domingo, 22 de maio de 2016

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 655 - 21/5/2016



Governo Temer: o plano oculto
Publicada quase em sigilo, a MP-727 privatiza tudo – Petrobras, BB, seviços públicos – e converte interesses dos compradores em “prioridade nacional”, capaz de atropelar direitos sociais e ambiente. Por Alessandra Cardoso (Outras Palavras)

Boulos: vai ser “na marra”?
Autor do programa do vice admitiu: proposta "não foi feita para enfrentar o voto popular". Mas quando instituições afrontam sociedade, as ruas costumam falar. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

Por que a Cultura incomoda
Universo da Cultura é diverso, potente, colaborativo, horizontal. Mas elite não comprende -- por ser arcaica, cafona, obtusa, bocó. Para ela e seus cordeiros, o criativo incomoda. Por Jéferson Assumção (Outras Palavras)

França enfrenta a contra-reforma trabalhista
Sindicatos e estudantes ampliam greves, manifestações e bloqueios. Agora, 70% da população rechaçam proposta do governo Hollande. Mas presidente não recua e tenta aprovar medidas por decreto. Por Carlos Yárnoz, no El País (Outras Mídias)

O general de Temer rejeita a Comissão da Verdade
Ministro Sérgio Etchegoyen, que controlará Abin, vê comissão como "patética" e "leviana", por ter relatado ligações de seu pai e tio com repressão e tortura. Por Marco Weissheimer, no Sul21 (Outras Mídias)Há dez anos, Maio de sangue em São PauloRetrospecto da semana em que, após ataques do PCC, policiais militares revidaram, matando centenas de jovens. Vasta maioria não tinha envolvimento com crime. Pagaram por ser pobres. Por Camilo Rocha, Murilo Roncolato e Rodolfo Almeida, no Nexo (Outras Mídias)

No Brasil exuberante, as marcas da maldade
Em exposição provocadora, fotógrafo relaciona os grandes cartões postais do país à violência cometida pela ditadura pós-64. Acabou? Pergunte aos Amarildos. Por Patricia Cornils (Blog da Redação)

Desde o asfalto, novas subjetividades em formação
Uma crônica de certas ações contra o golpe -- e um palpite sobre a necessidade de rever programas, formas de luta e protagonismos sociais, para criar uma nova esquerda. Por Inês Castilho (Blog da Redação)

A urgência das hortas urbanas
Ao cultivar comida em espaços antes "mortos", hortelões congregam pessoas, geram identidade comum e reverenciam alimento como fonte de saúde e soberania. Por Andre Ruoppolo Biazoti (Blog da Redação)

Em Filhos do Rio Mar, caminho para enxergar a Amazônia
Letícia Freire expõe, em S.Paulo, imagens de comunidade ameaçada. Exposição -- que retrata, além dos clichês, ribeirinhos e sua relação com rio, propõe visita guiada e rodas de conversa. Por Gabriela Leite (Blog da Redação)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim