Jul 6
Porto Alegre, 06 de julho de 2015.
Abaixo-assinado por inclusão de benefícios em acordo coletivo dos jornalistas gaúchos
Participe dos abaixo-assinados propostos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e colabore com a construção de conquistas para a categoria profissional dos jornalistas gaúchos!
Clique nos links para acessar o abaixo-assinado online ou baixe o documento que se encontra na página do sindicato (acesse aqui), imprima e ajude na coleta de assinaturas em seu local de trabalho.
O Programa Empresa Cidadã (Lei 11.770/2008) é destinado à iniciativa privada e prevê a prorrogação da licença-maternidade dos atuais 120 dias para 180 dias, mediante concessão de incentivo fiscal ao empregador. A adesão à medida é facultativa e possibilita que a empresa deduza do imposto devido o total da remuneração paga no período.
Bom para as trabalhadoras e para as empresas!
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) propõe incluir a adesão ao Programa Empresa Cidadã no acordo coletivo da categoria. A entidade de classe entende que garantir maior tempo de convivência entre mãe e filho nos primeiros meses de via do bebê é positivo para ambos, pois a criança se desenvolve melhor e a profissional terá mais tranquilidade quando retornar ao trabalho.
Mesmo com a lei em vigor desde 2008, as jornalistas gaúchas ainda não usufruem deste benefício. No entanto, a patronal não quis avançar no debate sobre a inclusão deste item na pauta de negociação coletiva.
Por este motivo, criamos o presente abaixo-assinado, com o objetivo de expressar o desejo das e dos jornalistas gaúchos em ter assegurado o acesso ao benefício. Se você concorda que a licença-maternidade das jornalistas no Rio Grande do Sul deve ser de 180 dias, está convidado a assinar este documento e compartilhar com seus contatos.
Ingressos de teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo, CDs, DVDs, livros, revistas, jornais, cursos de audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura, teatro. Estes são apenas alguns exemplos dos benefícios que o trabalhador pode ter acesso através do vale-cultura, o cartão magnético oferecido pelo governo federal com carga mensal de R$ 50,00 a empregados com vínculo formal com empresas constituídas.
Para o trabalhador, uma possibilidade de investir em si mesmo, com mais acesso à cultura, lazer e qualificação para o trabalho. Para a economia, representa o aquecimento da cadeia produtiva cultural. Para o empregador, o grande ganho é a capacitação e motivação dos funcionários a baixo custo: sobre o valor concedido no vale-cultura não incidem encargos trabalhistas. Além disso, as empresas poderão abater os valores desembolsados em até 1% do Imposto de Renda devido.
Bom para o trabalhador e bom para a empresa!
Tanto que este item foi um dos mais votados, na pesquisa sobre elaboração da pauta de reivindicações, como prioridade dos jornalistas gaúchos. Por esse motivo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) convida você a participar deste abaixo-assinado, que busca conscientizar as empresas de comunicação da importância em aderir ao programa, cujo custo de implantação é baixo e os benefícios à categoria são significativos.
Compartilhe esta ideia e participe da construção de conquistas para a categoria profissional dos jornalistas gaúchos!
COMUNICAÇÃO - SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RS
Bruna Fernanda Suptitz - Registro Profissional 17.394
Rua dos Andradas, 1270, sala 133, Porto Alegre
Fone: (51) 3228.8146 | 3226.1735 | 3226.0664
E-mail: web@jornalistasrs.org
www.jornalistas-rs.org.br | facebook.com/sindicato.jornalistas
Fone: (51) 3228.8146 | 3226.1735 | 3226.0664
E-mail: web@jornalistasrs.org
www.jornalistas-rs.org.br | facebook.com/sindicato.jornalistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sim