quarta-feira, 1 de março de 2017

Sistema de Gestão

Sistema de Gestão de Obras garante maior transparência nas ações da SOP
A excelência na prestação de serviços, no acompanhamento e na fiscalização de obras públicas no estado do Rio Grande do Sul, tem sido uma das principais prioridades do Governo do Estado.
Diante da necessidade de implementar novas ferramentas de gestão pública, a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação vem desenvolvendo e aprimorando o Sistema de Gestão de Obras (SGO), uma importante ferramenta desenvolvida em parceria com a  Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul - PROCERGS.
O SGO tem como principal objetivo dinamizar as ações desenvolvidas pelas secretarias, na tramitação e acompanhamento dos projetos e obras no Estado, de forma ampla e rápida, diminuindo os trâmites e demandas que atualmente chegam à Secretaria, sem que estejam nas devidas condições de execução. As demandas inseridas no sistema devem apresentar as dotações orçamentárias e outras informações mínimas estabelecidas para a execução do projeto e obra. Desta forma, permitindo a otimização dos recursos humanos da Secretaria de Obras alocados no atendimento das demandas que efetivamente tem condições de execução.
A partir do entendimento de sua importância, o governo definiu o sistema como um projeto estratégico e foi designado um Gerente, o arquiteto Odir Baccarin. No início de 2016, foi montada uma equipe de servidores da SOP focada exclusivamente no desenvolvimento e aprimoramento do sistema.
A partir de fevereiro de 2017, todas as demandas de Autonomia Financeira e de obras planejadas (não emergenciais) oriundas da Secretaria de Educação passam a ser gerenciadas pelo sistema, que já atendia suas obras emergenciais desde 2013.
O Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, destacou a importância do sistema para o desenvolvimento do estado. “O poder público tem a obrigação e a necessidade de buscar novas ferramentas para qualificar e tornar ágil os serviços desenvolvidos à sociedade. O SGO é um dos carros chefes dessa nova visão de eficiência do governo, um sistema que possibilita o acompanhamento das Obras Públicas no estado, maximizando as ações e oportunizando a troca de informações entre os órgãos da administração pública”, destacou o secretário.
O Gerente do Projeto SGO, arq. Odir Baccarin avalia a importância do sistema para a eficiência do serviço público. “O sistema foi desenvolvido para automatizar o processo de gerenciamento e acompanhamento dos serviços e projetos realizados pela secretaria. O surgimento de novas ferramentas na administração pública é essencial para a prestação de serviços de excelência. O Sistema de Gestão de Obras vem sendo aprimorado gradativamente, tornando-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento das ações e controle da eficiência pública”, destacou o gerente.
Após a implementação do módulo de obras emergenciais do sistema notou-se uma significativa economia de recursos financeiros nos projetos e ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, tornando o planejamento e a execução das ações eficientes e menos oneroso ao erário público.
O projeto SGO é desenvolvido em parceria com a PROCERGS, contando com o gerenciamento da Secretaria de Obras e a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado - CAGE e da Secretaria Estadual de Educação.
A coordenação do Grupo de Trabalho que acompanha o desenvolvimento e implantação do Sistema é da CAGE, através de seu servidor Vitor Grassi. O Projeto Estratégico da SOP tem como Gerente o arquiteto Odir Baccarin e como Consultor Técnico o Eng. Ricardo Todeschini. A Equipe de Desenvolvimento, Implantação e Manutenção do sistema é formada pelos arquitetos Felipe Reck, Paula de Moraes Lopes e Vinícius Piccini. A equipe é responsável pela interação com a PROCERGS, definindo e detalhando as regras de negócio e as funcionalidades que são implementadas no sistema, além de realizar capacitação dos servidores da SOP e permanente suporte aos usuários.
Em 2017, após o projeto-piloto na Secretaria de Educação, o sistema será adaptado para permitir a gradativa implantação nas Secretarias de Segurança Pública, Saúde e Agricultura, e posteriormente demais órgãos da Administração Direta. 


Créditos: Jean P. H. Maidana /ASCOM SOP
--
 

Jean Patrick Hochmüller Maidana
Coordenador de Comunicação
Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação
51 3288.5608
51 8533.0642
Av. Borges de Medeiros, 1501 - 3º, 14º e 18º andar - Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim