sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 713 - 11/10/2016


Wallerstein: como deter a virada à direita?
Crise do capitalismo produz pobreza e dissidências ultra-conservadoras. Para vencê-las, central não é o poder de Estado, mas multiplicar nova organização a partir da base. Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

Vídeo: Convite à desconstrução da PEC-241
Governo venceu primeira batalha para aprovar congelamento dos gastos públicos. Mas um mergulho no Orçamento da República desmente, uma a uma, suas teses. País não está quebrado. Gasto social cresceu, mas ainda é reduzido. PEC tira da Educação e Saúde, mas poupa os milionários. Por Antonio Martins e Gabriela Leite (edição de vídeo) (Blog da Redação)

Secundaristas: a potência das novas ocupações
Em quatro Estados, dezenas de escolas ocupadas contra a Medida Provisória-746. Estudantes afirmam: Reforma do Ensino é necessária, mas deve ter sentido transformador, oposto ao pretendido pelo governo. Por Maíra Mathias (Outras Palavras)

A ameaça dos acordos-vampiros
Num encontro em Montevidéu, movimentos sociais da América Latina debatem meios de enfrentar os acordos de "livre" comércio -- o próximo ponto da agenda conservadora na região. Por Daniel Santini (Outras Palavras)

Por trás de João Dória, o controvertido Washinton Cinel
Como um empresário associado ao novo prefeito de S.Paulo firmou contratos multimilionários de terceirização com o governo Alckmin. As relações com Capez, acusado na Máfia da Merenda. O estranho convite a Sérgio Moro. Por Luis Nassif, no GGN (Outras Mídias)

Bela, recatada e do lar: um projeto

Basta analisar a cobertura da velha mídia ao primeiro discurso de Marcela Temer para perceber: está em curso um movimento para colocar mulheres, negros e homossexuais "em seu lugar" -- ainda que haja beijos gay nas novelas. Por Mauro Lopes (Blog da Redação)

Como o Yahoo viola os seus emails
Ex-funcionários denunciam: empresa invade e vasculha contas de usuários para atender pedidos da NSA. Questionado, Yahoo confirma, implicitamente, que "cumpre as leis dos Estados Unidos". Por Altamiro Borges, em seu blog (Outras Mídias)

Visita a Guimarães Rosa, regada a finas cachaças
Uma viagem à história, ao ambiente natural e aos grupos de brasileiros que povoaram o palco regional de Sagarana, no 70º aniversário da obra. Por Mauricio Ayer (Outras Palavras)

A luta dos Guarani de São Paulo em quadrinhos
HQ resgata protesto de jovem guarani durante a abertura da Copa do Mundo no Itaquerão para contar a história recente da resistência indígena dentro da maior metrópole sul-americana. Por Tadeu Breda (Blog da Redação)

--Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim