quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Outras Palavras

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 581 - 13/11/2015




Resistência palestina: agora, no coração de Israel
Quem são os jovens “árabes israelenses”, que se levantaram mesmo sem liderança política. As chances de uma “3ª Intifada”. Por que Telaviv perdeu o rumo. Por Elisabeth Marteu (Outras Palavras)

Outros Quinhentos-2016 está no ar
Começa nossa campanha para financiar, de forma autônoma, jornalismo de profundidade. Por que ela é essencial. Quais as novidades. De que modo participar. Por 
Antonio Martins (Outros Quinhentos)

Dois textos essenciais sobre a tragédia de Mariana (1 2)
Pesquisa de Alceu Castilho revela: em busca de proteção política, Vale/Samarco multiplicaram investimento em campanhas eleitorais. PMDB de Cunha foi o mais beneficiado -- porque controla área mineral do governo Dilma. Por Alceu Castilho (Blog do Alceu Castilho)

SP: ocupadas seis escolas que governo quer fechar
Adolescentes resistem às pressões da PM e organizam autonomamente cozinha e limpeza. Movimento protesta contra "reorganização" que fecha colégios e segrega alunos da periferia. Por Caio Zinet, no Centro de Referência em Educação Integral (Outras Mídias)

A situação colonial, ou a Arrogância do Colonizador

Desprezo pelo Outro marca visão eurocêntrica há séculos. Mas Vargas Llosa alfineta: "A forma mais insidiosa de arrogância, a arrogância silenciosa, Casement a encontrou (...) no coração financeiro de Londres". Por Maria Stella Bresciani, na série Ensaios sobre a Arrogância (Outras Palavras)

A presença colorida do feminismo negro
Com rodas de samba, saraus, plenárias e manifestações, pretas costuram amplas alianças e, recordando Zumbi e Lélia Gonzalez, preparam-se para desaguar sua força em Brasília. Por Inês Castilho (Blog)

Direito às Cidades: a importância central do caminhar
Teoria e Prática: seminário em São Paulo oferece oficinas, debates e palestras sobre modo de locomoção que permite interar-se com metrópoles e seus habitantes. Programação inclui caminhadas, exposições e música. No Aprendiz (Outras Mídias)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
 

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim