sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Polícia Ambiental

Atuação da Polícia ambiental da Brigada Militar é referência no Brasil
19/11/2009 16:40


A polícia ostensiva de proteção ambiental da Brigada Militar é vista como a mais avançada do país pelas corporações dos demais estados. Declarações nesse sentido foram feitas durante o curso Estratégias para Conservação da Natureza, na primeira quinzena de novembro, em Corumbá (MS), do qual participaram dois capitães do Comando Ambiental da Brigada Militar, junto com 40 oficiais de unidades de polícia ambiental de todos os Estados brasileiros.

"O Rio Grande do Sul está bastante avançado em vários aspectos do policiamento ostensivo de proteção ao meio ambiente e, sobretudo, realiza o ciclo completo de polícia ambiental, ou seja, atua nas esferas administrativa, criminal e civil. Somente Santa Catarina e Paraná também atuam dessa forma", destaca o comandante da 1ª Companhia Ambiental de Osório, área do 1º BABM, capitão João José Correa da Silva, representante do CABM no curso junto com o comandante da 3ª Companhia Ambiental de Santa Rosa, vinculada ao 3º BABM, capitão Luis Ernildo Maders.

O capitão João ainda destaca que o RS foi evidenciado pelo seu exemplo de gestão ambiental e pelas valiosas contribuições que tem dado para a implementação da política nacional de meio ambiente, por meio da participação de representantes de diversos órgãos estaduais em fóruns nacionais sobre a temática.

O treinamento promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ocorreu em regime de confinamento a bordo de um barco, que navegava no rio Paraguai com paradas em determinados pontos. Visitas técnicas foram realizadas em três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e no Parque Nacional do Pantanal. Entre os conteúdos ministrados, destaque para a história da conservação da natureza, visão dos biomas, recursos hídricos- visão biológica e política da pesca, bioma pantanal - papel das instituições na proteção da natureza. Além dos instrutores brasileiros, havia um professor norte-americano e a participação de guarda-parques da Inglaterra e Austrália com relatos sobre o serviço de conservação da natureza naqueles países.

Os capitães João e Maders entregaram uma lembrança do CABM ao coordenador do curso, o tenente-coronel Ângelo Rabelo da reserva da polícia militar do Mato Grosso do Sul.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim