quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Outras Palavras

Car@ amig@,

Há duas semanas, fizemos questão de informá-l@, em mensagem especial, sobre uma novidade. Outras Palavras preparava uma nova campanha para financiamento autônomo, por meio do programa Outros QuinhentosEla foi lançada alguns dias depois, em 25 de Agosto. Volto a escrever agora, para dar notícias dos primeiros resultados.
Eles são muito animadores. Nesse curto período, o número de leitores de Outras Palavras que contribuem com o site cresceu 7,8% – de 714 para 770. É um passo inicial, porém muito importante, para cumprir a meta que traçamos: chegar a 1400 participantes de Outros Quinhentos até o final do ano, para manter e ampliar nosso projeto editorial, sempre sem depender de empresas ou governos.
Avançou também, em paralelo, nossa primeira iniciativa em publicações impressas. A Era do Capital Improdutivolivro de Ladislau Dowbor que lançamos em agosto, tem repercussão intensa (1 2 3 4). Os primeiros lançamentos, em São Paulo (na casa onde está Outras Palavras) e Salvador, reuniram centenas de pessoas. Já há outros marcados para Belo Horizonte (em 8/9), PUC-SP (12/9), São Carlos-SP (em 14/9), Santo André-SP (em 4/10) e Fortaleza (em 31/10). A primeira edição, numerosa para padrões brasileiros (2,5 mil exemplares), em breve estará esgotada. O livro pode ser comprado nas principais livrarias de todas as capitais e pela internet (Outros Livros, Livraria Cultura, Livraria Travessa, Livraria da Folha e outras). Para propor lançamentos em outras cidades, basta escrever:outrosquinhentos@outraspalavras.net.
O êxito inicial nos estimula a levar adiante os planos de ampliação do trabalho. O primeiro diz respeito aos vídeos. Na semana passada, relançamos os programas de análise de conjuntura (1 2) e as entrevistas. Vamos produzi-los cada vez mais intensamente, até o fim do ano. É parte central de um esforço editorial e político. Outras Palavras caracteriza-se desde que surgiu, em 2010, por anunciar a possibilidade de uma nova cultura política. Diante da crise brasileira, pensamos que ela não deve figurar apenas como uma hipótese teórica distante, mas aparecer como saída concreta, como alternativa à onda conservadora. Ágeis, os vídeos de análise permitem intervir com rapidez sobre assuntos urgentes e polêmicos. Já as entrevistas pretendem contribuir para uma tarefa indispensável: a de construir, ao longo do tempo, um novo projeto de país.
A segunda iniciativa inovadora ainda está em fase de planejamento. Além dos textos de análise, que nos caracterizam, queremos produzir um coluna diária sobre fatos e debates atuais – a ser publicada em nosso Blog da Redação e enviada por email uma vez por dia, aos interessados. Outras Palavras orgulha-se de introduzir temas novos no debate político brasileiro, e de tratar outros assuntos com profundidade hoje ausente no jornalismo. Mas estes assuntos precisam ser acompanhados também em seus desdobramentos quotidianos, mesmo que na forma de notas mais breves. No futuro, o projeto prevê a formação de uma rede de autores – principalmente jovens – capaz de alimentar a coluna. Por trás dele, há uma teoria: nos tempos atuais, não é possível resgatar o jornalismo nas bases industriais do passado – mas, sim, a partir de redes de cidadãos que acompanham temas específicos, e que se dispõem a praticar a informação recíproca. Voltaremos ao tema, nas próximas mensagens.
Estes projetos exigem recursos – porém, módicos. Outras Palavras opta, conscientemente, por trabalhar com orçamento baixo. Nosso objetivo é chegar, ao final do ano, a R$ 24 mil mensais, todas as despesas incluídas. Para ter uma ideia: a média anual de publicidade da União destinada à TV Globo, nos governos de Lula e Dilma, seria suficiente para manter nosso trabalho até o ano 3555. Os dados mais recentes ainda não estão disponíveis, mas são imagináveis…
Nossa campanha de financiamento autônomo vai se estender até o final do ano. Será ótimo se pudermos contar com sua participação ativa. Se você ainda não faz parte de Outros Quinhentosé possível somar-se agora, com contribuições a partir de R$ 15 mensais – o preço de uma refeição muito simples, num restaurante popular nas capitais brasileiras. Caso já contribua, receba nosso agradecimento, e considere convidar um@ amig@. Oferecemos um estímulo simbólico: você receberá as mesmas contrapartidas que enviaremos ao novo apoiador, quando este ingressar em Outros Quinhentos.
É uma satisfação compartilhar nossos planos com quem nos acompanha há tempos. Será ainda melhor ouvir suas sugestões e críticas. A casa que nos abriga, em São Paulo, recebe cada vez mais eventos presenciais, em que se aprofundam os temas que tratamos editorialmente. Os próximos serão um debate sobre a presença das corporações alemãs no Brasil (com lançamento de livro a respeito), em 14/9; e, um dia antes, uma oficina sobre nova forma de ativismo: o dos “acionistas críticos” destas corporações.
Se você não está em São Paulo, será um prazer dialogar a distância. Ou, quem sabe, combinar uma atividade presencial em sua cidade. Precisamos dar este passo: os tempos exigem.



Forte abraço,

Antonio Martins
Editor de Outras Palavras

--
Antonio Martins
antonio@outraspalavras.net
antoniomartinsbrasil@gmail.com

(5511) 9 8401 6311
Skype: antoniomartins-brasil

"Outras Palavras"
Comunicação Compartilhada & Pós-Capitalismo
www.outraspalavras.net
(5511) 4117 9264
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim