sexta-feira, 15 de junho de 2018

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 685 - 2/8/2016


Terror islâmico: por uma resposta não-violenta
Às vésperas dos Jogos Olímpicos, um convite a refletir sobre o contexto que produz os jihadistas e os caminhos para desconstruí-lo. Uma pista: a História. Uma pista: estudar o mundo que produziu as Cruzadas e o terror que elas praticaram Por Praveen Swami (Outras Palavras)

Boulos: a Vila Olímpica e a Vila Autódromo
O legado olímpico, para os mais pobres, são remoções, especulação imobiliária, militarização da cidade. Não adianta tapar os vazamentos da Vila Olímpica. A face real dos Jogos é a Vila Autódromo. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

Como se exige de Temer submissão total
Para mantê-lo sob rédea curta, e obrigá-lo a acelerar agenda de contra-reformas, conservadores ameaçam derrubar seu mandato no TSE e nomear substituto no Congresso. No Jornal GGN (Outras Mídias)

Agora nas cidades, a Agroecologia dos sem-terra
MST abre em São Paulo o Armazém da Terra, para oferecer diretamente à população produtos saudáveis e orgânicos -- sem cobrar caro por isso. Loja expressa alternativa politica e estética ao agronegócio Por Inês Castilho (Outras Palavras)

A política externa de Donald Trump
Establishment de Washington zomba do candidato republicano -- rejeitado até por setores de seu partido. Mas sua proposta de rever posição agressiva dos EUA no mundo merece ser examinada atentamente. Por Vinicius Gomes Melo (O Internacionalista)

Sobre o higienismo nosso de cada dia
Exclusões de moradores de rua, sem-teto ou indígenas são feitas pelo poder público a pedido do poder econômico; mas e quando são solicitadas pelo cidadão comum? Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Por que os Guarani-Kaiowá continuam morrendo
Sob vistas grossas da PM, ruralistas contratam jagunços para matar e tentar dissuadir luta dos índios. Eles resistem, em auto-demarcações. Captura de suas terras vem desde a  guerra contra o Paraguai. Por Marcelle Souza, na Calle2 (Outras Mídias)

Há algo autêntico em "Velho Chico"

Um participante histórico das lutas pelo semiárido relata sua relação com atores da novela -- e se confessa surpreendido por ela. Por Roberto Malvezzi (Gogó) (Blog da Redação)

Rio-Berlim
Louise perguntou o que havia acontecido ali. -- Essa mulher acabou de marcar o oitavo gol da Alemanha. Você logo vai compreender. Por Daniel Cariello, nas Cartas da Guanabara (Outras Palavras)

E agora, José, por José Saramago
Em crônica pouquíssimo conhecida no Brasil, o escritor português inspira-se em Drummond para refletir sobre "as horas em que o o desânimo se faz muralha" e a covardia dos homens. Curadoria e narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)


--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim