sábado, 2 de setembro de 2017

Santa Maria

Município de Santa Maria é beneficiado com programas estaduais

Promover ações de prevenção às enchentes e alagamentos, oferecendo suporte e apoio aos municípios, é um dos principais objetivos do Programa de Apoio Operacional desenvolvido pelo governo do Estado através da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP).  No município de Santa Maria, a população que reside na localidade da Invernadinha, distrito de Arroio Grande, será beneficiada com o trabalho de desassoreamento e limpeza dos cursos d'água.

Através do convênio assinado entre a SOP e a Prefeitura Municipal de Santa Maria, o município foi beneficiado com o empréstimo de uma escavadeira hidráulica. A máquina emprestada pelo estado já está desenvolvendo os trabalhos no distrito de Arroio Grande. O serviço é coordenado pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP-Desastres), beneficiando inicialmente a população que reside na zona rural do município. A ação contempla a remoção dos detritos, galhos de árvores e areia, que interferem no fluxo da água, provocando o assoreamento, o deslizamento das encostas e o consequente alagamento das áreas vizinhas.

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, destaca a importância do trabalho: "nosso maior compromisso é oportunizar as famílias segurança e o bem-estar, trabalhando de forma conjunta com a prefeitura no desenvolvimento de ações preventivas no combate às enchentes e alagamentos. Através do Programa de Apoio Operacional estamos auxiliando o município a garantir maior segurança para a população que mora próximo aos rios e arroios", destaca.

Perfuração de Poço Artesiano irá beneficiar 80 famílias

Na localidade de Santa Flora, a Secretaria de Obras em parceria com a Corsan concluiu a perfuração de poço artesiano que irá beneficiar 80 famílias da localidade. O secretário Fabiano Pereira visitou o local nesta sexta-feira (1º) e conversou com os moradores. “Água potável significa saúde e qualidade de vida. Ficamos satisfeitos por proporcionar este serviço à população de Santa Flora”, afirmou.

O Programa de Perfuração de Poços (PAP) foi criado há 36 anos, diante da falta de água potável ou insuficiência para abastecer comunidades do interior do Rio Grande do Sul e garantir que as comunidades rurais tenham distribuição desse bem essencial à vida.  Os poços artesianos passam por uma severa análise de qualidade da água, feita em laboratórios da Corsan. Após o resultado, são enviados laudos para as prefeituras, informando se o poço está liberado para uso ou não, conforme os resultados apresentados.


Créditos: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP
Créditos Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

-- 


Jean Patrick Hochmüller Maidana
Coordenador de Comunicação
Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação
51 3288.5608
51 8533.0642
Av. Borges de Medeiros, 1501 - 3º, 14º e 18º andar - Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim