quarta-feira, 6 de maio de 2009

Detentos de Caxias do Sutl certificados

Detentos de Caxias do Sul recebem certificados do projeto Cozinha Brasil
01/05/2009 19:30


Cinquenta e quatro detentos que cumprem pena em regime fechado na Penitenciária Regional de Caxias do Sul receberam, nesta quinta-feira (30), certificados de conclusão por participarem do curso de capacitação alimentar do Projeto Cozinha Brasil.O programa é uma ação conjunta do governo do Estado, através da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Poder Judiciário, e integra o Projeto de Prevenção à Violência (PPV), do governo estadual.

A iniciativa estimula na população carcerária a aprendizagem de um oficio e tem como objetivo trabalhar junto aos apenados conceitos de educação alimentar, saúde e qualidade de vida, além de contribuir para a ressocialização dos detentos ao incentivar o empreendedorismo.

Na solenidade de formatura, por questões de segurança prisional, participaram 20 reeducandos. Eles prestaram homenagem especial à presidente do Comitê de Ação Solidária do Gabinete da Governadora, Tarsila Crusius. Uma mensagem escrita pelos detentos foi lida pelo reeducando Marcos Ferreira, agradecendo pelo apoio e pela viabilidade do projeto no sistema prisional do Rio Grande do Sul.

Emocionada, Tarsila destacou o trabalho do governo gaúcho para humanizar a estrutura dos estabelecimentos prisionais "Sabemos dos desafios que temos para enfrentar os problemas históricos do sistema prisional, mas quero reafirmar aqui que existe neste governo vontade política de oferecer condições humanas, promoção social, capacitação e alternativas de inserção à população carcerária. Este projeto é um exemplo disso", afirmou.

Ao salientar o alcance social do projeto, a coordenadora do Cozinha Brasil no Rio Grande do Sul, Rosângela Lengler, relatou o interesse dos detentos. "Eles foram extremamente pró-ativos, demonstraram vontade de aprender, perceberam a oportunidade que era oferecida. O Rio Grande do Sul é um exemplo do trabalho do Cozinha Brasil no sistema prisional", enfatizou.

O delegado Jorge Henrique Teixeira Rodrigues disse que a experiência no Presídio de Caxias demonstra que o acesso do apenado ao programa "canaliza de forma positiva a energia acumulada."

Na primeira etapa, uma unidade móvel - moderna e equipada - percorrerá sete casas prisionais. A meta, até 2010, é atender todas as unidades do sistema penitenciário no Rio Grande do Sul. Inédito, o projeto piloto foi implantado em 2008, no Presídio Modulado de Montenegro, no Vale do Caí, beneficiando 25 apenados do regime fechado. Posteriormente, dois cursos contemplaram 105 detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier e outros 57 apenados do Presídio Central de Porto Alegre. Com a conclusão do curso em Caxias do Sul, mais 54 foram beneficiados pelo projeto.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim