sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Vereadora Sofia Cavedon







Nossas Escolhas - Edição 219 - Setembro de 2017




Agenda de Sofia Cavedon

Você recebeu este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Se desejar, desvincule-se deste boletim.


Seminário sobre os 100 anos da Revolução Russa começa nesta sexta

Reflexões sobre 1917: Repensar um século de socialismo




Inicia HOJE, sexta-feira (01/9), o Seminário Reflexões sobre 1917: Repensar um século de socialismo, com a primeira edição contando com a participação de Paulo Visentini e Eduardo Mancuso, que recentemente lançaram livros sobre o centenário da Revolução Russa que acontece este ano.




Promovido pelos mandatos da vereadora Sofia Cavedon, deputado estadual Jeferson Fernandes, deputados federais Elvino Bohn Gass e Pepe Vargas, os encontros irão até o dia 14 de dezembro, sempre às 19h, no auditório do SindBancári@s - Rua Gen. Câmara, 424 – Centro Histórico – Porto Alegre.






Saiba mais...

23° Grito dos Excluídos: Por direitos e democracia






Em Porto Alegre o ato iniciará a partir das 9h, com concentração na Rótula das Cuias, nas proximidades do Parque Harmonia - bairro Praia de Belas.




Durante a Semana da Pátria, a população brasileira estará nas ruas para lutar contra os retrocessos do governo golpista de Michel Temer.




Os atos chamados de “O Grito dos Excluídos” acontecem desde 1995 e, hoje, chega a sua 23° Edição.




Saiba mais...

Vitória! Justiça derruba decreto que acabava com a segunda passagem gratuita




O Tribunal de Justiça do Estado concedeu na quinta-feira (31), umaliminar determinando a suspensão da vigência do Decreto Municipal nº 19.803/17, que acabou com a segunda passagem gratuita em Porto Alegre.




A liminar foi solicitada pela Bancada da Oposição, composta pelo PT e PSOL, e outros vereadores, que através de uma ação popular, solicitava a anulação da vigência do decreto do prefeito Marchezan, que retirou a gratuidade da segunda passagem,penalizando trabalhadoras e trabalhadores da capital.




Saiba mais...




Assista a manifestação de Sofia Cavedon: Vitória de todos e todas! Vitória da cidade!

Bancada do PT entra com representação no MP de Contas sobre o DMAE




Em audiência com o procurador-geral do Ministério Público de Contasdo Estado, Geraldo Da Camino, na quarta-feira (30), a Bancada do PTna Câmara Municipal de Porto Alegre, através de sua líder, vereadora Sofia Cavedon, protocolou representação para averiguar a situação de falta de autonomia de gestão por que passa o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE) no governo do PSDB.




Conforme Sofia no documento está o artigo publicado no Jornal do Comércio onde o engenheiro aposentado do DMAE, Adinaldo de Fraga, denúncia a perda de autonomia do órgão, no atual governo e, como consequência, o atraso na compra de insumos e equipamentos, o queacarreará desabastecimento de água no próximo verão.




Saiba mais...

Grande ato em defesa de Porto Alegre reúne milhares contra os ataques de Marchezan






Na noite de quinta (31/8), cerca de 5 mil pessoas se reuniram no Paço Municipal para protestar contra os ataques que o prefeito de Porto Alegre tem realizado contra a cidade e o seu povo. Trabalhadores, estudantes e juventude organizaram uma unidade histórica pela retirada dos projetos que atacam direitos e privatizam serviços essenciais como o DMAE e o DEP.




Sindicato também vai recorrer à Justiça contra parcelamentos de salários.




Saiba mais...

Educadoras Populares terão formação em Pedagogia na Faced/Ufrgs






As educadoras e educadores que atuam na Educação Infantil de Porto Alegre conquistaram novo espaço para a qualificação profissional. A formação será oferecida pela Faculdade de Educação (Faced) da Ufrgs já em 2018.




A informação é da vereadora Sofia Cavedon que participou da reunião realizada na quinta-feira (31), com o diretor Faced, Cesar Lopes, juntamente com a coordenação da Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (Aeppa). Também na Uergs o tema avança.




Saiba mais...

Golpe parlamentar - Um ano após o impeachment, a verdade em conta-gotas




Por Redação/Carta Capital




Dilma Rousseff, afastada pelo "conjunto da obra". Mas qual conjunto?




Dilma é inocentada no caso de Pasadena e da acusação de obstrução da Justiça, enquanto o Ministério Público reabre o processo das “pedaladas”




Há exatamente um ano, o Senado aprovava o afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência da República. Naquele 31 de agosto, não importavam mais os argumentos usados para justificar a abertura, meses antes, do processo de impeachment pelo então presidente da Câmara dos Deputados, o hoje detento Eduardo Cunha.




Saiba mais...

Fumproarte acumula quatro anos de dívidas com grupos e artistas




Pela afirmação do governo não teremos Fumproarte este ano! Importante instrumento de financiamentos da cultura local, sequer pagará os projetos de anos anteriores pendentes. Sofia Cavedon.




A Cece irá convocar o secretário municipal da Fazenda para esclarecimentos sobre a falta de repasses




O gerente do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte) de Porto Alegre informou que o Município não repassa os valores para artistas e grupos de produção cultura dos beneficiados pelo fundo desde 2013. São quatro anos de dívidas.




Saiba mais...

Sofia fala em entrevista sobre o seu mandato






A vereadora Sofia Cavedon, líder da bancada do PT, participou na segunda-feira (28) do programa Jornal da Câmara, produzido pela TV Câmara, apresentando as ações do seu mandato em Porto Alegre.




Assista aqui a entrevista.

Aulas Cidadãs do Cpers




Desde o dia 17 de agosto que o Cpers realiza as Aulas Cidadãs, aprovadas em assembleia geral, que tem o objetivo levar informações sobre os ataques do governo Sartori contra a educação pública, prejudicando estudantes e educadores.




Assista e acompanhe. Acesse aqui.

Legado de Paulo Freire é lembrado no Seminário de Educação Popular na Lomba do Pinheiro




Aconteceu na Lomba do Pinheiro no final de semana que passou oSeminário de Educação Popular: Crianças, Jovens e Adultos e o legado de Paulo Freire. A atividade foi auto-organizada pelo coletivo de Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da Lomba do Pinheiro.




Cerca de 300 educadores participantes debateram a conjuntura educacional, os desafios na defesa da escola pública e popular, com destaque para as especificidades e a defesa da Educação de Jovens e Adultos. O mote do encontro foi os 20 anos da morte do educador pernambucano Paulo Freire, uma referência do pensamento crítico, dialógico e progressista.




Saiba mais...

Sobre assumir quem você é e mudar o mundo - Por Vanessa Gil






29 de Agosto - Dia da #VisibilidadeLésbica




A primeira coisa que você deve saber ao ler esse texto é que ele é um relato pessoal de como esse processo aconteceu comigo. Cada uma de nós vivencia de forma diversa. O fato é que sempre fui lésbica. Isso não impediu que me relacionasse com homens por muito tempo. Hoje, passados alguns anos, vejo isso como a ação da heteronormatividade na minha vida. No fundo eu sabia, mas crescemos numa sociedade onde ser hétero é a regra. ...




Continue lendo...

Taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo




Por Helena Martins/Agência Brasil




Apenas na última semana, foram registrados pelo menos cinco casos de mulheres assassinadas por seus companheiros ou ex-companheiros só em São Paulo. Dado alarmante que reflete a realidade do Brasil, país com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo.




Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher.




Saiba mais...

III Mostra do Teatro Glênio Peres irá até o dia 02 de Dezembro




Entrada gratuita! Veja na programação e agende-se - O ingresso tem que pegar antecipadamente, na semana que ocorrerá o espetáculo.




Nesta sexta e sábado - 01 e 02 de Setembro - estará se apresentando a Banda Poty Burch & Banda, com o show Casa. Haverá participações especiais de Thiago Ramil, João Ortácio e Nanda Rosmaniño (no dia 1º) e de João Gabriel Lehmann e Ian Ramil (no dia 2).




A Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres é uma iniciativa da vereadora Sofia Cavedon, construída com o Sindicato dos Artistas do RS (Sated), e instituída por Projeto de Resolução da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre.




Saiba mais...

Sofia visita o Estúdio Fly Áudio Produtora




A convite, a vereadora Sofia Cavedon visitou na quinta-feira (31), oEstúdio Fly Áudio Produtora, localizado no bairro Glória, na capital.




A Fly Áudio é uma empresa voltada para diversas atividades ligadas à produção de áudio: trilhas, locuções, cinema e TV, eventos, orientações e gravação de CDs e DVDs. Também estabelece parcerias com artistas, quando o estúdio se transforma em um laboratório criativo para que os músicos testem e registrem seu trabalho. Conforme a vereadora, “já formou muitos músicos e, literalmente, tira do bolso pra manter o povo na arte”.




Saiba mais...

Memórias, emoções e homenagem na instalação do Comitê Marco Aurélio Garcia




O PTRS instalou segunda-feira (28), em Porto Alegre, o Comitê Marco Aurélio Garcia de Relações Internacionais com uma homenagem repleta de histórias e emoções de quem conviveu e “aprendeu” com aquele que se tornou referência em política internacional e principal pilar da política externa do PT e dos governos Lula e Dilma.




O ato de lançamento do Comitê contou com presenças de vários companheiros que iniciaram a militância política, ainda na juventude, comMarco Aurélio Garcia, falecido recentemente.




Saiba mais...















Gabinete: Av. Loureiro da Silva, 255, Sala 211 - Centro Histórico

Porto Alegre/RS - Fone (51) 3220.4263




Jorn. Marta Resing - mandatosofiacavedon@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim