quinta-feira, 14 de junho de 2018

Instituto Elisabetha Randon



      


Instituto Elisabetha Randon completa 15 anos em junho

Fotos: João Lazzarotto- Memorial Randon – Jeanine Pacholski
            Fundado em 2003, o Instituto Elisabetha Randon (IER), que nasceu como uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público – OSCIP, completa 15 anos em 26 de junhotendo beneficiado milhares de pessoas e a comunidade por meio de iniciativas voltadas à promoção da cidadania e do desenvolvimento social. Tratam-se de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado, através de programas como o Florescer, Florescer Iniciação Profissional, Vida Sempre, Ser Voluntário, Rede Parceria Social e Memorial Randon.
            A data já começa a ser comemorada nesta segunda-feira (18/06), em reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC que abrirá espaço à manifestação da diretora-presidente do Instituto, Maurien Randon Barbosa, para exibição de um vídeo com as principais ações realizadas neste período. Também haverá, a convite da Diretoria de Desenvolvimento Social da CIC e do IER, uma palestra com o sociólogo e cientista social, Léo Voigt, que abordará o tema “O Investimento na comunidade compõe o capital social da empresa”.
            Para Maurien Randon Barbosa, a trajetória do IER pode ser considerada vitoriosa por conta da determinação das Empresas Randon em manter os investimentos sociais, apesar das cíclicas crises econômicas que atingem as empresas, especialmente a mais recente e prolongada dos últimos três anos. “Por tudo isto, registro nossa gratidão especial aos funcionários e às empresas e instituições que contribuem de alguma forma para mantermos as iniciativas de responsabilidade social”, observa a diretora-presidente.
Beneficiários do Florescer - Créd. João Lazzarotto - CópiaPrograma Florescer – Idealizado pelo empresário Raul Anselmo Randon e uma das principais iniciativas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon (IER), o Programa Florescer completou 16 anos em março, alcançando nestes anos mais de 5.490 atendimentos aos beneficiários, nos dois núcleos em operação em Caxias do Sul (RS) – Randon e Fras-le - e também 5.160 atendimentos fora de Caxias, nas franquias sociais Florescer.


Florescer Iniciação Profissional  - Créd. João Lazzarotto - Cópia
Florescer Iniciação Profissional – Concluída a formação no Florescer, os beneficiários ingressam no Programa Florescer Iniciação Profissional, que oferece cursos técnicos, em parceria com o SENAI, para formação no campo da iniciação profissional, e supre necessidades de qualificação técnica dos adolescentes de 15 a 16 anos.  Instituído em 2013, o Florescer IP já formou 544 jovens.




Vida Sempre - Cré. Jeanine Pacholski - baixaVida Sempre – Criado em 2010 para contribuir para a educação e segurança no trânsito, oferece informações educativas a motoristas e pedestres para um comportamento adequado e seguro através de palestras, jogos, teatro, dicas em meios de comunicação e material impresso. Em 2011, passou a promover teatro itinerante, já na 6ª edição, com apresentações na região Sul, a um público em torno de 400 mil espectadores que assistiram a peça. Em 2018, passou a oferecer, para motoristas de caminhão, curso de direção defensiva e economia de pneus, em parceria com o instrutor Roberto Branco. 





Voluntariado - Créd. João Lazzarotto - baixaSer Voluntário – Lançado em 2005, visa estimular a força de trabalho das Empresas Randon a desenvolver ações comunitárias, junto a escolas públicas.  Os voluntários prestam serviços de reforma e pintura predial, manutenção de computadores, corte de grama e outros, em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, parceiras do Programa Florescer. Ao disponibilizarem seu tempo livre, os voluntários despertam novas habilidades e competências pessoais, além do sentimento de que, com pequenas ações, é possível fazer algo por um mundo melhor. Este programa beneficia em torno de 1000 estudantes/ano com suas ações. 




Beneficiadas pelo Programa Rede Parceria Social em Getúlio Vargas - RS - Arquivo IER - baixaRede Parceria Social – Em parceria com aSecretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, o IER disponibiliza recursos para entidades gaúchas que desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desde 2009, o IER já beneficiou, através desta iniciativa, 73 instituições e 7.892 crianças e adolescentes. 





Mecânica Randon - Arquivo Memorial Randon - baixaMemorial Randon – Criado para preservar e disseminar a história das Empresas Randon, é um espaço corporativo que reúne documentos históricos relacionados a todas as empresas que fazem parte da Companhia, onde recebem tratamento técnico necessário para sua guarda permanente. Atualmente, o acervo do Memorial Randon possui aproximadamente 35.000 documentos entre fotografias, relatórios, vídeos, memória oral, mídia digital, campanhas publicitárias, revistas, informativos, jornais e outras peças. Destes, 11.350 registros estão catalogados no banco de dados informatizado. Como subsídio teórico, o espaço conta com uma pequena biblioteca com obras relacionadas à história do transporte no Brasil e no mundo. Desde 2016 vem sendo oferecida, para alunos do curso de história da UCS, uma oficina de guarda e conservação de documentos de seu acervo. 



INSTITUTO ELISABETHA RANDON
VISÃO: Ser referência nacional em desenvolvimento social. 
MISSÃO: Promover o desenvolvimento social, através de suas ações e programas.



         fróes, berlato associadas
Coordenação/Porto Alegre: Gladis Berlato: gladis@froesberlato.com.br (51-3388.6848)
    Em Caxias do Sul: Régis Vargas:  
regis.vargas@randon.com.br (54-3239.4314)
                     Em São Paulo: Mecânica de Comunicação: meccanica@meccanica.com.br (11-3259.1719)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim