segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Editorial de Opinião

* O ex-Treinador do Glória de Vacaria Bagé, no dia 02/08/2009 no programa Reunião de Pauta da Rádio Gauiba de Porto Alegre, o qual foi questionado pelo apresentador do programa Vinicius Cinotti sobre a desclassificação do Glória. O qual justificou a questão do jogo do Três Passos o qual o time empatou, e o gramado pesado pelo desgaste físico e baixo rendimento. Com todo respeito ao técnico Bagé a sua justificativa não explica pois o gramado é ruim para todos, todas as equipes tiveram desgaste fisico. Faltou seriedade e disciplina por parte de alguns atletas. Talvez um dia nós saberemos de fato a justificativa correta da desclassificação do Glória.
Paulo Furtado
Editor-Chefe
http://jornalnegritude.blog.terra.com.br

Grêmio vence Cruzeiro



03 de agosto de 2009 | N° 16051AlertaVoltar para a edição de hojeGRÊMIO
Douglas é MaxiChegou, finalmente, a vez de Douglas Costa. Destaque na goleada do Grêmio por 4 a 1 sobre o Cruzeiro, ontem, no Olímpico, o garoto de 18 anos que desperta o interesse de clubes europeus poderá começar como titular quinta-feira, contra o Palmeiras, no Parque Antártica. Não no meio-campo, mas como segundo atacante, ao lado do argentino Maxi López.

Uma semana após adverti-lo por falta de foco nos treinamentos e partidas, o técnico Paulo Autuori admitiu a possibilidade de convertê-lo em titular.

– Isso já passou várias vezes na minha cabeça. Tentamos contra o Fluminense, mas ele foi expulso. Pode fazer bem a função, pela mobilidade e mudança de velocidade nos lances. Isso não está descartado – antecipou o técnico.

Douglas Costa entrou aos 27 minutos do primeiro tempo. Com um jogador a mais, devido à expulsão de Jonathan, do Cruzeiro, Autuori retirou o lateral-direito Thiego e deu uma chance ao garoto cuja chance vinha sendo reivindicada pela torcida. Deu certo, como havia ocorrido no segundo tempo da partida contra o São Paulo. Já em seu primeiro lance, Douglas venceu Marquinhos Paraná e cruzou para Maxi López, que quase marcou.

Como um ponteiro à moda antiga, ele passou a desestruturar a defesa do Cruzeiro com seus dribles. No início do segundo tempo, deu novo passe preciso, desta vez para Tcheco, que chutou muito alto. Seu rendimento cresceu partir da entrada de Jadilson.

Capitão do time, o meia Tcheco foi ainda mais generoso nos elogios. Lembrou que ao ver Douglas em campo pela primeira vez, no ano passado, contra o Botafogo, apostou que seria o melhor jogador já formado pelas categorias de base do Grêmio. Acha, contudo, que ele precisa adotar uma postura mais profissional.

– É um jogador acima da média. Só precisa se concentrar mais – aconselhou Tcheco.

Criticado por excessos fora do gramado, como ter o carro apreendido por dirigir sem habilitação e abusar das noitadas, Douglas Costa promete mudar seu comportamento. Garante já ter perdido muito tempo.

A troca de Thiego por Douglas foi elogiada pelos jogadores. Para Souza, outro técnico não teria tido a mesma iniciativa.

– Temos hoje o melhor treinador do Brasil. Tiro o chapéu para ele – derreteu-se o meia.

Autuori, contudo, recusou os elogios:

–Não foi ousadia nenhuma.

zerohora.com
Confira fotos, áudio e vídeo da partida

LUÍS HENRIQUE BENFICA
Fonte: Zero Hora

Atendimento Especializado em Vacaria RS

Conselho de Saúde autoriza atendimentos especializados
A partir da próxima semana a população de Vacaria terá atendimento em quatro especialidades , dentre elas , cardiologia

O Conselho Municipal da Saúde esteve reunido extraordinariamente e na oportunidade aprovou solicitação da Prefeitura de Vacaria para a contratação de serviços de especialidades da Unimed . A partir da próxima semana serão oferecidos serviços gratuitamente a comunidade nas especialidades de cardiologia , nefrologia , obstetrícia e fisioterapia. O Secretário da Saúde Paulo Gilberto Silva informou que administração enfrenta dificuldades na contratação das especialidades de oftalmologia , ortopedia e psiquiatria porque os profissionais consideram baixos os valores pagos pelo município . O Conselho Municipal de Saúde também discutiu a renovação do contrato de urgência com Hospital Nossa Senhora da Oliveira que vence nesta sexta feira, 31/07 . O Presidente Reinaldo Tessaro informa que o conselho quer tomar conhecimento do contrato porque será exigido do Hospital um melhor atendimento médico no plantão de urgência . O novo contrato do plantão de urgência prevê um aumento de 4,76 % para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira e para os médicos da área de clinica geral . Já oito especialidades estarão recebendo cada uma 15 mil e 700 reais por mês . O novo contrato do Plantão de Urgência beneficia os moradores de Vacaria , Bom Jesus , São José dos Ausentes , Monte Alegre Campestre , Muitos Capões , Pinhal da Serra e Esmeralda .

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 31/07/2009, 08h55

Primeira morte da Gripe Suína

Confirmada primeira morte por Gripe A em Vacaria

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nessa sexta-feira mais quatro mortes pela gripe suína no Rio Grande do Sul, dentre elas, a de uma mulher de Vacaria. A moradora do Bairro Kenedy que teve a morte confirmada pela Gripe suína tinha 23 anos e estava grávida de quatro meses, de gêmeos.
A Secretaria da Saúde de Vacaria aguarda para a próxima semana os resultados dos exames das outras três mortes suspeitas pelo vírus da gripe A que são de uma mulher de 35 anos e de dois homens de 45 e 51 anos. Também foi coletado o material de outras Dezoito pessoas suspeitas de estarem com nova gripe, sendo que dois homens que tiveram o resultado positivo foram tratados e curados . Hoje quatro pessoas suspeitas de estarem com o vírus da Gripe A estão internadas na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, sendo um rapaz de Vacaria e uma mulher de Bom Jesus.
Até essa sexta-feira feira foram registrdos 20 casos de morte no Rio Grande do Sul, pela nova gripe.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 01/08/2009, 08h26

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Secretário Osmar Terra

Sem criticar os que "tomaram carona" no projeto da nova UTI, inaugurada ontem (29/07) pelo Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, o deputado Francisco Appio, que acompanhou o processo desde o início em 2006, destaca os méritos do Secretário da Saúde, o deputado federal Osmar Terra, no credenciamento junto ao Ministério da Saúde, através do Ministro José Gomes Temporão (PMDB).



- “Muitos agiram na defesa do Hospital, mas ninguém mais do que o Secretário Osmar Terra interferiu positivamente na oficialização desta conquista", declarou Francisco Appio na inauguração.



- Desde o primeiro momento, em 19 de outubro de 2008, no gabinete do deputado Francisco Appio com o prefeito Aquiles Susin, bem como depois em Vacaria, atendendo convite do parlamentar e da prefeita Mara Barcellos, presidente da Amucser, na visita ao Hospital e novas reuniões realizadas em Porto Alegre, Osmar Terra, que tem laços familiares em Vacaria (avô e bisavô foram prefeitos da cidade), intensificou os esforços pela legalização dos 10 leitos junto ao Ministério da Saúde.



Osmar Terra também garantiu mais duas conquistas na área da Saúde. Uma delas, a implantação do SAMU e a outra, o oferecimento de leitos para dependentes químicos no Hospital, com remuneração especial.



Francisco Appio também destacou o empenho do Prefeito Elói Poltronieri, junto ao Governo Federal.



"Todos estes cumpriram com suas obrigações, são detentores de mandatos. Mas neste projeto não tem dinheiro público, deve-se à iniciativa privada, graças aos senhores Francisco Schio e Paulo Ossani. Liderando um pequeno grupo de empresários, garantiram mais da metade da verba da UTI, com a doação de 400 mil reais. Fizeram mais do que sua parte, e servem de exemplo de mobilização da comunidade em favor de uma causa nobre", afirma Appio.



Avesso às homenagens, Francisco Schio prefere compartilhar com as Irmãs de São José o êxito do projeto em favor de Vacaria, com a moderníssima UTI. "As irmãs da Congregação de São José colocaram 300 mil reais de sua Fundação Religiosa, acreditaram nos esforços das lideranças locais e merecem nosso apoio", afirma Appio. O parlamentar destaca igualmente a atuação do Promotor Público, Luiz Augusto Gonçalves, sempre atento e vigilante em favor da Saúde Pública.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Câmera de Monitoramento em Vacaria RS

* Fui me informar junto ao Consepro de Vacaria RS sobre as câmeras de video de monitoramento do centro de nossa cidade, o qual segundo foi postado neste Blog uma matéria da Rádio Fátima sobre a falta de segurança no centro na Praça Daltro Filho. Segundo as informações que obtive os aparelhos estão funcionando bem, 24 horas, estão de responsabilidade do monitoramento pela Brigada Militar. Existe duas Câmeras de video no centro de Vacaria uma na esquina da Rua Borges de Medeiros, com a Ramiro Barcelos próxima a Catedral e a Prefeitura e outra na Rua Marechal Floriano esquina com a Rua Dr. Flores.
Paulo Furtado
Editor-Chefe Jornal Negritude
http://paulofurtado.blog.terra.com.br

CTG'S Recebem verba Pública em Vacaria RS

* Li o Jornal da Prefeitura Municipal de Vacaria RS e fiquei apavorado, o nosso dinheiro é destinado no valor de R$12 mil Reais aos CTG'S de nossa cidade. Os mesmo já recebem verbas da Lei de Incentivo à cultura do RS, verbas do Ministério da Cultura. Já possue os CTG'S apoios de empresas e de verbas federeais não precisam desse dinheiro. A Via Popular infelizmente é só no nome, não estimula as expressões culturais marginalizadas em nosso municipio, dá apoio a entidades culturais que não precisam de verbas. É lamentável continuam a exclusão cultural e ditadura gaudéria. A visão estreita da monocultura dominante em nossa cidade.
Paulo Furtado
Editor-Chefe