Espetáculo construído a partir de depoimentos e notícias sobre crimes contra homossexuais

A partir dessas inquietações urgentes o Coletivo Cultural Sankofa criou o espetáculo “Já nascemos mortos”, que segue  temporada no mês de fevereiro em Santo André.
Com a concepção e direção de Anderson Maciel, “Já nascemos mortos” parte da hipótese real de que homossexuais já nascem com sua sentença de morte anunciada, simplesmente por serem o que são. Nesta perspectiva, a institucionalização da homofobia é legitimada diariamente pela família, escola e Estado. “Quando nos calamos para o apedrejamento, para o gatilho puxado, para a paulada, escolhemos um lado mesmo que não seja feito pelas nossas mãos”, dispara Anderson Maciel, que, para chegar ao resultado deste espetáculo baseou-se em notícias de crimes homofóbicos e 20 depoimentos que deram voz a familiares de vítimas que puderam contar suas histórias de perda. Para estas entrevistas o Coletivo Sankofa ganhou o apoio do grupo “Mães pela Igualdade”, que reúne mães de várias partes do Brasil que lutam contra a discriminação, violência e homofobia.
Coreografias desfilam situações de personagens reais
As coreografias e os textos têm a intenção de apresentar corpos sentenciados. Neste caso, tanto o texto como a dança propriamente dita, conduzem o público à comoção e cumplicidade com essas mortes. O grupo trabalhou dentro da estética da dramaturgia do movimento – a potência do corpo em cena – de uma forma que os textos não tenham peso explicativo. As entrevistas realizadas pelo coletivo transformaram-se em uma dramaturgia confessional, como a história de uma criança que teve o pescoço apertado pelo próprio pai que não o aceitava diante de uma frase-sentença: “ Você vai aprende a ser homem! ”. “Já nascemos mortos” conta alguns destes casos que vão aos poucos misturando-se ou seguindo isoladas no percurso do espetáculo.


Ficha Técnica

Concepção e Direção: Anderson Maciel 
Intérpretes Criadores: Carol Pitzer, Davi Scorzato, Jonas Bueno, Orlando Sousa, Rodrigo Mar e Tata Ribeiro
Textos: O Coletivo Preparação de Elenco: Adriano Mota 
Figurinos e Cenografia: Marcia Novais e Sissa de Oliveira 
Trilha Sonora: Uelinton Seixas
Desenho de Luz: Betto Severo  
Fotografia: Sissa Oliveira e Orlando de Souza


SERVIÇO:
Já nascemos mortos... 
Dias: 26 e 27 de fevereiro de 2016, às 21h.
Local: Gambalaia Espaço de Artes
Rua: Das Monções, nº 1018, Jardim – Santo André/SP.  
Ingresso: 20,00 - Inteira
Informações: (11) 98358-6607  - 
https://ccsankofa.wordpress.com

-- 
Att.
Coletivo Cultural Sankofa
(11) 98358-6607 / (11) 99554-3332
Instagram: @coletivoculturalsankofa


"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância."
Simone de Beauvoir