segunda-feira, 9 de março de 2015

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

A todas as mulheres

Like A todas as mulheres on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A todas as mulheresNeste domingo (8) comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Obtivemos avanços incríveis, isto é inquestionável. Avançamos em muitos aspectos, mas ainda há muito a conquistar. Por Mônica Francisco  Do Jornal do Brasil Em um mundo onde o patriarcado ainda mostra a sua força, tendo em alguns lugares a religião como mais uma de suas armas, temos visto […] Leia mais »

Mulher, negra e de cabelo crespo sim

Like Mulher, negra e de cabelo crespo sim on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Mulher, negra e de cabelo crespo simPara contestar padrões de beleza, o projeto “Tecendo e Trançando Arte”,  realizado pelo coletivo Manifesto Crespo, promove oficinas que ensinam a técnica do turbante e do trançado dos cabelos; última vivência ocorreu em aldeia indígena de SP Por Anna Beatriz Anjos  Do Portal Fórum  Projeto “Tecendo e Trançando Arte” existe há quatro anos e já atingiu mais […] Leia mais »

Kiusam Oliveira fala sobre o livro “O mar que banha a Ilha de Goré”

Like Kiusam Oliveira fala sobre o livro “O mar que banha a Ilha de Goré” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Kiusam Oliveira fala sobre o livro “O mar que banha a Ilha de Goré”Obra teve inspiração durante a participação do Festival Mundial de Artes Negras, em Dakar, no Senegal Por Davi Brandão  Do  Dci SÃO PAULO – Artista multimídia, escritora, educadora. Nascida em Santo André, região metropolitana de São Paulo, Kiusam Regina de Oliveira ganha os holofotes com o lançamento do livro “O mar que banha a Ilha de […] Leia mais »

Obama em Selma: ‘marcha contra racismo não terminou’

Like Obama em Selma: ‘marcha contra racismo não terminou’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Obama em Selma: ‘marcha contra racismo não terminou’O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou neste sábado, na cidade de Selma, a coragem dos que há 50 anos lutaram para obter o direito de voto para todos, assinalando que a marcha contra o racismo “ainda não terminou”. Do Swissinfo “É um erro sugerir que o racismo desapareceu, que o trabalho realizado pelos […]Leia mais »

Jovens Mulheres Líderes – A mulher na mídia

Like Jovens Mulheres Líderes – A mulher na mídia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jovens Mulheres Líderes – A mulher na mídiaComo a mulher é representada na televisão? Como os estereótipos prejudicam a diversidade da mulher brasileira? Neste episódio da série Jovens Mulheres Líderes, as participantes do projeto opinam sobre o papel da mulher na mídia. O projeto Jovens Mulheres Líderes é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ONU Mulheres e Secretaria […] Leia mais »

Oscar 2015 e o filme Selma: uma agenda de combate ao racismo e sexismo

Like Oscar 2015 e o filme Selma: uma agenda de combate ao racismo e sexismo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Oscar 2015 e o filme Selma: uma agenda de combate ao racismo e sexismoO dia 8 de março é um marcador importante para reatualizarmos o debate sobre o lugar e o papel da mulher negra no Brasil e no mundo. Da janela em que vemos o mundo, discutimos a polêmica do Oscar em relação ao filme Selma e ao discurso da atriz Patricia Arquette para enfatizar a necessidade […] Leia mais »

Homenagens tão lindas quanto um tapa na cara

Like Homenagens tão lindas quanto um tapa na cara on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Homenagens tão lindas quanto um tapa na caraConfesso que treinei meu cachorro para reagir a cantadas de rua. Fiz depois que meu filho começou a ficar com medo de homens que, mesmo quando estou com ele, não conseguem reprimir as frases de baixo calão e os barulhos sexuais direcionados a mim ou começam a seguir a gente. Confesso também que chorei de […] Leia mais »

Dos fatos incomentáveis à lista de Janot

Like Dos fatos incomentáveis à lista de Janot on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Dos fatos incomentáveis à lista de JanotNão precisa ser analista político para perceber que político – e ponderado nas decisões tomadas – foi o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Estava em suas mãos uma bomba relógio que poderia desarticular o cenário político estabelecido pelo próprio judiciário e pela imprensa brasileira. Sobre este cenário, não preciso reafirmar minha posição; os fatos […]Leia mais »

Machismo no Judiciário pode limitar impacto de lei do feminicídio

Like Machismo no Judiciário pode limitar impacto de lei do feminicídio on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Machismo no Judiciário pode limitar impacto de lei do feminicídio“A mulher moderna ─ dita independente, que nem de pai para seus filhos precisa mais, a não ser dos espermatozoides ─ assim só o é porque se frustrou como mulher. Tanto isto é verdade ─ respeitosamente ─ que aquela que encontrar o homem de sua vida, aquele que a satisfaça como ser e principalmente como […] Leia mais »

Dia Internacional da Mulher: Não há raiva que cale nossa voz

Like Dia Internacional da Mulher: Não há raiva que cale nossa voz on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Dia Internacional da Mulher: Não há raiva que cale nossa vozEmbora transformado em data comemorativa para vender coisas, o Dia da Mulher é data de protesto. Se há algo para celebrar nesse dia, é a nossa voz – por Aline Valek no Escritório Feminista por Aline Valek  Do Carta Capital Poucas coisas geram tanta raiva quanto uma mulher com voz. Eu já sabia disso antes […]Leia mais »

Homenagem ás quituteiras da feira das Yabás

Like Homenagem ás quituteiras da feira das Yabás on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Homenagem ás quituteiras da feira das YabásAs quituteiras de Oswaldo Cruz, Zona Norte, montam todo segundo domingo de cada mês a Feira das Yabás, mantendo uma tradição de mais de cem anos. Elas vendem vários pratos para acompanhar as tradicionais rodas de samba. As yabás, nome que designa orixá feminino e refere-se a Yemanjá e Oxum, foram homenageadas ontem (5), pela Secretaria Especial […] Leia mais »

Dia Internacional da Mulher: a luta continua

Like Dia Internacional da Mulher: a luta continua on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Dia Internacional da Mulher: a luta continuaNo dia 8 de março de 1857, em uma fábrica de tecidos de Nova York, operárias decidiram fazer greve para reivindicar melhores condições de trabalho, pois cumpriam jornada de 16 horas diárias. Elas também pediam equiparação salarial com os homens, que chegavam a ganhar três vezes mais exercendo a mesma função. A greve, porém, não foi bem sucedida. […] Leia mais »

Nem morena, nem mulata

Like Nem morena, nem mulata on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Nem morena, nem mulataSegundo o IBGE, no Brasil, 7,6% da população se considera de cor preta e 43,1% se considera de cor parda. Entre eufemismos como “moreno”, “mulato” e “cor de jambo”, como delimitar quem é, de fato, negro, mesmo que tenha a pele mais clara? Por Jarid Arraes  Do Portal Fórum A cultura brasileira tem uma forma […] Leia mais »

Tereza Cárdenas, escritora: ‘No princípio, o universo era todo branco’

Like Tereza Cárdenas, escritora: ‘No princípio, o universo era todo branco’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Tereza Cárdenas, escritora: ‘No princípio, o universo era todo branco’Vencedora do Casa de las Américas por ‘Cartas para minha mãe’, festejada autora cubana esteve pela primeira vez no Rio para encontrar estudantes Por Arnaldo Bloch Do O Globo Conte algo que não sei. No princípio, o universo era todo branco. Até o dia em que que alguém o puxou por uma ponta e o […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim