sexta-feira, 10 de abril de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Pesquisa americana indica que o Rio recebeu 2 milhões de escravos africanos

Like Pesquisa americana indica que o Rio recebeu 2 milhões de escravos africanos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Pesquisa americana indica que o Rio recebeu 2 milhões de escravos africanosO número é o dobro do que era estimado: a tese é baseada em banco de dados criado pela Universidade de Emory, em Atlanta POR RENAN FRANÇA, do O Globo  Entre 1500 e 1856, a cada cinco pessoas no mundo que foram escravizadas, uma colocou os pés no Rio de Janeiro. Foi na região do […] Leia mais »

O Congresso Nacional abdicou do povo brasileiro

Like O Congresso Nacional abdicou do povo brasileiro on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O Congresso Nacional abdicou do povo brasileiroCom exceção dos poucos combatentes ferrenhos dos direitos trabalhistas do povo brasileiro – somados em pouco mais de dezenas – o Congresso Nacional abdicou de sua gente. Serve a interesses diversos e escusos que a prórpia vergonha os impede de revelar. Os senadores e deputados são cada vez mais dissimulados, vingativos e ardilosos em manobras que vão de encontro […] Leia mais »

A absurda melodia das crianças mortas

Like A absurda melodia das crianças mortas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A absurda melodia das crianças mortasUma menina igual a mil/ Que não está nem aí/ Tivesse a vida pra escolher/ E era talvez ser distraída o que ela mais queria ser. (“Uma menina”, Chico Buarque de Holanda) por Sylvia Debossan Moretzsohn, do Observatório da Imprensa A menina distraída, homenageada na canção de Chico Buarque, se chamava Estela Márcia Vieira. Tinha 13 anos […] Leia mais »

O golpe branco do parlamentarismo de fato

Like O golpe branco do parlamentarismo de fato on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O golpe branco do parlamentarismo de fatoOs presidentes da Câmara e do Senado se autoproclamaram primeiros-ministros, contra a vontade das urnas Por ROBERTO AMARAL, do Brasil 247 Antes da crise que está nos jornais, há a Crise da Política (assim com P maiúsculo para significar a grande política, a política maior, a política geral), pano de fundo de tudo o mais – […] Leia mais »

Faculdade de Medicina da USP suspende por seis meses aluno acusado de estupros

Like Faculdade de Medicina da USP suspende por seis meses aluno acusado de estupros on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Faculdade de Medicina da USP suspende por seis meses aluno acusado de estuprosDireção da instituição aplicou pena ‘em razão de infrações disciplinares’. Com isso, acusado só poderá se formar daqui a 180 dias. POR LEONARDO GUANDELINE, do O Globo  SÃO PAULO – A direção da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) suspendeu por seis meses um aluno acusado de ao menos três estupros de […] Leia mais »

Regulamentação da Lei Cultura Viva abre novos caminhos para a cultura brasileira

Like Regulamentação da Lei Cultura Viva abre novos caminhos para a cultura brasileira on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Regulamentação da Lei Cultura Viva abre novos caminhos para a cultura brasileiraHoje (8/4) é um dia histórico para os representantes dos muitos segmentos da diversidade cultural brasileira. Com a regulamentação da Lei Cultura Viva, construída com ampla participação popular, entra em vigor a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), voltada a estimular e fortalecer uma rede de gestão cultural com base nos Pontos e Pontões de […] Leia mais »

Seppir: ministra defende política de comunicação étnico-racial para fortalecimento das mídias negras

Like Seppir: ministra defende política de comunicação étnico-racial para fortalecimento das mídias negras on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Seppir: ministra defende política de comunicação étnico-racial para fortalecimento das mídias negrasReferenciar a grande imprensa e instituições desmitificando aspectos da cultura negra nos seguimentos tradicionais é uma das propostas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para a gestão que tem como lema “Brasil, Pátria Educadora”. De acordo com a ministra Nilma Lino, para que a ideia se concretize, o caminho é a […] Leia mais »

Lewandowski dá lição em Cunha: ‘sindicalistas são bem-vindos’

Like Lewandowski dá lição em Cunha: ‘sindicalistas são bem-vindos’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Lewandowski dá lição em Cunha: ‘sindicalistas são bem-vindos’Presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, recebe representantes das centrais sindicais, com tratamento inverso ao do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que impediu a entrada de sindicalistas na Câmara no início da semana. “Aqui vocês serão sempre bem-vindos. Vamos sempre garantir a presença de vocês em nosso plenário”, disse nesta quinta (9) Lewandowski, aos presidentes […] Leia mais »

Homicídios são principal causa da morte de jovens negros no Brasil, diz pesquisa

Like Homicídios são principal causa da morte de jovens negros no Brasil, diz pesquisa on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Homicídios são principal causa da morte de jovens negros no Brasil, diz pesquisaEm audiência pública realizada hoje (9) na Câmara dos Deputados, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz mostrou que das 56.337 pessoas vítimas de homicídio no país em 2012, 30.072 eram jovens de 15 a 29 anos; desse total, 77% eram negros Por Maíra Streit  Do Revista Fórum  O coordenador do estudo Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz, […] Leia mais »

Cia. Os Crespos faz nova temporada do espetáculo Cartas à Madame Satã

Like Cia. Os Crespos faz nova temporada do espetáculo Cartas à Madame Satã on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Cia. Os Crespos faz nova temporada do espetáculo Cartas à Madame SatãAté o dia 16 de abril, o Teatro Casa Livre recebe a Cia. Os Cresposcom o espetáculo Cartas à Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas. Dirigido por Lucelia Sergio, o ator Sidney Santiago Kuanza encena o texto de José Fernando de Azevedo sobre o personagem emblemático da vida noturna e marginal carioca na primeira […] Leia mais »

“Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso”, Mario Sergio Cortella

Like “Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso”, Mario Sergio Cortella on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso”, Mario Sergio CortellaViolência urbana, desconfiança no outro, terrorismo. As ameaças do cotidiano que minam nossas forças são o tema desta conversa com o filósofo Mario Sergio Cortella. E ele sugere como agir diante das aflições sem perder a alegria de viver. por Patrícia Zaidan do MdeMulher O filósofo e doutor em educação Mario Sergio Cortella, 61 anos, começa a entrevista […] Leia mais »

UFRB oferece vagas para indígenas aldeados e remanescentes de comunidades quilombolas

Like UFRB oferece vagas para indígenas aldeados e remanescentes de comunidades quilombolas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
UFRB oferece vagas para indígenas aldeados e remanescentes de comunidades quilombolasA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Edital Nº 08/2015, referente ao processo seletivo especial para preenchimento de vagas, nos cursos de graduação da instituição, para estudantes indígenas aldeados ou remanescente de comunidades quilombolas. São oferecidas 56 vagas em 27 cursos, para ingresso no […] Leia mais »

Terceirizado ‘trabalha 3 horas a mais, ganha 25% a menos e fica 3,1 anos a menos no emprego’

Like Terceirizado ‘trabalha 3 horas a mais, ganha 25% a menos e fica 3,1 anos a menos no emprego’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Terceirizado ‘trabalha 3 horas a mais, ganha 25% a menos e fica 3,1 anos a menos no emprego’Os riscos e a precarização do trabalho (…) são corroborados por um estudo da CUT em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), publicado em 2014. De acordo com o levantamento, o trabalhador terceirizado trabalha três horas a mais, em média, além de receber 25% a menos pelo mesmo serviço. No […] Leia mais »

Jovens monitores discutem racismo e genocídio da juventude negra

Like Jovens monitores discutem racismo e genocídio da juventude negra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jovens monitores discutem racismo e genocídio da juventude negraA Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, determina como crime a “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. No entanto, o racismo e outras formas de discriminação ainda existem. Por Polis Para abordar e discutir o assunto, participou da formação teórica do Programa Jovem Monitor (PJMC) no Instituto […] Leia mais »

Tati Quebra Barraco estreia reality com cinco funkeiras

Like Tati Quebra Barraco estreia reality com cinco funkeiras on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Tati Quebra Barraco estreia reality com cinco funkeiras‘Lucky Ladies’, que será exibido em maio no canal pago Fox Life Brasil, reúne cinco funkeiras em cobertura de luxo no Rio sob o comando de Quebra Barraco Do Terra  Se uma funkeira já é muito glamour, purpurina e rebolado, imagina um programa que vai reunir cinco delas em uma mesma casa? Pois este é o […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim