sábado, 23 de maio de 2015

Missão de Paz Termina em 2016 no Haiti

Companheiros/as que acompanham o Haiti
 
Vejam o depoikmento dol ministro da defesa do brasil, na comissao do senador, nesta quinta fdeira 21 de maio
agora temos que transformar em compromisso, e celebrtare como vitoria da pressao popular
Saida das trocas do haiti, em outubro de 2016.
abs
sec geral do mst

 

 

Missão de paz da ONU no Haiti termina em 2016, diz ministro

ISADORA PERON - ESTADÃO CONTEÚDO
21 Maio 2015 | 21h 01

Jaques Wagner (Defesa) atribui decisão às Nações Unidas; tropas brasileiras estão no país desde 2004 

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou nesta quinta-feira, 21, que a missão de paz da ONU no Haiti deve ser encerrada até o final de 2016.
"A missão no Haiti acaba ano que vem, não por decisão nossa, porque, na medida em que nos incorporamos a um programa desse, ficamos um pouco submetidos à decisão das Nações Unidas. Neste ano, já houve uma redução. No ano que vem, a previsão é de retirada total das forças não só do Brasil, mas das Nações Unidas", disse.
O anúncio foi feito durante a participação do ministro em uma audiência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado. Segundo Wagner, o Brasil já gastou com a missão no Haiti R$ 2,3 bilhões, mas cerca de R$ 1 bilhão foi reembolsado pela ONU.
Questionado por parlamentares se valia a pena o Brasil manter uma despesa como essa, o ministro da Defesa reconheceu, no entanto, que a missão era um "ônus", mas que se tratava de uma "missão humanitária que já tem porta de saída e data prevista para acabar".

Chamada de Minustah, a missão de paz que o Brasil chefia no Haiti começou em 2004 e foi intensificada após o terremoto de 2010, que devastou o país. Na época, atuar nesse tipo de missão era estratégico para o Brasil porque o país almejava ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim