terça-feira, 3 de abril de 2018

Outras Palavras

Outras Palavras retoma campanha de financiamento autônomo
Ao fim de um mês emblemático para as lutas feministas – e muito grave pra o Brasil – mantemos nossa aposta em um novo jornalismo e oferecemos dois livros essenciais: “Calibã e a Bruxa” e “Rosa Vermelha”

Car@ amig@,
Agora, os dias parecem ainda mais imprevisíveis. Em 14 de março, um crime brutal, uma ousadia inédita dos que agem para que a política seja comandada pelo medo, liquidou Marielle Franco – negra, anticapitalista, iluminada. Um dia depois, multidões convertiam o luto em luta e diziam, nas ruas: o país não regredirá a ponto de se tornar insuportável. Mas o que virá a seguir?
A luta para manter o jornalismo de profundidade em tempos ásperos é igualmente incerta – ainda que necessária. Em dezembro, Outras Palavras encerrou a etapa 2018 de seu financiamento autônomo. Agora, mais de mil leitores quotizam-se para manter e ampliar nosso projeto editorial. Ele avançou um pouco mais há algumas semanas, quando lançamos Outra Saúdeum site dedicado à defesa e transformação do SUS, às políticas públicas para o setor, aos avanços científicos e sua repercussão sobre medicamentos e patentes.
Mais de 80% dos recursos necessários à existência de Outras Palavras provêm desta rede rara – denominada Outros Quinhentos –, que nos assegura independência (1). Mas mantê-la, especialmente em tempos de crise, é uma batalha permanente. As despesas – salários, aluguel, espaço na internet, material de consumo, eventuais viagens – são feitas a partir de um planejamento anual (veja nosso orçamento). Mas as contribuições dos apoiadores entram, em sua maioria, mês a mês. Os laços com os participantes de Outros Quinhentos precisam ser renovados incessantemente.
E para que a ciranda não pare, é preciso mantê-la ampla. Estamos abrindo o esforço de arrecadação de Outros Quinhentos em 2018, com uma novidade. Decidimos torná-lo permanente. Ao invés de uma campanha anual, concentrada em poucos meses, vamos dialogar durante todo o ano com os leitores, propondo-lhes um envolvimento mais amplo com o site e sua sustentação (2).
O novo formato permite evidenciar melhor nossas causas e parcerias. Neste fim de março, um mês emblemático para as lutas feministas, quem aderir a Outros Quinhentos participando com R$ 30 ou R$ 60 por mês receberá sem custos, além de nossas contrapartidas já conhecidas, um de dois grandes livros. Em Calibã e a BruxaSílvia Federici revê a transição do feudalismo ao capitalismo, a partir de uma nova perspectiva. Formada na tradição marxista, porém crítica a alguns de seus aspectos, a autora pensa que a captura do trabalho das mulheres foi crucial para o aparecimento do novo modo de produção. Esta abordagem, ausente nas narrativas de Marx e Engels, leva Sílvia a conclusões também inovadoras sobre o papel do feminismo na superação do sistema hoje hegemônico.
Já em Rosa VermelhaKate Evans narra, em quadrinhos, a trajetória de Rosa Luxemburgo, também a partir de um ponto de vista provocador. Ela destaca o lado irreverente – no sentido literal do termo – de uma teórica e revolucionária cuja obra parece cada vez mais atual. Dos traços de Kate, surge Rosa: a que enxergou os limites da disputa institucional e os riscos de burocratização da esquerda. Ou Rosa: a que defendeu com ardor os bolcheviques, por ousarem tomar o poder, mas tentou alertá-los desde o início para a necessidade de construir uma nova democracia.
Instigantes como Outras Palavras procura ser, os dois livros permitem compreender melhor nosso leque de parcerias incomunsOutros Quinhentos existe, também, graças a uma espécie de antipublicidade. O site oferece, a produtores culturais e da Economia Solidária, espaço para dialogar com nossos leitores. Nada cobra por isso. Mas recebe, como contrapartida, produtos e serviços compartilhados com quem ajuda a manter nossa autonomia. As dezenas de parcerias resultam em livros com 25% a 60% de redução, em nossa livraria virtual – e em gratuidades ou descontos generosos em livros, cursos, espetáculos teatrais, restaurantes, shows musicais, alimentos orgânicos. Vale conferir.
Em tempos difíceis e incertos, o pior caminho – e a ilusão mais grave – é dar a derrota por certa, entregar o jogo no primeiro tempo. Não pode haver melhor homenagem a Marielle Franco do que manter a luta em que ela atuou com tanta intensidade e coragem.

Forte abraço,
Antonio Martins, editor
Pela redação de Outras Palavras

--
(1) Há outras receitas. Em 2017, por exemplo, nosso orçamento foi complementado pela venda avulsa de A Era do Capital Improdutivo, de Ladislau Dowbor, o primeiro livro lançado por Outras Palavras. 

(2) Alguns leitores de Outras Palavras que já contribuem com Outros Quinhentos poderão receber esta mensagem, por duplicidade de registro. Se este for seu caso, desconsidere a mensagem e fique com nossa gratidão. 
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim