segunda-feira, 26 de junho de 2017

Outras Palavras



​​


Boletim 827 - 23/6/2017



SELEÇÃO: O MELHOR DA SEMANA EM OUTRAS PALAVRAS


E o exército americano chegará à Amazônia?Governo faz convite inédito a Washington para exercícios militares na região. Setores das forças armadas brasileiras resistem. Mas Temer tem planos vastos de "integração" com os EUA. Por Raúl Zibechi (Publicado em 19/6) (Outras Palavras)

A política externa do nada
Incapazes de articular qualquer ideia de projeção do Brasil no mundo, chanceleres de Temer limitam-se a balbuciar discurso ideológico pró-EUA, pró-globalização e anti-Venezuela. Por Igor Fuser (Publicado em 22/6) (Outras Palavras)

Especial: os anos de chumbo da igreja católica
Resgate de uma história ocultada. Como o papa João Paulo II perseguiu, censurou ou humilhou religiosos e teólogos não alinhados com o conservadorismo. As alianças com a CIA e ditadores (na foto, Pinochet). O acobertamento da corrupção no Vaticano. Por Mauro Lopes(Publicado em 22/6) (Caminho pra Casa)

Pré-Sal: como favorecer as transnacionais
Primeiro, governo eliminou direito de a Petrobras explorar os campos que descobriu. Agora, estabelece cronograma de leilões que afasta a empresa brasileira. Por Verônica Couto, no SOS Brasil Soberano (Publicado em 21/6) (Outras Mídias)

Portugal: as causas ocultas do mega-incêndio
Um naturalista português explica: florestas foram substituídas por eucaliptos; e o campo desumanizou-se em favor da monocultura. Como isso tornou a tragédia inevitável? Por Jorge Paiva (Publicado em 20/6) (Outras Palavras)

Karl Marx, quem diria, já pode voltar
Desigualdade brutal e ataque aos direitos sociais levam até os liberais ilustrados a reconhecer certas teses do filósofo. Mas como atualizá-las, para transformar o mundo de hoje? Por Vicenç Navarro (Publicado em 24/6)
(Outras Palavras)

A Economia Política e o grande salto atrás
Os banqueiros dominam a produção, controlam os palácios, não pagam impostos. As sociedades tornam-se impotentes. A democracia reduz-se a ficção. Diante da crise da modernidade, o neoliberalismo propõe marcha-a-ré. Por Luis Casado (Publicado em 22/6) (Outras Palavras)

Temer esgota-se – e o “mercado” trama algo pior
Diante de naufrágio do governo, economistas como Marcos Lisboa e instituições com o Insper pedem o desmonte total do setor público (na imagem, Lisboa num seminário entre banqueiros e grandes empresários). Por Paulo Kliass, na Carta Maior (Publicado em 22/6) (Outras Mídias)

Heresia: o México cogita ressuscitar seus rios
Ativistas projetam desenterrar águas canalizadas, substituir automóvel por transporte público e tornar aprazível uma das maiores cidades do mundo. Cenário atual é idêntico ao das metrópoles brasileiras. Por Beatriz Montesanti, no Nexo (Publicado em 23/6) (Outras Mídias)

"Wetiko”, a grande doença psíquica do Ocidente?
O que algumas culturas indígenas norte-americanas têm a dizer sobre a compulsão pelo poder, pelo sobreconsumo e pela depredação da natureza. Por Pijamasurf (Publicado em 19/6) (Outras Palavras)

Em busca da comunidade futura
O senso coletivo, que caracterizava a condição operária nos séculos XIX e XX, esvaziou-se. É preciso buscar outros pertencimentos -- e talvez eles se baseiem no que pretendemos que o mundo seja. Por Nuno Ramos de Almeida (Publicado em 19/6) (Outras Palavras)

Para retomar o projeto da Reforma Urbana
Esquecido também nos anos do lulismo e oprimido pela especulação imobiliária, ele pode ressurgir nas ocupações, nos coletivos que exigem cidades sem cercas e nas universidades, diz pesquisador. Pedro Arantes, entrevistado por Patrícia Fachin, no IHU Online(Publicado em 23/6) (Outras Mídias)

O totalitarismo primitivo da “Escola sem Partido”
Delação de professores. Interrogatórios. Caça às bruxas. Imposição de "verdades" oficiais nos EUA, durante período macarthista, revela os riscos que Brasil agora corre. Por Cynara Menezes, na Socialista Morena (Publicado em 21/6) (Outras Mídias)

Bolsonaro, a dimensão colonial
Apoio dos mais ricos ao deputado revela como estão presentes, entre as elites, ideias de opressão dos pobres, submissão ao estrangeiro branco e predação da natureza. Por Joaquim Alves da Silva Jr (Publicado em 18/6) (Outras Palavras)

--

Boletim de atualização do site Outras Palavras. Somos copyleft: a reprodução de todo o material publicado é bem-vinda e sem ônus mercantil, desde que citada a fonte. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim