quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Sou neguinha e daí

Like Sou neguinha e daí on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Sou neguinha e daíNeguinha, sempre quando a minha irmã mais velha, que se considera branca, se dirigia a mim quando éramos crianças, era desta forma que ela me chamava – “vem cá sua neguinha”. Ofensa, hostilizada, era desta forma que ela costumava brigar comigo. Para mim, a mais preta da minha casa, soava como ofensivo, me sentia muito […] Leia mais »

Com histórico de agressões, mulher mata ex com nove tiros em SC

Like Com histórico de agressões, mulher mata ex com nove tiros em SC on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Com histórico de agressões, mulher mata ex com nove tiros em SCO comerciante Renato Patrick Machado de Menezes, 35, morreu nesta sexta-feira (5) no Hospital Universitário de Florianópolis (SC), em consequência dos nove tiros que levou da ex-namorada Ana Roberta, 29, em 16 de novembro, na casa dela, na praia dos Ingleses. Ela alegou legítima defesa, mas foi presa em flagrante. Por Renan Antunes de Oliveira  Do […] Leia mais »

Plenária aberta inicia mobilização da capital paulista para a Marcha das Mulheres Negras 2015

Like Plenária aberta inicia mobilização da capital paulista para a Marcha das Mulheres Negras 2015 on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Plenária aberta inicia mobilização da capital paulista para a Marcha das Mulheres Negras 2015África liberta em tuas trincheiras! Quantas anônimas guerreiras brasileiras!”, diz a música que faz trilha sonora ao vídeo de convocação para a Marcha. O processo de planejamento para a Marcha Nacional das Mulheres Negras 2015, programada para o dia 18 de novembro, em Brasília, já começou em São Paulo! Neste sábado, 17 de janeiro, acontece uma plenária aberta […] Leia mais »

Britânica revela que foi abusada pelo marido por dois anos

Like Britânica revela que foi abusada pelo marido por dois anos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Britânica revela que foi abusada pelo marido por dois anosCharlie Tetley estuprava a esposa enquanto ela dormia e guardava vídeos dos abusos em seu laptop Do Terra Uma britânica de 26 anos, vítima de abusos sexuais cometidos pelo marido ao longo de dois anos, resolveu quebrar o silêncio e contar a sua história. As informações são do Daily Mail. Sarah Tetley, de Melton Mowbray, situado no condado inglês […] Leia mais »

Vem aí o II Seminário Estadual do Coletivo Enegrecer

Like Vem aí o II Seminário Estadual do Coletivo Enegrecer on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Vem aí o II Seminário Estadual do Coletivo EnegrecerDurante os dias 16, 17 e 18 de janeiro, em Macaé, o Coletivo Nacional da Juventude Negra – Enegrecer promoverá o seu II Seminário no Estado do Rio de Janeiro – “Juventude Negra e o Rio de Janeiro: Desafios para o próximo período”. Por Walmyr Júnior  Do Jornal do Brasil  O Coletivo Enegrecer se reúne para […] Leia mais »

Confrontos da mídia no caso Mírian França

Like Confrontos da mídia no caso Mírian França on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Confrontos da mídia no caso Mírian FrançaO caso Mírian França é exemplar porque nele se reúnem algumas das formas de violência material e simbólica que costumam reger o tratamento dos negros e dos pobres pela justiça brasileira. Por outro lado, é exemplar também pela cobertura que recebeu da imprensa num primeiro momento e pelo modo como, em seguida, sofreu uma virada […] Leia mais »

Oscar 2015: a festa do homem branco

Like Oscar 2015: a festa do homem branco on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Oscar 2015: a festa do homem brancoNum ano em que a cerimônia tenta recuperar relevância, a não indica mulheres ou negros para melhores do ano e esnoba longa sobre Martin Luther King por Clarice Cardoso Do Carta Capital Não há nenhum acordo ou lei internacional que dite que premiações como o Oscar tenham de prezar por princípios de igualdade de gênero […] Leia mais »

Selma é considerado esnobado no Oscar; veja repercussão

Like Selma é considerado esnobado no Oscar; veja repercussão on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Selma é considerado esnobado no Oscar; veja repercussão(Selma,O longa é um drama sobre a campanha de Martin Luther King em 1965, que deu força ao movimento dos direitos civis dos negros nos Eua Do O Tempo  O filme “Selma”, grande favorito dos críticos na corrida do Oscar, recebeu só duas indicações, nas categorias de melhor filme e melhor canção original (“Glory”). O […] Leia mais »

Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre

Like Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastreSete líderes participaram em viagem educacional sobre o assunto em navio que partiu de Maputo, em Moçambique; o treinamento foi oferecido em cooperação com o escritório regional da ONU para a Redução do Risco de Desastres. Por Laura Gelbert  Do unmultimedia Jovens africanos estão tomando medidas para tornar suas comunidades melhor informadas e preparadas para exposição aos […]Leia mais »

100 anos de história e beleza dos cabelos crespos em apenas 60 segundos

Like 100 anos de história e beleza dos cabelos crespos  em apenas 60 segundos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
100 anos de história e beleza dos cabelos crespos  em apenas 60 segundosCabelos crespos É uma tarefa ambiciosa para recriar um século de tendências de beleza em apenas 60 segundos. Mas o site Cut, que nos deu no mês passado os virais “100 Anos de Beleza em 1 Minuto” em vídeo. no Elle Na segunda parte da série, modelo Marshay tenta sobre mais 10 tendências de 1910 a […] Leia mais »

Telma Alvarenga: Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam longa filmado na Bahia

Like Telma Alvarenga: Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam longa filmado na Bahia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Telma Alvarenga: Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam longa filmado na BahiaO casal Lázaro Ramos e Taís Araújo vai estrelar um longa, dirigido por Antônio Pitanga, que será filmado na Bahia. O elenco também conta com Patricia Pillar, Seu Jorge e João Miguel, além de Camila e Rocco Pitanga, filhos do diretor. A história, fictícia, tem como pano de fundo um acontecimento real: a Revolta dos […] Leia mais »

A Lei Maria da Penha e os direitos humanos da mulher no contexto internacional

Like A Lei Maria da Penha e os direitos humanos da mulher no contexto internacional on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A Lei Maria da Penha e os direitos humanos da mulher no contexto internacionalO artigo consiste em um estudo sobre a internacionalização dos direitos humanos, tendo como foco os direitos humanos da mulher brasileira com a concretização da Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006, denominada Lei Maria da Penha por Jaime Luiz Rodrigues da Silva no Jus Navigandi O presente artigo aborda a internacionalização dos direitos humanos, […] Leia mais »

“Brasil S/A consegue desconstruir a nossa cordialidade”, diz filósofo

Like “Brasil S/A consegue desconstruir a nossa cordialidade”, diz filósofo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Brasil S/A consegue desconstruir a nossa cordialidade”, diz filósofoÉrico Andrade analisa filme do pernambucano Marcelo Pedroso, que foi selecionado para o Festival de Berlim Por Érico Andrade Do Diario de Pernambuco Hiperbólico. Música estrondosa, clássica. Máquinas desejantes (referência a Guattari e Deleuze) e eretas. Potência que não está no dito. O trânsito de máquinas e de pessoas é o que compõe os diálogos […]Leia mais »

Maurício Wilson Camilo da Silva, pesquisador: ‘O Rio de Janeiro rejeita os africanos’

Like Maurício Wilson Camilo da Silva, pesquisador: ‘O Rio de Janeiro rejeita os africanos’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Maurício Wilson Camilo da Silva, pesquisador: ‘O Rio de Janeiro rejeita os africanos’Há oito anos no Rio para estudos, guineense dá curso sobre História dos grandes reinos da África no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ Por Thiago Jansen  Do O G obo Conte algo que não sei. Infelizmente, a maioria dos brasileiros só conhece a imagem da África pobre e de guerra. E, se […] Leia mais »

Livro de Judith Butler revisita Antígona

Like Livro de Judith Butler revisita Antígona on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Livro de Judith Butler revisita AntígonaEm ‘O clamor de Antígona — Parentesco entre a vida e a morte’, filósofa americana toma personagem como alegoria para a crise do parentesco Por Carla Rodrigues Do O Globo Achegada, ao mercado brasileiro, de “O clamor de Antígona — Parentesco entre a vida e a morte”, de Judith Butler, é uma ótima notícia e, […] Leia mais »

Janeiro de despedidas

Like Janeiro de despedidas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Janeiro de despedidasA lista de pesares deste janeiro não para de crescer.  Na mesma semana em que morreu Dodô, porta-bandeira do primeiro campeonato da Portela, partiram também  Waldir Onofre  e Elza Maria de Souza Santos, a Tia Elza, também referências da cultura negra brasileira. Por Flávia Oliveira Do O Globo Onofre (foto 1) o, ator e cineasta, […] Leia mais »

Exposição que homenageia escritores moçambicanos chega a Portugal

Like Exposição que homenageia escritores moçambicanos chega a Portugal on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Exposição que homenageia escritores moçambicanos chega a PortugalNa mostra “Configurações (im)prováveis”, os fotógrafos Filipe Branquinho e Mauro Pinto fazem a sua leitura da vida e obra dos escritores Ungulani Ba Ka Khosa e Paulina Chiziane. A exposição é inaugurada quinta-feira em Coimbra, onde pode ser visitada até 6 de março. No África 21Digital Coimbra – O Colégio das Artes, na Universidade de […]Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim