Car@ amig@,
Há duas semanas, fizemos questão de informá-l@, em mensagem especial, sobre uma novidade. Outras Palavras preparava uma nova campanha para financiamento autônomo, por meio do programa Outros Quinhentos. Ela foi lançada alguns dias depois, em 25 de Agosto. Volto a escrever agora, para dar notícias dos primeiros resultados.
--
Eles são muito animadores. Nesse curto período, o número de leitores de Outras Palavras que contribuem com o site cresceu 7,8% – de 714 para 770. É um passo inicial, porém muito importante, para cumprir a meta que traçamos: chegar a 1400 participantes de Outros Quinhentos até o final do ano, para manter e ampliar nosso projeto editorial, sempre sem depender de empresas ou governos.
Avançou também, em paralelo, nossa primeira iniciativa em publicações impressas. A Era do Capital Improdutivo, o livro de Ladislau Dowbor que lançamos em agosto, tem repercussão intensa (1 2 3 4). Os primeiros lançamentos, em São Paulo (na casa onde está Outras Palavras) e Salvador, reuniram centenas de pessoas. Já há outros marcados para Belo Horizonte (em 8/9), PUC-SP (12/9), São Carlos-SP (em 14/9), Santo André-SP (em 4/10) e Fortaleza (em 31/10). A primeira edição, numerosa para padrões brasileiros (2,5 mil exemplares), em breve estará esgotada. O livro pode ser comprado nas principais livrarias de todas as capitais e pela internet (Outros Livros, Livraria Cultura, Livraria Travessa, Livraria da Folha e outras). Para propor lançamentos em outras cidades, basta escrever:outrosquinhentos@outraspalavras.net.
O êxito inicial nos estimula a levar adiante os planos de ampliação do trabalho. O primeiro diz respeito aos vídeos. Na semana passada, relançamos os programas de análise de conjuntura (1 2) e as entrevistas. Vamos produzi-los cada vez mais intensamente, até o fim do ano. É parte central de um esforço editorial e político. Outras Palavras caracteriza-se desde que surgiu, em 2010, por anunciar a possibilidade de uma nova cultura política. Diante da crise brasileira, pensamos que ela não deve figurar apenas como uma hipótese teórica distante, mas aparecer como saída concreta, como alternativa à onda conservadora. Ágeis, os vídeos de análise permitem intervir com rapidez sobre assuntos urgentes e polêmicos. Já as entrevistas pretendem contribuir para uma tarefa indispensável: a de construir, ao longo do tempo, um novo projeto de país.
A segunda iniciativa inovadora ainda está em fase de planejamento. Além dos textos de análise, que nos caracterizam, queremos produzir um coluna diária sobre fatos e debates atuais – a ser publicada em nosso Blog da Redação e enviada por email uma vez por dia, aos interessados. Outras Palavras orgulha-se de introduzir temas novos no debate político brasileiro, e de tratar outros assuntos com profundidade hoje ausente no jornalismo. Mas estes assuntos precisam ser acompanhados também em seus desdobramentos quotidianos, mesmo que na forma de notas mais breves. No futuro, o projeto prevê a formação de uma rede de autores – principalmente jovens – capaz de alimentar a coluna. Por trás dele, há uma teoria: nos tempos atuais, não é possível resgatar o jornalismo nas bases industriais do passado – mas, sim, a partir de redes de cidadãos que acompanham temas específicos, e que se dispõem a praticar a informação recíproca. Voltaremos ao tema, nas próximas mensagens.
Estes projetos exigem recursos – porém, módicos. Outras Palavras opta, conscientemente, por trabalhar com orçamento baixo. Nosso objetivo é chegar, ao final do ano, a R$ 24 mil mensais, todas as despesas incluídas. Para ter uma ideia: a média anual de publicidade da União destinada à TV Globo, nos governos de Lula e Dilma, seria suficiente para manter nosso trabalho até o ano 3555. Os dados mais recentes ainda não estão disponíveis, mas são imagináveis…
Nossa campanha de financiamento autônomo vai se estender até o final do ano. Será ótimo se pudermos contar com sua participação ativa. Se você ainda não faz parte de Outros Quinhentos, é possível somar-se agora, com contribuições a partir de R$ 15 mensais – o preço de uma refeição muito simples, num restaurante popular nas capitais brasileiras. Caso já contribua, receba nosso agradecimento, e considere convidar um@ amig@. Oferecemos um estímulo simbólico: você receberá as mesmas contrapartidas que enviaremos ao novo apoiador, quando este ingressar em Outros Quinhentos.
É uma satisfação compartilhar nossos planos com quem nos acompanha há tempos. Será ainda melhor ouvir suas sugestões e críticas. A casa que nos abriga, em São Paulo, recebe cada vez mais eventos presenciais, em que se aprofundam os temas que tratamos editorialmente. Os próximos serão um debate sobre a presença das corporações alemãs no Brasil (com lançamento de livro a respeito), em 14/9; e, um dia antes, uma oficina sobre nova forma de ativismo: o dos “acionistas críticos” destas corporações.
Se você não está em São Paulo, será um prazer dialogar a distância. Ou, quem sabe, combinar uma atividade presencial em sua cidade. Precisamos dar este passo: os tempos exigem.
Forte abraço,
Antonio Martins
Editor de Outras Palavras
Editor de Outras Palavras
--
Antonio Martins
antonio@outraspalavras.net
antoniomartinsbrasil@gmail.com
(5511) 9 8401 6311
Skype: antoniomartins-brasil
"Outras Palavras"
Comunicação Compartilhada & Pós-Capitalismo
www.outraspalavras.net
antonio@outraspalavras.net
antoniomartinsbrasil@gmail.com
(5511) 9 8401 6311
Skype: antoniomartins-brasil
"Outras Palavras"
Comunicação Compartilhada & Pós-Capitalismo
www.outraspalavras.net
(5511) 4117 9264
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sim