própria.

Junto ao Maracanã, seu "irmão" menor, o Maracanãzinho, receberá o vôlei, completando uma das quatro zonas nas quais se dividirão os Jogos.

Na Barra da Tijuca ficará o coração dos Jogos, com a Vila e o Parque Olímpico, que conta com as instalações que receberão a metade das provas, incluindo ginástica, basquete, natação, tênis, halterofilismo e ciclismo, algumas delas já utilizadas no Pan.

O parque aquático Maria Lenk, com capacidade para 12.000 torcedores, receberá o polo aquático, enquanto a Arena Olímpica sediará a ginástica e o Riocentro, maior centro de convenções da América Latina, será adaptado para provas de cinco modalidades diferentes.

Nessa região também se encontrará um centro de treinamento de alto rendimento, considerado a "joia" do projeto olímpico do Rio, pelo legado que deixará para o país.

Este centro ocupará o espaço do principal pavilhão de natação, cuja piscina estará cercada de arquibancadas temporárias com 18.000 assentos, que serão desmontadas depois dos Jogos para dar espaço às instalações de alto rendimento.

O legado esportivo também se estenderá ao núcleo de Marechal Deodoro, o mais afastado de todos, cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, onde serão realizadas as provas de hípica, tiro, mountain bike e canoagem, e depois dos Jogos se transformará em um parque de esportes radicais.

Já a região mais turística do Rio também receberá provas, como o vôlei praia nas areias de Copacabana e de vela na baía de Guanabara.

As regatas serão realizadas pela primeira vez em um centro urbano, na lagoa Rodrigo de Freitas, aos pés do Cristo Redentor.

Todo o litoral carioca também será aproveitado, com provas de ciclismo e as corridas de longa distância, incluindo a maratona, que vai terminar no Sambódromo. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim