quarta-feira, 13 de maio de 2015

Gestão Pública

Caso não visualize adequadamente o boletim abaixo. Clique aqui.

Notícias do Piratini
Gestão Pública
Laboratório do Estado diagnostica meningite por biologia molecular
Mídias relacionadas
O Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), está apto a executar diagnóstico de meningite por biologia molecular. O certificado foi alcançado após a execução da última etapa exigida pelo Ministério da Saúde. A capacitação, desenvolvida entre 4 e 8 deste mês, foi ministrada pela assessora científica Maria Gisele Gonçalves, do Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP), laboratório de referência nacional. Foram capacitadas as profissionais Daniele de Castro Menezes e Loeci Natalina Timm, recebendo certificação para execução da técnica.

De acordo com o diretor do Fepps/IPB-Lacen, Fernando Kapkke, com a implantação da técnica de PCR-Meningite, a instituição está apta a oferecer à população mais um exame de qualidade e agilidade no diagnóstico desta notificação compulsória em Saúde Pública. "Cumpre registrar que ainda se observa diversos casos de meningite em que não são enviadas amostras ao Fepps/IPB-Lacen. Por isso, é importante divulgar a todos os serviços de saúde sobre este diferencial, de fundamental importância na melhoria dos indicadores de saúde", alertou.

Atualmente, o IPB-Lacen, através da Seção de Bacteriologia, processa uma média superior a mil exames por ano relacionados às meningites bacterianas, oferecendo diversas metodologias (cultura, sorologia e biologia molecular), referenciadas pelo Ministério da Saúde. O IPB-Lacen também produz e disponibiliza um kit para coleta de líquor, visando à captação de amostras para o diagnóstico laboratorial, de acordo com os parâmetros técnicos recomendados. Neste ano foram confirmados três casos de morte por meningite bacteriana tipo B, a mais severa, aumentando o alerta sobre a doença.


Texto: Janis Loureiro/Fepps
Foto: Divulgação Fepps
Edição: Léa Aragón/CCom
  <Mais notícias>
 
   
Redação - e-mail: redacao@secom.rs.gov.br - Fone: (51) 3213.0701
Enviar para um amigo | Receber por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim