segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rua da Cidadania em Lagoa Vermelha

Comunidade de Lagoa Vermelha e região recebem serviços da Rua da Cidadania
17/10/2009 20:57

Lagoa Vermelha recebeu, neste sábado (17), a 8ª edição do projeto social Rua da Cidadania, na Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São Paulo, onde foi montada a estrutura para oferecer serviços públicos gratuitos à comunidade do Nordeste do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 7 mil pessoas buscaram atendimento entre as 9h e as 16h.

O evento foi aberto pela presidente do Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado, Tarsila Crusius, que entregou material escolar para estudantes das escolas municipais Gentil Tonial e Luciano Donde e da escola estadual João Rodrigues de Souza. A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Corag, dentro do projeto Caderno para Todos, do governo do Estado.

Também foram entregues aos estudantes bolas para prática de esportes confeccionadas por apenados, no projeto Pintando a Liberdade, coordenado pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Tarsila Crusius agradeceu o apoio da prefeitura e disse que, mais uma vez, o Estado cumpriu a obrigação de servir os cidadãos, o que vem sendo uma marca do governo Yeda. Disse também que a Rua da Cidadania "é sempre um espaço de festa e alegria". O prefeito Getúlio Cerioli elogiou a iniciativa do governo, afirmando que a Rua da Cidadania significou oportunidade não só para Lagoa Vermelha, mas para toda a região de ter acesso a serviços públicos e contato direto com o que o Estado oferece. "Este programa é um sucesso", afirmou.

Idealizado e coordenado pelo Comitê, a Rua da Cidadania tem como objetivo aproximar os serviços públicos essenciais dos cidadãos do interior do Estado. A iniciativa cresce a cada edição. Somente neste ano, mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas pelo atendimento itinerante dos órgãos estaduais, dos colaboradores e dos parceiros do programa.

Atendimento

Entre os serviços prestados, estão a confecção de documentos, exames oftalmológicos e de prevenção de câncer, encaminhamento de processos de divórcio e de teste de paternidade. Também fazem parte da programação atividades de lazer, cultura e recreação, e o casamento coletivo, que se tornou um dos principais atrativos.

Em Lagoa Vermelha, a Polícia Civil esteve presente com orientações e dicas sobre segurança e divulgação dos serviços da Delegacia On line. E a Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), além das atividades tradicionais oferecidas em todas as edições do evento, formalizou a adesão do município ao projeto Cidade Amiga da Mulher - que integra o programa estruturante Nossas Cidades e tem como proposta a melhoria da gestão de políticas públicas femininas.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim