quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Monitoramento de Presos

Sistema eletrônico de monitoramento de presos é apresentado na SSP
19/02/2009 16:45


Na tarde desta quinta-feira (19/02), o secretário Edson Goularte e o superintendente dos serviços penitenciários, Paulo Zietlow, assistiram à demonstração do equipamento para monitorar eletronicamente os sentenciados dos regimes aberto e semi-aberto.

A Unidade de Localização Técnica de Rastreamento das Américas (ULTRA) é composto por uma tornozeleira envolta em fibra ótica, pesando 210 g, que é colocada no apenado e o acompanha até o cumprimento total da sentença. O aparelho envia sinais que são captados, via computador, a partir de uma central de monitoramento e fornece a exata localização do detento. O tempo de vida útil do equipamento é, em média, de cinco anos. É totalmente à prova d’água e dotado de dispositivos de alerta contra rompimento.

O sistema Quest Guard foi recomendado à Susepe pelo deputado estadual Giovani Cherini que, durante todo o período de carnaval, estará usando o aparelho no próprio tornozelo, a fim de testar os resultados da tecnologia. O sistema, criado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil por intermédio de parceria entre empresários paulistas e americanos.

O secretário Goularte, após a demonstração do sistema, declarou em entrevista coletiva à Imprensa, que “é interesse da SSP melhorar o controle sobre a circulação dos apenados que transitam livremente, por força da progressão das penas para os regimes semi-aberto e aberto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim