quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Cliente de 70 anos é preso em flagrante por racismo em agência bancária do Rio

Like Cliente de 70 anos é preso em flagrante por racismo em agência bancária do Rio on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Cliente de 70 anos é preso em flagrante por racismo em agência bancária do RioA cena foi presenciada pelos clientes do Banco do Brasil do Catete, na última semana. Irritado com a demora no atendimento (havia uma pessoa à sua frente, na fila dos prioritários), um homem de cerca de 70 anos dirigiu-se à única caixa mulher — e negra — e, aos berros, disse que ela não deveria […] Leia mais »

Quilombolas denunciam atos de racismo pela Igreja e prefeitura

Like Quilombolas denunciam atos de racismo pela Igreja e prefeitura on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Quilombolas denunciam atos de racismo pela Igreja e prefeituraIntegrantes da comunidade quilombola Mumbaça procuraram a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) para denunciar que estão sendo vítimas de racismo por parte de integrantes da Prefeitura e da paróquia da cidade de Traipu, Sertão alagoano. Os líderes da comunidade relatam que caso, ao se declararem quilombolas, deixaram de ter acesso […] Leia mais »

Esquerda que não é anti-racista cava sua própria cova

Like Esquerda que não é anti-racista cava sua própria cova on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Esquerda que não é anti-racista cava sua própria covaUma das características mais fortes desta direita que cresce cada vez mais é o racismo. Isto não é a toa. A sociedade capitalista brasileira foi construída no tripé cidadania restrita/concentração de riqueza/violência como prática política. O racismo é o mecanismo que define que é cidadão e quem não é quem tem a renda e quem […] Leia mais »

GO: Sintego prestigia lançamento de plano contra o racismo

Like GO: Sintego prestigia lançamento de plano contra o racismo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
GO: Sintego prestigia lançamento de plano contra o racismoA vice-presidenta do Sintego, Iêda Leal, representou o sindicato no lançamento do plano de trabalho para capacitação de servidores e gestores da prefeitura de Goiânia. O plano será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e objetiva o enfrentamento ao racismo institucional no âmbito da administração. Iêda, que também é […] Leia mais »

A adorável amizade de uma garotinha e sua porca de estimação

Like A adorável amizade de uma garotinha e sua porca de estimação on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A adorável amizade de uma garotinha e sua porca de estimaçãoNão é muito convencional ter um porquinho de estimação, mas a pequena Libby, de dois anos de idade, divide bons momentos com sua amiga suína de 3 meses de vida, a Pearl. A mãe da menina não poderia deixar de registrar o dia a dia da dupla, cheio de afeto e diversão. No Hypeness Fotógrafa e […] Leia mais »

Empregadores domésticos rejeitam morador de favela

Like Empregadores domésticos rejeitam morador de favela on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Empregadores domésticos rejeitam morador de favelaA doméstica Versiani Azevedo afirma que uma boa referência vale muito na hora de conseguir trabalho – Foto:   Carlo Wrede / Agência O Dia Pesquisa revela que 47% dos brasileiros não contratariam quem vive em comunidade por Luisa Brasil no O Dia Uma pesquisa do Instituto Data Popular colocou em números o preconceito existente contra os moradores das […] Leia mais »

Ser a favor da legalização não significa ser a favor do aborto!

Like Ser a favor da legalização não significa ser a favor do aborto! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ser a favor da legalização não significa ser a favor do aborto!Após o comentário do digníssimo presidente da Câmara dos Deputados sobre sua posição em relação ao aborto, estávamos comentando em uma roda o tema mais uma vez. Como defensora que sou da legalização do aborto fui questionada por uma colega sobre “como eu poderia ser a favor de matar uma criança quando eu estava lutando […] Leia mais »

O internacional

Like O internacional on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O internacionalPassados os 50 anos do golpe militar a coluna 1964+50 segue firme em 2015, mas agora com novo título: VIVOS. Afinal, mortos e desaparecidos estão vivos na nossa memória e na nossa história. David Capistrano da Costa Nascimento: 16 de novembro de 1913 Cidade natal: Boa Viagem, CE Desaparecimento: março de 1974 por Fernanda Pompeu, […] Leia mais »

Itabuna é campeã em violência contra a mulher no interior da Bahia

Like Itabuna é campeã em violência contra a mulher no interior da Bahia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Itabuna é campeã em violência contra a mulher no interior da BahiaItabuna está entre os municípios baianos que mais registraram casos de violência doméstica e sexual neste início de ano. Entre primeiro de janeiro e o 2 de fevereiro foram 22 notificações. por Afonso Mendes no Notícias de Piauí O município do sul da Bahia só registrou menos casos de violência doméstica e sexual que Salvador, que […] Leia mais »

Carta aberta ao Governador Rui Costa e a Sociedade Baiana: 13 – “AZAR PARA OS NEGROS BAIANOS, GOVERNADOR?”

Like Carta aberta ao Governador Rui Costa e a Sociedade Baiana: 13 – “AZAR PARA OS NEGROS BAIANOS, GOVERNADOR?” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Carta aberta ao Governador Rui Costa e a Sociedade Baiana: 13 – “AZAR PARA OS NEGROS BAIANOS, GOVERNADOR?”Carta aberta ao Governador Rui Costa e a Sociedade Baiana No Instituto Odara  Salvador, 11 de fevereiro de 2015 13 – “AZAR PARA OS NEGROS BAIANOS, GOVERNADOR?” “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar…” (Adoniram Barbosa, 1964) Para a numerologia, o 13 simboliza coragem, iniciativa e disposição para correr riscos. Representa a autoconfiança e o […] Leia mais »

O que é ser menina no Brasil? – Desigualdade de gênero desde a infância

Like O que é ser menina no Brasil? – Desigualdade de gênero desde a infância on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O que é ser menina no Brasil? – Desigualdade de gênero desde a infânciaDesde que a entrada da mulher no mercado de trabalho se consolidou, nos acostumamos a ouvir a expressão “jornada dupla”. Ela serve para explicar que a mulher trabalha fora de casa e quando volta ainda tem que realizar todas as tarefas de casa, diferentemente dos homens que, em geral, assumem bem menos atividades no lar. O que revela uma pesquisa inédita […] Leia mais »

“Veneza Paulista” privatiza rio e oferece alívio caro à crise hídrica

Like “Veneza Paulista” privatiza rio e oferece alívio caro à crise hídrica on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Veneza Paulista” privatiza rio e oferece alívio caro à crise hídricaEnquanto a capital paulista enfrenta rodízio e falta d’água, condomínio no interior desvia curso de rio para criar clima veneziano. Moradores passeiam entre as casas de pedalinho Por Laura Capriglione  Do  Ponte Você anda chateado com a perspectiva de viver o tal do rodízio de cinco dias a seco para apenas dois com água? Anda procurando, […] Leia mais »

‘The Walking Dead': série é acusada de racismo na internet

Like ‘The Walking Dead': série é acusada de racismo na internet on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
‘The Walking Dead': série é acusada de racismo na internetA série de fantasia “The Walking Dead”, que retornou no domingo passado com a segunda metade da quinta temporada, já foi elogiada pela diversidade de seus personagens. O grupo mais recente de sobreviventes conta com quinze pessoas, dos quais oito são brancos, sendo um deles uma criança. Porém, o último episódio da trama de zumbis […] Leia mais »

O ódio que cresceu 550% na América Latina

Like O ódio que cresceu 550% na América Latina on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O ódio que cresceu 550% na América LatinaO ódio é proporcional ao feito de redução das desigualdades, mas também aos problemas da relação entre o Estado e o capitalismo nesses países Por Antonio Lassance (*), na Carta Maior Do sucesso aos riscos de derrota dos governos de esquerda O que há de comum entre Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador? Entre as […] Leia mais »

Massacre da juventude

Like Massacre da juventude on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Massacre da juventude“A carne mais barata do mercado é a carne negra”: contra o extermínio da juventude negra e a a favor do Estado Democrático de Direitos. Por Carla Liane Do Vermelho “Se não formos capazes de traçar caminhos alternativos priorizando a participação social, garantia de direitos, efetividade de nossas leis, reconhecendo e respeitando as diferenças, então nos […] Leia mais »

9 em 10 alunos chegam a ensino médio sem saber o que deveriam, diz estudo

Like 9 em 10 alunos chegam a ensino médio sem saber o que deveriam, diz estudo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
9 em 10 alunos chegam a ensino médio sem saber o que deveriam, diz estudoAs escolas públicas brasileiras não têm conseguido fazer com que seus alunos absorvam o conhecimento adequado às séries que estão cursando, aponta um levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), com base no desempenho dos alunos no 5º e 9º anos do ensino fundamental. Por Paula Adamo Idoeta Do BBC O estudo viu […] Leia mais »

O assombroso silêncio no Brasil em torno do escândalo HSBC

Like O assombroso silêncio no Brasil em torno do escândalo HSBC on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O assombroso silêncio no Brasil em torno do escândalo HSBCSimplesmente inaceitável o silêncio no Brasil em torno do vazamento das contas secretas do HSBC na Suíça. Por Paulo Nogueira no DCM Passo pelos sites das grandes empresas jornalísticas e a cobertura ou é nula ou é miserável. Os números justificariam barulho. Muito barulho. No caso brasileiro, são 8 667 contas num total de 7 bilhões […] Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim