quinta-feira, 4 de maio de 2017

Outras Palavras






Boletim de atualização - Nº 803 - 1º/5/2017



Trump a caminho da guerra nuclear?
Noam Chomsky alerta: EUA desprezam todas as chances de acordo, em conflitos globais explosivos. Que loucura fará o presidente, quando seu capital político se esgotar? Entrevista a Dan Falcone (Outras Palavras)

O que o 1º de Maio pode ensinar à nova cultura política
No final do século XIX, nos Estados Unidos, anarquistas, sindicatos embrionários e jornalistas contra-hegemônicos lutaram pela jornada de 8 horas. Os líderes foram enforcados, mas a vitória repercute ainda hoje -- e diz algo sobre as lutas futuras. Por Altamiro Borges, em seu blog (Outras Mídias)

Jagunços massacram indígenas no MA. Polícia assiste
Ataque ocorreu no domingo, quando terminava protesto. Vários índios baleados e esfaqueados: dois tiveram mãos decepadas. PMs omitiram-se. Parlamentar ligado aos Sarney envolvido. Informações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) (Blog da Redação)

A Greve Geral brasileira tem presos políticos

Juraci Alves dos Santos, Luciano Antonio Firmino e Ricardo Rodrigues continuam em distrito policial e podem ser enviados a presídio, pelo "crime" de convocar para protestos. Uma nota do MTST (Blog da Redação)

Ensino, domesticação e desigualdade
"Reforma" do ensino médio de Temer pode basear-se em Bernard de Mandeville. Era este filósofo, inspirador de Adam Smith e Friedrich Hayek, que recomendava apartar os pobres dos desejos -- e limitá-los a sua "missão". Por José Ruy Lozano (Outras Palavras)

Luta de classes, século XXI
Zygmunt Bauman avisou, apoiando-se em Gramsci: a democracia torna-se cada vez mais oca, quando a aristocracia financeira impõe seu poder e resta à sociedade participar de eleições cosméticas. Por Gustavo Henrique Freire Barbosa (Outras Palavras)

Para conhecer sem mitos o passado da Amazônia
Avançam as pesquisas que revelam existência de distintas civilizações, antes da colonização europeia. É uma pena que o "jornalismo" romantize estes estudos. Por Marc Dourojeanni, no O Eco (Outras Mídias)


Belchior morre aos 70, mais atual que nunca
Canções do compositor cearense debateram, desde os anos 1970, a alienação, as relações mercantis e a própria indústria cultural. Mas alguns procuraram enquadrá-lo como apenas um rapaz romântico. Por Alberto Sartorelli (Outras Palavras)

Coração selvagem em geografia impossível
Belchior queria o que a alma deseja, ainda que não encontrasse a alma nas coisas. Perder-se no mundo foi o único jeito de se encontrar. Por Juliana Magalhães (Outras Palavras)

Belchior, um de nós
Para cantar sua aldeia colocava-se fora dela. Queria enxergá-la – não pintá-la como “exótica”. E interpelava-nos não porque fosse diferente, mas por ser igual. Por Fran Alavina (Outras Palavras)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim