quinta-feira, 12 de março de 2009

Boletim do Sindicato dos Jornalistas

Quarta-feira, 11 de março de 2009

Sindicato reúne categoria em Bagé

Na noite da última segunda-feira, dia 9 de março, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul reuniu-se com profissionais, estudantes, professores e o coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade da Região da Campanha, Orlando Brasil, para discutir a reabertura de uma delegacia da entidade em Bagé. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Comunicação da Urcamp, e também foi debatida a obrigatoriedade do diploma para a função de jornalista. "Percebemos que a categoria está bem motivada aqui, e nas próximas semanas já teremos abertura de edital para eleição das chapas", comenta o presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes.

Foto: Arfio Mazzei

Bageenses começam a organizar delegacia própria

A iniciativa de reabertura da Delegacia Regional do Sindicato em Bagé é uma iniciativa de um grupo de 15 jornalistas locais, que inclusive lançaram um blog para divulgação das atividades - www.imprensalegal.zip.net. Também estiveram presentes os diretores Jorge Correa e Arfio Mazzei. A próxima cidade a ser articulada para organização de Delegacia Sindical será Santa Cruz do Sul.

Jornalistas integram ato em defesa da igualdade da mulher

Representantes de centrais sindicais e de movimentos sindicais do Brasil, do Uruguai, da Argentina e do Paraguai realizaram no domingo, dia 8 de março, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, atos alusivos ao Dia Internacional da Mulher. Na fronteira Brasil-Uruguai, milhares de mulheres e homens reafirmaram a luta feminista por justiça, em defesa da igualdade e pelo fim da violência contra a mulher. Como estas questões dificilmente encontram guarida na grande mídia dos países do Cone Sul, representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul integraram a delegação do Central Única dos Trabalhadores - CUT/RS - para pedir mudança nestas políticas.

Fotos: Arfio Mazzei

Evento reuniu milhares de manifestantes na fronteira com o Uruguai

Aproveitaram também para defender, junto aos demais trabalhadores, a manutenção da exigência do diploma para exercício do Jornalismo, condição básica para que a sociedade amplie sua participação na mídia. Faixas e banners foram exibidos durante os atos nas duas cidades vizinhas do Brasil e do Uruguai. Participaram das atividades na fronteira o presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes, e os diretores Marcia Camarano, Jeanice Ramos, Elisa Pereira, Jorge Correa e Arfio Mazzei.


Luta pelo diploma também esteve presente no ato do último domingo

Pós-graduação da Unisc capacita para Comunicação na política

A Universidade de Santa Cruz do Sul está com inscrições abertas para a especialização em Assessoria em Comunicação Política. Até o dia 22 de março, profissionais com graduação completa ou faltando um ano para terminar podem se inscrever diretamente na Secretaria de Pós-graduação, bloco 1 da Universidade, ou pelo site www.unisc.br/pg. O curso é o único do Estado a capacitar profissionais para trabalhar na comunicação de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, em assessoria a parlamentares, em cooperativas e movimentos sociais, na área de política da Imprensa e em agências de publicidade e marketing político.

A especialização tem duração de 18 meses, ocorrendo quinzenalmente, nas sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, em Santa Cruz do Sul. Entre os conteúdos do curso estão aulas sobre marketing político, propaganda política, política na web, gestão pública, gerenciamento de crise de imagem, organização de eventos, media training, assessoria de Imprensa, entre outras. Os professores são doutores e mestres, e têm experiência em Comunicação política. Os egressos do curso estarão capacitados para atuar na produção de materiais de Comunicação na área de política, assessoria e planejamento em Comunicação política. Informações pelos fones 51-3717-7343 ou 3717-7383.

Famecos tem curso de edição digital de vídeo

Estão abertas as inscrições para o curso 'Final Cut Básico' promovido pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, em Porto Alegre. Serão abordados temas como 'Conceitos de Vídeo Digital', 'Conceitos de Edição não-linear', 'Captura de Material', 'Correção de Cores' e 'Finalização para diversos meios'. As aulas ocorrem entre 16 e 19 de março, das 14h às 16h30min. É necessário possuir conhecimentos básicos de Informática. Informações no www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo 51-3320-3680.

Sindicato estará no II Seminário de Comunicação da Feeb/RS

A Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul vai promover nos dias 19 e 20 de março a segunda edição de seu Seminário de Comunicação, na sede da entidade, em Porto Alegre. O Sindicato dos Jornalistas Profissonais do RS estará representado pelo seu presidente, José Maria Rodrigues Nunes, debatedor em um dos painéis. As inscrições são gratuitas, e mais informações podem ser obtidas pelo www.feebrs.org.br.

Programação

19 de março - quinta-feira

8h30min - Café da Manhã
9h15min - Abertura do seminário

Jorge Vieira - Diretor de Comunicação da Feeb/RS
Carlos Augusto Rocha - Diretor de Formação

9h30min - Painel 'O papel das Assessorias de Imprensa e Departamentos de Comunicação na luta sindical'

Ernesto Shuji Izumi - Secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo
Daniel Gaio - Diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae
José Maria Rodrigues Nunes - Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS

11h - Intervalo
11h15min - Debate
12h30min - Intervalo para almoço

14h - Oficina 'Mídia Digital'

Gustavo Barreto - Editor de conteúdo do jornal Fazendo Media, co-editor da Revista Consciência.Net e assessor de comunicação da Faculdade de Medicina da UFRJ
Coordenação da mesa - Jorge Vieira - Diretor de Comunicação da Feeb/RS

16h - Intervalo
16h15min - Continuação da oficina
18h - Encerramento

20 de março - sexta-feira

8h30min - Café da Manhã
9h15min - Oficina 'Planejamento em Comunicação'

A comunicação entre sindicatos e Feeb/RS
Debate sobre o papel do Departamento de Comunicação da Feeb/RS, avaliação e propostas
Comunicação e Campanha Salarial 2009

11h - Intervalo
11h15min - Continuação das atividades

Definição do cronograma de cursos e eventos
Propostas finais para a Comunicação da Feeb/RS

12h30min - Encerramento.

Últimos dias para inscrições no concurso da UFS

A Universidade Federal de Sergipe aceita inscrições até esta quinta-feira, dia 12 de março, para o concurso destinado à contratação de professor de Jornalismo, graduado e mestrado em Comunicação Social, com salário a partir de R$ 2.766,96. A taxa de participação na seleção é de R$ 150, e mais informações podem ser obtidas em www.softeam.com.br.




--------------------------------------------------------------------------------
• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar
Porto Alegre - RS - 90020-008
51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735
www.jornalistas-rs.org.br
Assessoria de Imprensa: Marcio de Almeida Bueno (Mtb 9669)
web@jornalistasrs.brte.com.br

Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim