Kátia Abreu na Ásia, entre mármores, lustres e tapete “feito por mil mulheres”
Ministra da Agricultura está desde o dia 7 em missão comercial pelo Brasil; confira algumas impressões de viagem da dama de ferro do agronegócio
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), está desde o dia 7 em viagem pela Ásia. Começou na Arábia Saudita, passou pelos Emirados Árabes Unidos, pela Índia e foi – não é a primeira vez – para a China. O perfil dela no Twitter, “Ministra Kátia Abreu” (@KatiaAbreu), é bastante ilustrativo de suas preocupações nestes dez dias. Inúmeras fotos da missão comercial brasileira, das visitas a lugares turísticos (alguns, nababescos), um único comentário sobre o atentado em Paris. Sobre Mariana (MG), silêncio. Segue um resumo.
- 6 de novembro. Ela chega em Brasília e posta: “Chegamos em BSB agora vindo de Maceió. Amanhã à tarde embarco com comitiva para a Arábia Saudita”. (Com foto de um prato de sopa. No dia anterior a barragem em Mariana já fora rompida, um povoado soterrado. A ministra não comenta.)
- 6 de novembro. “Vamos conquistar mercados para o Brasil agro”.
- 6 de novembro. “Nas crises muitos veem oportunidades para crescer. A foto do Brasil hoje pode não estar a mais bonita mas o filme completo é lindo. Vamos à luta”.
- 7 de novembro. “No aeroporto em Guarulhos lojinha vendendo colares de sementes, com palha de Buriti e Capim Dourado do Tocantins”. (Com foto, abaixo.)
- 7 de novembro. Arábia Saudita. “Assinatura do fim do embargo Saudita à carne bovina do Brasil. Desde 2013 não vendíamos carne para aquele país”.
- 7 de novembro. “Poderemos vender 50.000 toneladas no valor de 170 milhões de dólares”. (Fotos com autoridades árabes.)
- 9 de novembro. “Família Al Aminaged! Grandes compradores de alimentos do Brasil. Os maiores do mundo Árabe. Empresa familiar”. (Fotos com a família.)
- 10 de novembro. Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. (Inúmeras fotos dos prédios da cidade.)
- 11 de novembro. “Não dá pra sair sem a Abaia e o lenço no cabelo. Em eventos oficiais não precisa do lenço mas Abaia sim”. (Foto abaixo.)
- 11 de novembro. “Chegamos agora da visita à fábrica da BRF (indústria de abate e processamento de frangos) em Dubai. Anúncio de ampliação da fábrica”.
- 11 de novembro. Visita à Grande Mesquita. Vários posts. “Simplesmente espetacular”. “Tem 1.000 colunas!” “O pátio externo tem 17.000 m2 de mármore branco com flores de várias cores e de vários países”. “Nunca vi nada igual”.(Várias fotos. Uma delas é a que abre este texto.)
- 11 de novembro. “Este mármore azul é o mais raro e veio da Bahia”. (Foto abaixo. Mais muitas fotos. “Flores de mármore de várias cores e países”.).
- 14 de novembro. Nova Delhi, Índia. “10% da população da Índia é Muçulmana e come carne bovina. São 120 milhões de indianos. Grande mercado para o Brasil”.
- 15 de novembro. “Solidariedade aos franceses neste momento de dor. Não podemos aceitar esta violência. Difícil tentar compreender. Não existe justificativa”.
- 15 de novembro. “A Net está super lenta e não consigo enviar a fotos do Taj Mahal”.
- 16 de novembro. “A Índia importa 10 milhões de toneladas de lentilhas, grão de bico e outras poucas. Não importam nada do Brasil. Mas agora vão!” (Muitas fotos. É domingo, e ela consegue registrar o Taj Mahal.).
- 16 de novembro. “Encontro em Nova Delhi com o setor privado hoje”.
- 16 de novembro. “Ganhei um Sari vermelho do amigo Peter Hassan. Tinha lido no passado um livro sobre Sonia Gandhi (O Sari Vermelho)”.
- 16 de novembro. Ela sobe fotos que não conseguira subir. Da Índia e do mundo árabe. (Abaixo, a ministra com autoridades de Abu Dahbi, com logo da empresa brasileira ao fundo.)
- Mais fotos de Abu Dahbi. A mesquita. “Muito luxo e beleza!”
- “Lustre central tem 7000 cristais e pesa 18.000 kg”.
- “Salão interno tem o maior tapete do mundo. Foi feito a mão por 1000 mulheres e levou 2 anos para ficar pronto”.
.
.
E que venha a China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sim