terça-feira, 29 de setembro de 2015

Deputado Santini no Congresso das Misericóridas

28/09/2015

Santini participa do Congresso das Misericórdias e debate sobre a criação de um centro de saúde para o idoso no RS

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, deputado Ronaldo Santini (PTB), participou entre os dias 23 e 25 de setembro, em Salvador, na Bahia, do XI Congresso Internacional das Misericórdias e 25º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha participou de palestras e debates que trataram do financiamento da saúde pública no Brasil e em outros nações. Comitivas de Portugal, Espanha e de países da América Latina estiveram presentes.
Tópicos como legislação, contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas), planejamento estratégico, orçamento, tecnologia da informação, entre outros temas de sustentabilidade hospitalar, foram abordados por renomados palestrantes. Além da aplicabilidade da Lei 13.019/14, que estabelece diretrizes para parceria pública filantrópica.
Outra questão enfocada foi o envelhecimento populacional, com aumento da expectativa de vida. "Esse dado impacta na assistência, que precisa ser ampliada para atender este aumento de demanda", observou Santini.Opainelistas, entre eles a médica sanitarista Marília Cristina Prado Louvision, que é professora doutora da USP, reforçaram a necessidade de o País preparar recursos humanos para enfrentar esta nova realidade. "O modelo de Portugal no atendimento à população idosa, apresentado aqui neste congresso, e na edição de 2014, que tivemos a oportunidade de acompanhar pessoalmente, é um ótimo exemplo a ser seguido", destacou.
A apresentação do chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador técnico do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag) revelou uma excelente informação para os gaúchos. "Ele anunciou que o Cealag projeta a instalação de um centro especializado para atender a saúde do idoso no Rio Grande do Sul. O que para nós é uma grande notícia", disse o deputado.
Palestrantes e congressistas foram unânimes em desmistificar a gestão hospitalar. "Tanto no Brasil, como em Portugal, as santas casas e hospitais filantrópicos são muito bem administradas. No entanto, precisamos aperfeiçoar a política de custeio destas entidades, com objetivo de qualificar ainda mais o atendimento à população", observou o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, Agostinho Branquinho, que representou o governo português no evento.
A realização do congresso foi da Confederação das Misericórdias Brasileiras (CMB) e da Confederação Internacional das Santas Casas, com apoio na organização da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Bahia e da Frente Parlamentar Nacional das Santas Casas. Uma comitiva gaúcha, formada por diretores da Federação das Santas Casas do RS e dirigentes hospitalares marcou presença. Autoridades políticas brasileiras e portuguesas também participaram da troca de experiências, que teve como tema: "Imagem, Gestão e Sustentabilidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil e de Portugal".

Legenda: Deputado Santini representou a Frente Parlamentar gaúcha no Congresso das Misericórdias
Créditos: Ederson da Rocha MTB 13365
--


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim