quarta-feira, 11 de julho de 2018

Outras Palavras

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=202766&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCABSETqUB%252BWCbPVx6egOOnJtcbC%253DKYEEK0NsnHZPUjVDDqggbfA%2540mail.gmail.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCABSETqUB%2BWCbPVx6egOOnJtcbC%3DKYEEK0NsnHZPUjVDDqggbfA%40mail.gmail.com%3E-1.1.3
Boletim de Atualização - Nº 987 - 12/6/18

Projeto do golpe está derrotado junto à sociedade. Chances de reverter os retrocessos crescem. Mas esquerdas fazem cálculos eleitorais pequenos, desperdiçam espaço possibilidade real de mobilização e abrem espaço para Bolsonaro. Por Antonio Martins (Outras Palavras)
Um tsunami feminista no Chile
Iniciado pela ocupação de universidades contra assédio sexual, movimento amplia-se e leva100 mil às ruas. Feministas anticapitalistas resistem às propostas paternalistas do governo. Por Sabrina Aquino, em Carta Capital (Outras Mídias) 

Cuba: a Revolução saberá reinventar-se?
Em meio a sanções dos EUA e a furacões, novo governo precisa organizar fim do Estado todo-poderoso e da duplicidade de moedas. Mas como fazê-lo sem comprometer igualdade e conquistas sociais? Por Félix Contreras, em Crônicas de Havana, nova coluna em Outras Palavras

Petróleo e gás, tempestade global à vista
Sanções dos EUA contra Irã e Rússia podem desestruturar abastecimento. E Washington flerta com a guerra, que afundaria a gigantesca pirâmide global dos derivativos financeiros. Qual a estratégia por trás deste jogo? Por Pepe Escobar (Outras Palavras)

Um texto de Francisco próximo de Marx?
Luiz Gonzaga Belluzzo
 vê, no documento do Vaticano sobre o sistema financeiro, a crítica radical ao capitalismo contemporâneo e uma proximidade às formulações do filósofo alemão. No IHU Online (Outras Mídias)

Idosos, a nova vítima da fome
País reduziu a quase zero as mortes de crianças por desnutrição, mas não cuida dos maiores de 60. Quase 5 mil deles sucumbem à fome a cada ano, há uma década. Por Rafael Moro MartinsAlexsandro Ribeiro e José Lazaro, no The Intercept (Outras Mídias)

Por que ler O tempo das coisas
Zé Celso apresenta Maria Bitarello e suas crônicas -- publicadas originalmente em "Outras Palavras": "é uma Linguarúda Crônicista Trans: não no sentido de gênero sexual, mas no de Nietzsche; de ultrapassar limites, definições literárias ou não". Por José Celso Martinez Corrêa (Outras Palavras)

“As Boas Maneiras”: licantropia sertaneja
Filme de Juliana Rojas e Marco Dutra atualiza mito do Lobisomem, no contextos das tensões sociais de hoje. Ao fazê-lo, diretores encontram beleza no hediondo, poesia no horror, delicadeza na brutalidade e amor na selvageria. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)
Outros Quinhentos propõe: curso de Feminismo Comunitário, com Julieta Paredes
Teórica sistematizou os conceitos de resistência ao patriarcado e construção comunitária entre os povos andinos. Entre 13 e 15 de junho, ela expõe proposta ética, estética e política que ajudou a articular.  Contribuintes de Outras Palavras concorrem a duas bolsas. Por La Matrioshka (Outros Quinhentos)


--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. Somos copyleft: a  reprodução de todo o material publicado é bem-vinda e sem ônus mercantil, desdeque citada a fonte. Interessados em receber o boletim devem clicar aqui. Para deixar de recebê-lo, aqui. Acompanhe nossas novidades também no YouTube e Facebook
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim