quinta-feira, 30 de março de 2017

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 785 - 22/3/2017



​Revolução russa:assim tudo começou

Reconstituição histórica: como foram as semanas frenéticas que levaram, há cem anos, ao colapso do poder burguês na Rússia e ao primeiro governo anticapitalista da História.
Por Eduardo Mancuso (Outras Palavras)

Como se constroi a nova Guerra Fria
Por meio da OTAN, EUA ampliam presença militar na fronteira com a Rússia e instalam sistema de mísseis que pode lhes dar supremacia nuclear. Moscou reage. Por Dani Melo (Terra em Transe)

Friboi, BRF e a “ética” do livre mercado prevista por Marx
No século XIX, velho barbudo já dizia: quem não se opõe à acumulação desenfreada do capitalismo não tem qualquer autoridade para criticar o escândalo das carnes. Por Gustavo Henrique Freire Barbosa (Outras Palavras)

Outra Agricultura é possível: o arroz orgânico do MST
Na semana em que o país chocou-se com as fraudes do agronegócio, assentamentos gaúchos iniciam colheira recorde e confirmam viabilidade de novo modelo agrícola. Por Marco Weissheimer, no Sul21 (Outras Mídias)

“Carne fraca” revela PF autoritária, primitiva e escandalosa
Na operação que eletrizou o país, sobram prisões arbitrárias e alarde. Mas faltam perícias e investigação real. De tão pífia, ação acabará absolvendo agronegócio. Por Roberto Tardelli, no Justificando (Outras Mídias)

Petrobras: é hora de rever o desmonte
Crescem as ações da sociedade civil contra entrega do petróleo brasileiro. Justiça já aceita algumas. E futuro governo terá de dizer se acata ou reveter atos de Temer. Por Paulo Metri, em seu blog (Outras Mídias)

São Francisco: transposição para que(m)?
Dois governos disputam a obra. Mas para ser eficaz e não causar desastres ambientais e sociais, ela depende de recuperação rio -- além de uma reforma agrária. Por Gustavo Noronha, no Brasil Debate (Outras Mídias)

CNBB: a favor de Francisco, porém…
Presidente da conferência dos bispos brasileiros diz apoiar o Papa, mas evita criticar os setores da Igreja que sabotam ideias do pontífice. Por Mauro Lopes (Caminho pra Casa)

Do luto à luta: pelo fim do transfemicídio
Há algo em comum entre os assassinatos de mulheres e os de transexuais, travestis e bichas – que sucumbem por performatizarem o feminino. Para certos machos, estamos todas condenadas a padecer no paraíso. Por Berenice Bento (Outras Palavras)

Em Era o Hotel Cambridge, a maloca moderna
Filme de Carla Caffé atualiza crônica genial de Adoniran Barbosa, ao narrar mundo das ocupações de edifícios em SP e o cosmopolitismo plebeu de seus protagonistas. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)

Cineclube das Outras: para conhecer e debater o cinema feminista
Inaugura-se nesta quinta, 23, um espaço de diálogo e reflexão sobre o universo feminino através da exuberante produção audiovisual de mulheres. Por Inês Castilho e Lívia Almendary  (Outras Palavras)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim