quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 726 - 1º/11/2016



Bullying, retrato de um sistema doente
Novo livro sugere: fenômeno não é distúrbio psíquico. Quem o pratica reproduz, na vida privada, as lógicas de competição violenta da sociedade em que estamos mergulhados. Por Mark Karlin (Outras Palavras)
Brasil: ainda estão rolando os dados
Passadas as eleições, toda a velha mídia diz que uma página foi virada, com a vitória dos liberais e conservadores. Veja o que há por trás desta análise apressada. Texto: Antonio Martins | Edição de vídeo: Gabriela Leite (Blog da Redação)
SUS: o ataque final?
Criado no ímpeto da vitória contra a ditadura, sistema viveu três anos gloriosos. Depois, foi encostado às cordas. Fase  lulista não o socorreu. Temer tenta inviabilizá-lo, em benefício dos planos privados. Por Reinaldo Guimarães, no site do Cebes (Outras Mídias)

Ideias para retomar a autonomia
"Além do PT", que será lançado amanhã, argumenta que, ao ocupar poder, esquerda afastou-se dos dramas e lutas da população. Também sugere: forças populares precisam fortaleçam lutas contrárias à ordem. Por Tadeu Breda (Blog da Redação)

História: há 94 anos, a marcha de Mussolini sobre Roma
Memória de outros tempos difíceis: em 29 de outubro de 1922, em meio à crise e diante da hesitação dos liberais italianos, formava-se o primeiro governo fascista na Europa. Por Dirk Kaufmann, no DW (Outras Mídias)

O delito de viverA necessidade da mudança e a incapacidade de mudar instalam-se na mente das pessoas como forças típicas da modernidade. Neste dilema, a arte ocidental se faz justamente pelo inconformismo. Talvez já nem acredite em salvação, mas irá até o fim atrás dela. Ensaio de Ronaldo Lima Lins (Outras Palavras)

A derrota da felicidade
Por que ela, vista pela primeira vez como um ideal coletivo pela Revolução Francesa, engendrou guerra e a morte? E como, ainda assim, há -- na política e na arte -- aqueles que não se conformam? Por Claudia Amorim (Outras Palavras)

Jacques e a Revolução: os que mandam e os que obedecem
“Quem é mais digno de pena? O que bate ou o que apanha?”… A pergunta ecoa pela peça, que contrapõe criados e patrões, maridos autoritários e mulheres “domesticadas”, a subordinação e o pensar libertário. Por Wagner Correa de Araújo (Outras Palavras)

JazznosFundos e JazzB já são da família Outros QuinhentosInauguramos a nova parceria com um sorteio de dois convites para show de jazz, nesta sexta-feira 4/11 — o regalo é para membros que financiam Outras Palavras. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)

--Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim