sábado, 23 de junho de 2018

Sacerdotisa das Águas



SACERDOTISA DAS ÁGUASEsse texto está publicado em http://spaces.msn.com/elianepotiguara   com apresentação de SLIDES/Maio/2006 
Dedicado à minha mãe, hoje uma estrela no espaço! 

 Toda mulher quer ser mulher, porque ser mulher é também contribuir com a ética para o crescimento da Humanidade, principalmente quando ela busca não perpetuar a cultura dominante e secular que impõe padrões preconceituosos na criação dos filhos e filhas.Toda mulher quer ser mulher por perceber a luta pela igualdade de gênero e quando ela trabalha para isso na nova sociedade, no cotidiano de sua vida, nas relações com o esposo, filhos/as, irmãos/ãs, parentes e amigos. Nos dez pontos que escrevi no Dia Internacional da Mulher, em março de 2006, no texto “Quer ser Mulher? Perguntou Deus!” (veja em:http://grumin.blogspot.com) tive o objetivo de polemizar e chamar a atenção da sociedade para diversas culturas  e regimes sócio-político e econômicos que impõem uma vida indigna às mulheres.Temos muitos avanços na classe média ou nos grupos mais esclarecidos, quando mulheres já possuem diversas posições no contexto social e quando seu status no lar atinge patamares respeitáveis, salvo exceções como, por exemplo, em relação aos assassinatos de mulheres jornalistas, artistas e outras profissionais.No entanto, as mulheres pobres e as altamente miseráveis de todas as etnias sofrem ainda em conseqüência da violência masculina e discriminação da própria sociedade. E esse fato é um desafio para grupos de mulheres organizadas por seus direitos e um desafio para os governantes no setor da Educação, Trabalho e Saúde, tanto no Brasil quanto nos outros países.
Eu convoco homens e mulheres_ cidadãos/ãs do mundo_ a refletirem no mês das Mães (maio) sobre a idéia errônea de que  as mulheres são exemplos de estereótipos de santas, anjos ou demônios.
A mulher é sagrada, sim! Porque ela dá a vida, assim como a natureza é sagrada por prover vida. Mas a mitificação da mulher pelo homem causa estragos, desvios comportamentais, pornografias, culturas dominantes, atos selvagens contra o sexo feminino, como vemos nos outros países e inclusive no Brasil.
No mês das Mães e no todo sempre vamos adorar nossas mães apenas no sentido poético, amoroso, como é o título desse texto, porque a exacerbada veneração leva à mitificação maléfica, que na realidade é um desrespeito à mulher. Mães querem ser amadas e respeitadas.Amo a minha mãe pelo que sou, devo a ela respeito e ela está na minha memória, porque foi uma grande iletrada mulher, mas possuía conceitos e lições de uma verdadeira sacerdotisa. A minha Sacerdotisa das Águas!
Texto de ELIANE POTIGUARA
www.elianepotiguara.org.br
Autora de METADE CARA, METADE MÁSCARA, Global Editora.
Para ver esse texto publicado e os slides clique em
http://spaces.msn.com/elianepotiguara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim