sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 de Novembro em Vacaria RS






Imagens: Google



Hoje tem vários eventos em todo o Brasil das comemorações do dia Nacional da Consciência Negra nem no Governo Federal do PT dito apoiadores dos movimentos sociais a data não se tornou feirado nacional.
Eu tive uma militância interna no Movimento Negro quando jovem, hoje estamos fora dessa luta, devido há muita gente negra desonesta que visa somente os cargos políticos e chegam lá e nada fazem pelos negros, a negrada petista que fique bem claro. Hoje a única liderança que temos a nível nacional é o Senador Paulo Paim que não é oriundo do Movimento Negro, fez e faz muita coisa pela causa negra, que muitos parlamentares ditos do movimento nada fizeram.
Em Vacaria ficou um vácuo na luta racial com encerramento das atividades do Movimento Negro Unificado Seção de Vacaria -RS e com o falecimento da antiga Coordenadora da entidade, que infelizmente se achava a dona da organização e não formou novas lideranças e os que ficaram não tiveram interesse de tocar a luta em nossa cidade. Aliás eles tem mais condições que na nossa época, hoje se tem a internet e várias ferramentas de agilizar ideias e opiniões.
Apesar do Jornal Negritude ter sido criado do racha com a minha pessoa com o MNU-Movimento Negro Unificado o qual fui Coordenador Estadual, o nosso veículo de comunicação não é voltado exclusivamente para a luta racial, mas sim ampliamos os assuntos de interesse social numa outra visão alternativa, comercial e procuramos mostrar o que a mídia convencional não mostra, o povo pobre,negro e excluído como protagonista da matéria jornalistica.
Em 2002 foi criada uma Lei Municipal 2081/2002 Institui a Semana Municipal da Consciência Negra, mas a lei ficou somente no papel o PT nunca se interessou em motivar o dia 20 de Novembro em nossa cidade. Foi criada a Coordenadoria da Mulher e da Igualdade Racial no município que nada faz em prol dos negros (as) e nem do dia 20 de Novembro.
Em parceria com a Vereadora Elisabete Ritter de Vargas, conseguimos uma emenda no orçamento público municipal e produzimos um DVD da Consciência Negra com documentário que ficou nas escolas das redes pública municipal e no youtube. Também com a Vereadora fizemos duas edições do cinema negro na Cripta onde exibimos bons filmes sobre a questão racial. Esse ano muitas dificuldades fizeram que houvesse possibilidade de fazermos atividades no dia 20 de Novembro. A função não é exclusiva nossa, sim de outros negros (as) deveriam assumir esse papel e esse protagonismo da luta negra. Mas infelizmente muitos não assumem a sua negritude se negam em ser negros (as). Fica aqui a reflexão de pessoas negras (os) que ficam passivas como os negros (as) do PT local só pensam em serem tarefeiros do partido e obedecer o seu Prefeito, nada fazem e nada pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim