terça-feira, 15 de setembro de 2009

Solidariedade para Victor Graeff

Sossella e presidente da Amasbi levam solidariedade política para Victor Graeff



A solidariedade política e um mutirão de limpeza marcaram o chuvoso dia de sexta-feira (11) em Victor Graeff, município de 3.500 habitantes atingido na última segunda-feira (7) por um vendaval com características de tornado.



Enquanto voluntários e funcionários públicos cedidos por vários municípios da região da Amasbi enfrentavam a chuva para recolher destroços espalhados por toda cidade, o prefeito Paulo Lopes Godoi (PMDB) recebeu a visita do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento gaúcho, deputado Gilmar Sossella (PDT), e do presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, Gelson Cainelli (PP).



Além da solidariedade política, Sossella, Cainelli e Godoi discutiram possíveis alternativas para socorrer os municípios atingidos por desastres naturais. Os líderes políticos entendem que é preciso a disponibilização imediata de recursos para que os prefeitos possam superar as dificuldades causadas por temporais, enchentes ou secas.



Conforme o prefeito Paulo Lopes Godoi, os prejuízos econômicos de Victor Graeff devem ultrapassar o montante de 15 milhões. A cifra assusta, principalmente se comparada ao orçamento anual do município, que é de nove milhões de reais. Somada com a queda no repasso do FPM, os números comprometem quase um terço do mandato da atual administração.



O presidente da Amasbi, Gelson Cainelli, anunciou que a entidade inicia na próxima semana o estudo de um projeto para criar um fundo de reserva especial para ajudar com dinheiro os municípios atingidos por desastres naturais. O deputado Sossella antecipou apoio à iniciativa e sugeriu a análise a partir do índice do ICMS de cada municípios, e afirmou:



"Precisamos criar mecanismos do Estado para prevenir situações como de Victor Graeff. A rápida disponibilização de recursos vai ajudar os prefeitos a promover a recuperação social e econômica dos municípios em situação de emergência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim